sábado, 23 de fevereiro de 2013


SACROSANCTUM CONCILIUM:
A RENOVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA LITURGIA

Como salientamos na edição anterior, a Sacrosanctum Concilium é dividida em sete capítulos. Logo no primeiro encontramos a sua fundamentação teológica, a parte mais importante e profunda do documento. 

A liturgia é apresentada no horizonte da história da salvação, cujo fim é a redenção humana e a perfeita glorificação de Deus. Ela é sacrifício, memorial do mistério pascal, renovação da aliança. Ela é "simultaneamente a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força" (SC, n. 10). 

Sobre a presença de Cristo, o número 7 esclarece-nos: "Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na Sua Igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da Missa, quer na pessoa do ministro, quer sobretudo sob as espécies eucarísticas. Está presente com o seu dinamismo nos sacramentos, de modo que, quando alguém batiza, é o próprio Cristo que batiza. Está presente na sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura. 

Está presente, enfim, quando a Igreja reza e canta".

Nenhum comentário: