sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

AS INICIATIVAS DO PAPA FRANCISCO


por Dom Demétrio ValentiniFonte: Adital

Desta vez, a passagem de ano coincide, simbolicamente, com os nove meses de pontificado do Papa Francisco. É o tempo de uma gestação. Foi um tempo muito fecundo de iniciativas, que aos poucos vão dando forma ao novo pontificado.

Através destas iniciativas, dá para perceber a intenção do Papa Francisco de ir abrindo frentes de trabalho, que integram um projeto mais amplo de renovação da Igreja, a partir de sua missão.

Já é possível perceber o alcance de algumas destas frentes.

A primeira, decidida com rapidez pelo Papa, se refere ao "Banco do Vaticano”. Esta é fácil de resolver. Pois se trata, em síntese, de agir com honestidade e transparência, na gestão dos recursos financeiros, que poderiam, simplesmente, ser confiados, para a sua gestão, a um banco idôneo, de qualquer país, e livrar assim a Igreja da persistente imaginação de que ela é detentora de grandes recursos financeiros!

A segunda iniciativa, também tomada para deixar clara a atitude da Igreja, se refere às vítimas da pedofilia. Foi constituída uma comissão, com a finalidade específica de proteger estas vítimas, seja qual foi a autoria desses crimes, contra os quais a Igreja quer agir com severidade. Como a primeira, esta segunda frente de trabalho se destina a fortalecer a credibilidade da Igreja, para tomar outras iniciativas, mais amplas e mais significativas.

Estas duas iniciativas, que poderíamos chamar de prévias, já foram tomadas em sintonia com o grupo de oito cardeais, nomeados para ajudar o Papa no governo da Igreja. Mas a própria convocação deste grupo de cardeais já sinaliza, por sua vez, uma proposta mais ampla e mais profunda, de estabelecer um "governo colegiado” da Igreja, que está em plena sintonia com a "colegialidade episcopal”, a qual se constituiu no núcleo teológico e pastoral mais consistente de todo o Concílio Vaticano II.

Uma outra "frente” aberta pelo Papa, é a campanha contra a fome no mundo. Ela tem a fisionomia de uma campanha esporádica. Mas as circunstâncias lhe dão o caráter de paradigma da ação social da Igreja. Lançada pela Cáritas, que é presidida pelo Cardeal Maradiaga, um dos membros do "grupo dos oito”, foi recomendada com ênfase pelo Papa, deixando bem clara sua intenção de fazer dela o símbolo da aproximação entre Igreja e Sociedade, recomendada pelo Concílio em sua constituição pastoral denominada Gaudium et Spes”.

Bastariam estes acenos, para perceber que o Papa age de maneira estratégica, respaldando sua ação no Evangelho de Cristo e apoiando-se na consistência teológica e pastoral do Concílio, que é reproposto como referência básica e indispensável para a tão esperada renovação da Igreja.

Para que estas iniciativas não pareçam soltas e desconexas, o Papa Francisco aproveitou a "Exortação Pós-sinodal Evangelii Gaudium” para transmitir sua visão orgânica e integral do momento que a Igreja está vivendo, e dos desafios que ela precisa enfrentar.

De tal modo que a "Evangelii Gaudium” se constituirá num marco referencial para a caminhada da Igreja, como foi a "Evangelii Nuntiandi” de Paulo VI.

É um documento que servirá de baliza para a caminhada da Igreja nos próximos anos, como afirmou o próprio Papa Francisco. Colocando suas propostas de maneira integrada na "Evangelii Gaudium”, o Papa nos convida a refletir sobre elas, e perceber o quanto podem influenciar nossa ação eclesial. Se queremos estar em sintonia com o Papa, precisamos acolher as reflexões e as propostas da Evangelii Gaudium!


Minha fé é política porque ela não suporta separação entre o corpo de Jesus e o corpo de um irmão. 
Minha fé é política porque crê que a economia pode mudar um dia e ser toda solidária.
Minha fé é política porque acredito na juventude, na sua força e inquietude, no seu poder de diferença e na força da velhice que com sua sabedoria e experiencia ainda tem muito a colaborar, para um país justo,  igualitário sem tantas injustiças sociais..
Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São Paulo 
A partir de Jesus Cristo em busca do bem comum 

domingo, 12 de janeiro de 2014

ROTEIROS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 12.01.2014

Batismo do Senhor Jesus - ANO A - 12/01/2014
ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO

1ª Leitura Isaías 42,1-4.6-7
O texto de Isaías sobre o Servo de Javé é uma profecia messiânica, que se cumpre na vida de Jesus. Na festa de hoje as palavras «sobre ele fiz repousar o meu espírito», prendem especialmente a nossa atenção.

Salmo 28/29
Rezemos com as palavras do salmo nº28 tendo em vista as manifestações extraordinárias da presença de Deus Trino acontecidas no batismo de Nosso Senhor.

2ª Leitura Atos 10,34-38
O Messias anunciado por Deus é o Cristo que significa o Ungido. Jesus no seu batismo se manifesta como o Ungido com a plenitude do Espírito Santo, para O comunicar a todos os homens.

Evangelho Mateus 3,13-17
Escutemos as palavras do santo Evangelho obedecendo a voz de Deus Pai no Jordão.


Sugestão de páginas para estudo e compreensão de Liturgias Diárias e Dominicais:

Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm 
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                       
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0178.htm
Vídeo YouTube:        

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 09h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm


PISTAS PARA REFLEXÃO

– O PAI MANIFESTA A MISSÃO DO FILHO

1) O foco da homilia deve ser a vida cristã sob a ação do Espírito Santo, que nos faz filhos e filhas de Deus.

2) Jesus disse a João: “Convém que cumpramos toda justiça” (Mt 3,15). No sentido bíblico, “justiça” significa “ajustar-se à vontade de Deus”. A justiça que Jesus deseja é o cumprimento perfeito da vontade do Pai. A condição indispensável ao cristão para viver o batismo é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, buscando em tudo a vontade de Deus.

3) A vivência do batismo cristão se efetiva principalmente na luta pela implantação da fraternidade universal, em que todos são filhos do mesmo Pai. Mas a luta do cristão será baseada na não violência: sem “esmagar a cana quebrada” nem “apagar a mecha que ainda fumega” (Is 42,3). Essa luta se dará pela proclamação das exigências de implantação da justiça e do direito. Agindo assim, o cristão estará ajustado à missão do Filho muito amado no qual o Pai se compraz.

Dermeval Neves

Fontes externas para Reflexão e dos Comentários das Leituras:
Roteiro Homilético da Revista Pastoral da Paulus: http://vidapastoral.com.br/roteiros


domingo, 5 de janeiro de 2014

ROTEIROS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 05.01.2014

Epifania do Senhor Jesus - ANO A - 05/01/2014


AS NAÇÕES SE ENCAMINHAM PARA A LUZ

1ª Leitura Isaías 60, 1-6
O profeta Isaías dirige-se à cidade de Jerusalém, destruída e humilhada pelos babilônios, para lhe anunciar a restauração que lhe trará o Messias. Ele ilumina a cidade, situada no alto de um monte e, por isso, iluminada pelos primeiros raios de sol, enquanto as multidões, ainda mergulhadas na escuridão da noite, caminham ao seu encontro.

Salmo 71/72
Na sequência da profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, o salmo 71 descreve o Reino de Deus como um reino de justiça para os pobres e humildes. Este Reino foi inaugurado pelo nascimento do Salvador, mas há de chegar à sua plenitude, acolhendo povos de todas as nações..

2ª Leitura Efésios 3, 2-3a.5-6
S. Paulo fala do plano de salvação que nos trouxe Jesus Cristo, estabelecido pelo Pai, desde toda a eternidade. Agora, este plano foi também revelado aos gentios, e também eles são herdeiros da promessa de Deus.

Evangelho Mateus 2, 1-12
Brilha diante de nós a estrela da Palavra de Deus, proclamada todas as vezes que participamos na celebração da Eucaristia. Também nós queremos acolhê-la com fé e procurar seguir esta estrela para caminharmos ao encontro do Salvador.


Sugestão de páginas para estudo e compreensão de Liturgias Diárias e Dominicais:

Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm 
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                       http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0177.htm
Vídeo YouTube:        http://youtu.be/pVdvAVx1Tlo 

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 09h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm


PISTAS PARA REFLEXÃO

– NA IGREJA CRISTO SE REVELA A TODOS OS POVOS

1) O enfoque da liturgia de hoje não está na devoção aos magos, mas sim na manifestação da divindade de Jesus e no apelo à missão.

2) Quem vê a luz da estrela deve pôr-se a caminho. Solicitude e prontidão são as atitudes dos magos e do apóstolo Paulo, que servem de exemplo aos cristãos de nosso tempo.

3) No hoje de nossa existência, faz-se necessário reconhecer a luz de Cristo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para várias direções, mas nem sempre refletem a luz inextinguível que é o Cristo.

4) Para que as pessoas de hoje possam adorar o Deus vivo e verdadeiro, é necessário que os cristãos saiam do comodismo e individualismo e, por meio da missão e do testemunho de vida, façam brilhar para o mundo a “estrela de Davi”, o Filho de Deus.

Dermeval Neves

Fontes externas para Reflexão e dos Comentários das Leituras:
Roteiro Homilético da Revista Pastoral da Paulus: http://vidapastoral.com.br/roteiros