sábado, 9 de fevereiro de 2013

CONCÍLIO VATICANO II - Parte 3


A CONSTITUIÇÃO SOBRE A LITURGIA
(Sacrosanctum Concilium)
RENOVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA LITURGIA


No dia 04 de dezembro de 1963 foi aprovado e publicado o primeiro documento do Concílio Vaticano II. Trata-se da constituição Sacrosanctum Concilium, sobre a sagrada liturgia, que estabelece os princípios teológico-pastorais fundamentais para desencadear uma profunda reforma urgente e necessária, da liturgia e da própria Igreja.

A renovação da liturgia era uma exigência unânime, fruto das transformações trazidas pelo movimento litúrgico iniciado no final do século XIX. A promulgação desse documento foi um marco na vida da Igreja, fundamental para a promoção e o desenvolvimento da liturgia. Devolveu-se a ela a verdadeira importância e centralidade na vida cristã, pois é a mais perfeita expressão do mistério de Cristo e da nossa união com Deus.

"A liturgia contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja, que é simultanemente humana e divina, empenhada na ação e dada à contemplação" (SC, n.2).

Sendo dividida em sete partes, nas próximas edições faremos a apresentação de cada.

Dermeval Neves - http://www.npdbrasil.net.br

Nenhum comentário: