sábado, 3 de agosto de 2013

PISTAS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 04.08.2013

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM 04/08/2013


1ª Leitura Eclesiastes, 12:2,21-23
Vaidade das vaidades tudo é vaidade.
O autor sagrado avisa-nos para não pormos o nosso coração nas coisas terrenas.

Salmo 89(90),1
“Senhor, fostes nosso refúgio de geração em geração”
Neste salmo pedimos ao Senhor que nos dê a sabedoria do coração,
para sabermos apreciar a nossa vida de cada dia.

2ª Leitura Colossenses 3.1-5.9-11
São Paulo anima-nos a olhar para as coisas do alto, nós que ressuscitamos
com Cristo pelo batismo. Para vivermos com Ele uma vida nova.

Evangelho Lucas 12,13-21
Jesus ensina-nos a aproveitar bem a nossa vida neste mundo sem pormos a nossa
segurança nas coisas terrenas, que deixaremos mais depressa do que pensamos.



Sugestão de páginas para estudo e compreensão da Liturgia deste Domingo:
Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                       http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0166.htm
Vídeo YouTube:        http://youtu.be/-Juqf1bpt_w

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 00h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm

PISTAS PARA REFLEXÃO:

– Riqueza insensata: Quem é materialista (“materialista prático”, ainda que tenha teorias altamente espirituais), no fundo, só quer conhecer os prazeres do mundo. Para ele, o ensinamento de Jesus é indigesto. Nem por isso esse ensinamento deixa de ser verdadeiro. Não levamos nada daqui. As riquezas materiais não têm valor duradouro nem podem ser o fim último ao qual o ser humano se dedica.

– Consumismo: Talvez o consumismo de hoje tenha isto de bom: lembra-nos essa precariedade. O produto que compramos hoje já sairá de moda amanhã, e depois de amanhã já nem haverá peças de reposição para consertá-lo! Nossa nova TV estará fora de moda antes de terminarmos de pagar as prestações… Por outro lado, esse consumismo é grosseira injustiça, pois gastamos em uma só geração os recursos das gerações futuras. Se as coisas valem tão pouco, melhor seria não as comprar e voltar a uma vida mais simples e desprendida. Poderia até sobrevir, como consequência, uma recessão econômica, mas também haveria menos necessidade de dinheiro para ser gasto…

– Caça à Riqueza: A caça à riqueza material é um beco sem saída. A razão por que se insiste em produzir sempre mais é que os donos do mundo lucram com a produção, sobretudo das coisas supérfluas que enchem as prateleiras das lojas. Para vendê-las, criam e excitam nas pessoas a necessidade de possuí-las, mediante a publicidade na rua, no jornal, na televisão. Quando então as pessoas não conseguem adquirir todas essas coisas, ficam irrequietas; quando conseguem, ficam enjoadas; e nos dois casos surge mais uma necessidade: a psicoterapia…

– Sabedoria do Lucro: A “sabedoria do lucro” é injusta e assassina. Leva as pessoas a desconsiderar os fracos. Um presidente deste nosso país chegou a dizer que “quem não pode competir não deve consumir”… O sistema do lucro e do desejo sempre mais acirrado precisa manter as desigualdades, pois parte do pressuposto de que todos querem superar a todos. Tal sistema é “intrinsecamente pecaminoso”, disseram os papas Paulo VI e João Paulo II.

– Rico para Deus: Ser rico não para si, mas para Deus. Não amontoar riquezas que, na hora do juízo, serão as testemunhas de nossa avareza, injustiça e exploração (cf. Tg 5,1-6), mas riquezas que constituam a alegria de Deus!

– Inversão de valores: Não adianta muito discutir se a produção tem de ser capitalista ou socialista, enquanto não se tem claro que o ser humano não existe para a produção, e sim a produção para o ser humano. O qual, se for sábio, tentará precisar dela o menos possível. Usá-la-á para fazer amigos que o “recebam nas moradas eternas” (Lc 16,9).

Um bom domingo a todos nós, com as Bençãos de Deus, do Sagrado Coração de Jesus e a Ternura de Maria Santíssima...

Dermeval Neves

Fonte de Pistas para Reflexão:
Pe. Johan Konings, sj - Nascido na Bélgica, reside há muitos anos no Brasil, onde leciona desde 1972. É doutor em Teologia e licenciado em Filosofia e em Filologia Bíblica pela Universidade Católica de Leuven (Lovaina). Atualmente é professor de Exegese Bíblica na Faje, em Belo Horizonte. Entre outras obras, publicou: Descobrir a Bíblia a partir da liturgia; A Palavra se fez livro; Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos fiéis – anos A - B - C; Ser cristão; Evangelho segundo João: amor e fidelidade; A Bíblia nas suas origens e hoje.

Fonte dos Comentários das Leituras:

Nenhum comentário: