domingo, 21 de julho de 2013

Ano da Fé: Professo um só batismo

Ano da Fé: Professo um só batismo para a remissão dos pecados

O Batismo, o primeiro sacramento de perdão dos pecados, nos coloca na comunhão trinitária e eclesial, mediante a justificação pela fé. É, por excelência, o Sacramento da Fé.

Considerando a unidade que rege o conteúdo da fé – um só Deus, um só Pai, um só Filho, um só Espírito, uma só Igreja – professamos também um só batismo.

Em respeito à unidade, a Igreja Católica considera válido o batismo nas Igrejas protestantes históricas, porque são realizados em Cristo com o uso da fórmula trinitária: em nome Pai, Filho e Espírito Santo.

O Concílio Vaticano II promoveu a aproximação entre as Igrejas cristãs e o respeito para com todas as religiões sérias. Quando professamos um só Batismo, sonhamos com a unidade entre as Igrejas que se congregam em Cristo.

Pela fé, sabemos com clareza que a Igreja Católica tem a missão e a plenitude sacramental para atrair os outros irmãos em Cristo. Mas essa certeza só convencerá, se formos capazes de demonstrar, por meio do testemunho até o martírio, o amor de Deus que jorra em nossos sacramentos.

Para isso, temos de superar um problema sério: a falta de evangelização. Por isso a Igreja Católica, a partir de Paulo VI, vem propondo uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

Tem aumentado muito o número de membros de famílias católicas que não são batizados. É assustador como decai o número de batismos! Será que nossas famílias não acreditam na graça do Batismo?

É pela fé que a tradição católica aconselha os pais a batizarem os filhos o quanto antes.

Fonte:
POVO DE DEUS EM SÃO PAULO - SEMANÁRIO LITÚRGICO
Publicação da Mitra Arquidiocesana de São Paulo
Av. Higienópolis, 890 - São Paulo - SP - 01238-000Tel: 3660-3700

Nenhum comentário: