terça-feira, 2 de setembro de 2014

Toque do Silêncio

Conta a história que tudo começou em 1862, durante a Guerra Civil Americana, quando o Capitão Robert Ellicombe do Exercito da União estava com os seus homens perto de Harrison’s Landing, na Virginia. OExercito Confederado estava do outro lado de uma estreita faixa de terra.

Durante a noite, o Capitão Ellicombe ouviu os gemidos de um soldado caído gravemente ferido no campo. Sem saber se era um soldado da União ou um inimigo Confederado, o Capitão decidiu arriscar a sua vida e trazer o homem atingido para os cuidados médicos.

Arrastando-se, deitado, alcançou-o e começou a puxá-lo em direcção ao seu acampamento. Quando finalmente alcançou as suas linhas, descobriu que o soldado era na realidade um Confederado, e que entretanto havia morrido. O Capitão acendeu uma lanterna e na obscura luz viu a sua face. Era o seu próprio filho. O rapaz estava a estudar música no Sul quando a guerra começou e, sem falar com ninguém, tinha-se alistado no Exercito Confederado.

Na manha seguinte, o Capitão pediu permissão aos seus superiores para lhe dar um funeral com honras militares, apesar de ser um soldado inimigo: Pretendia que os membros da banda militar tocassem um hino para o funeral, mas os comandantes não concordaram...no entanto, e por respeito ao pai, dispuseram somente do corneteiro da Companhia. Então, o pai pediu-lhe que tocasse as notas musicais que havia encontrado num pedaço de papel no bolso do uniforme do próprio filho. Nasceu assim a melodia executada em funerais militares e que conhecemos como..

TOQUE DO SILÊNCIO

magnífica interpretação de Melissa Venema
Orquestra; André Rieu

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda canção. Achei muito interessante conhecer a história dessa música.