domingo, 27 de janeiro de 2013

A beleza da liturgia deste domingo

As leituras da liturgia deste 3º Domingo do Tempo Comum nos fazem refletir sobre três fatores importantes de nossa religião:

1. A comoção provocada pela Palavra de Deus

2. O entendimento de sermos membros do corpo de Cristo

3. A revelação da boa nova: Jesus é o Messias


Na primeira leitura (Neemias 8,2-6.8-10) vemos que o povo de Deus se reuniu na praça e do amanhecer ao meio-dia ouviu a Palavra de Deus, lida por Esdras, sacerdote e escriba. (3 Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. ... 9 Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão:" Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas". Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei.)
Durante a leitura o povo chorava comovido por sentir a Palavra de Deus penetrando suas almas e convertendo-os à vontade do Pai. Pergunta: Você alguma vez já chorou comovido pela Palavra de Deus? Já conseguiu sentir o seu poder de converrsão e transformação em sua vida?


No Salmo (188/189) proclamamos e reconhecemos: Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

Na segunda leitura  (1 Coríntios 12,12-30) São Paulo nos exorta a compreender nosso lugar como membros do Corpo de Cristo e da importância que todos os cristãos tem na comunidade. A citação:  (26 Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele. 27 Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.) nos leva a compreender grande parte de nossa missão como Cristãos: assim como cuidamos de cada membro de nosso corpo para ter uma saúde perfeita, da mesma forma deveríamos cuidar também de cada um de nossos irmãos na comunidade. Não padecer com o sofrimento de qualquer um dos membros da comunidade significa que não fazer parte desta comunidade e de não ser membro deste corpo... 

No Evangelho (Lucas 1,1-4;4;14-21) vemos a revelação de Jesus como Messias ao ler a passagem do livro de Isaías: (18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor". 20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir".). Como Cristãos, membros do Corpo de Cristo que é a nossa Igreja, precisamos praticar a Palavra de Deus em nossas vidas em todos os momentos e deixarmos ser convertidos por ela e através dela e de nosso exemplo de vida converter aqueles que ainda não conheceram à Jesus.

Fiquem na Paz de Jesus e que Deus os abençoe!

Dermeval Neves

Coloque em FAVORITOS e estude diariamente o Evangelho do Dia no NPDBRASIL: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Um comentário:

Unknown disse...

bom dia meu amigo Demerval,este domingo foi realmente um evangelho muito bonito, que JESUS te abençoe e te de muita saude e paz aluisio