segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lendo a Bíblia e o Ano Litúrgico

Caríssimos Irmãos e Irmãs em Cristo, Nosso Senhor.

Que a Paz de Jesus e a Ternura de Maria estejam sempre com todos nós!

Caríssimos, para entender completamente a mensagem que desejo transmitir aqui, por favor, leiam o texto até o final. Estou certo de que vão gostar de saber como em pouco tempo poderão ler a Bíblia inteira e praticá-la em suas vidas.

Eu, assim como muitos de nós, cristãos católicos, temos vontade de ler a Bíblia inteira para conhecer toda a beleza que ela contém e poder praticar os ensinamentos sagrados em nossas vidas, porque CONHECER E PRATICAR O QUE ESTÁ NA BÍBLIA SAGRADA COM JESUS É O VERDADEIRO CAMINHO DA FELICIDADE!

Entretanto a gente faz essa leitura sem muita organização e sempre esbarramos na questão de ter tempo para ler, com desculpas de que o livro é muito grande e é cansativo e uma infinidade de motivos que nos levam a adiar indefinidamente a leitura completa das palavras de Espírito e Vida que Deus nos deu de presente... Tem muita gente que vive 70 ou 80 anos sem nunca ter lido a Bíblia completamente...

Realmente é preciso muito esforço e dedicação para ler a Bíblia inteira, principalmente porque não fomos treinados ou ensinados a fazer isso, muito ao contrário de nossos irmãos de algumas religiões que aprendem desde a tenra infância a buscar conhecimento de vida nos livros sagrados, e, muitos deles transformam em sua razão de viver o praticar a Palavra de Deus em suas vidas e, cada um à sua maneira, conseguem atingir certo nível de paz e tranquilidade para ser feliz.

Conhecendo essa fraqueza humana, desde o princípio da estruturação da Igreja Católica Apostólica Romana um plano e programa de ação foi estabelecido para que todos os católicos possam conhecer e aplicar a Sagrada Palavra de Deus  em suas vidas, ou seja, estabelecer e organizar as leituras diárias da Bíblia durante as missas rezadas diariamente em todo o mundo, dividindo os anos litúrgicos em Ano A, Ano B e Ano C.

Nas missas em dias comuns da semana, a Liturgia da Palavra é composta por:
  1. Um trecho de um dos livros do Velho Testamento ou das Epístolas do Novo Testamento
  2. O Salmo Responsorial composto por partes do Livro dos Salmos
  3. Proclamação do Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas ou João (ver mais abaixo)

Aos domingos e festas religiosas, a Liturgia da Palavra recebe uma leitura a mais, sendo:

  1. Um trecho de um dos livros do Velho Testamento
  2. Um trecho das Epístolas do Novo Testamento
  3. O Salmo Responsorial composto por partes do Livro dos Salmos
  4. Proclamação do Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas ou João (ver mais abaixo)


A proclamação do Evangelho a cada ano prioriza e se baseia no legado de um dos evangelistas, intercalando algumas leituras dos demais, como segue:
  • ANO A: Evangelho de Mateus
  • ANO B: Evangelho de Marcos
  • ANO C: Evangelho de Lucas
O Evangelho de João é sempre proclamado em algumas Festividades e nos períodos chave dos Ciclos do Ano Litúrgico: Tempo da Quaresma, Tempo de Páscoa e Ciclo do Natal.


CONCLUSÃO IMPORTANTE: Dessa maneira, todo cristão católico que for diariamente à missa, ou que pelo menos leia a leituras previstas na Liturgia Diária, em um período de três anos, terá ouvido e aprendido a Bíblia inteira, dedicando apenas uma pequena parcela de sua vida diária ao estudo da Palavra de Deus.

Eu sei que é muito difícil para nós, principalmente quem vive em cidades grandes, adotar e praticar a Eucaristia Diária, mas todos nós podemos ler a Palavra de Deus na liturgia diária, disponível em muitos sites na internet.

Eu faço questão de manter sempre atualizada página do Evangelho do Dia no site NPDBRASIL, no link abaixo, o qual sugiro você colocar em seus Favoritos e ler diariamente, pois serão apenas 10 a 15 minutos do seu dia para aprender e praticar a Palavra de Deus.

Por experiência pessoal, posso garantir que vale a pena fazer isto. Pense nisso e faça isto!

Para acessar a página do Evangelho do Dia no NPDBRASIL, clique no link abaixo ou copie e cole na barra de seu navegador:


Para conhecer melhor como se compõe o Ano Litúrgico acesse a página abaixo:


Que Deus os abençoe, ilumine e guarde!

Dermeval Neves

Nenhum comentário: