domingo, 22 de dezembro de 2013

PISTAS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 22.12.2013

4º Domingo do Advento - ANO A - 22/12/2013

EM JESUS, DEUS REALIZA SUAS PROMESSAS
JESUS, FILHO DE MARIA, DEUS CONOSCO

1ª Leitura Isaías 7,10-14
A Virgem conceberá e dará à luz um filho. Esta profecia realizou-se em Maria. A Igreja sempre professou a Virgindade real e perpétua de Maria. O nascimento de Cristo não diminuiu, antes consagrou a Virgindade da sua Mãe (LG 57).

Salmo 23/24
Neste salmo celebramos já o Messias cujo nascimento vamos comemorar. Para celebrar o Natal precisamos de ter um coração puro e mãos inocentes.

2ª Leitura Romanos 1,1-7
S. Paulo, ao apresentar Jesus Cristo e a sua obra, sintetiza o plano salvador de Deus. Afirma que Jesus, Filho de Deus, tinha sido «prometido pelos profetas nas sagradas Escrituras».

Evangelho Mateus 1,18-24
O Evangelho conduz-nos de novo a Maria, ás circunstâncias que ela viveu nos dias que precederam o nascimento do Senhor. Saudemos Aquele que ela trouxe no seu seio.


Sugestão de páginas para estudo e compreensão de Liturgias Diárias e Dominicais:

Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm 
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0176.htm
Vídeo YouTube:        http://youtu.be/8InGa3ystmQ

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 00h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm


PISTAS PARA REFLEXÃO

– O EMANUEL: DEUS CONOSCO

1) A liturgia celebra o mistério de Jesus distribuindo-o ao longo do ano litúrgico para que a Igreja possa celebrar esses momentos fortes de sua fé em consonância com a própria dinâmica da vida. Mas não podemos esquecer que a encarnação, morte e ressurreição de Jesus são partes de um mesmo mistério. Natal e Páscoa mutuamente se iluminam. O Filho de Deus entrou no mundo, tocou o ser humano naquilo que tem de mais íntimo: sua orientação fundamental para Aquele que o criou.

2) Como homem, viveu sua humanidade na radicalidade do amor a Deus, o Pai. Na vivência desse amor, foi perseguido e entregou sua vida por amor. Tal entrega total da vida que culminou na morte, teve uma resposta definitiva de Deus: a ressurreição. Dessa forma, Cristo abriu o caminho da salvação, da vida plena. Com sua ressurreição, cada ser humano é vivificado por Cristo. Então, somente o Natal não basta, é necessário compreender e valorizar a Páscoa.

Dermeval Neves

Fonte de Pistas para Reflexão e dos Comentários das Leituras:

Roteiro Homilético da Revista Pastoral da Paulus: http://vidapastoral.com.br/roteiros

Nenhum comentário: