domingo, 5 de janeiro de 2014

ROTEIROS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 05.01.2014

Epifania do Senhor Jesus - ANO A - 05/01/2014


AS NAÇÕES SE ENCAMINHAM PARA A LUZ

1ª Leitura Isaías 60, 1-6
O profeta Isaías dirige-se à cidade de Jerusalém, destruída e humilhada pelos babilônios, para lhe anunciar a restauração que lhe trará o Messias. Ele ilumina a cidade, situada no alto de um monte e, por isso, iluminada pelos primeiros raios de sol, enquanto as multidões, ainda mergulhadas na escuridão da noite, caminham ao seu encontro.

Salmo 71/72
Na sequência da profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, o salmo 71 descreve o Reino de Deus como um reino de justiça para os pobres e humildes. Este Reino foi inaugurado pelo nascimento do Salvador, mas há de chegar à sua plenitude, acolhendo povos de todas as nações..

2ª Leitura Efésios 3, 2-3a.5-6
S. Paulo fala do plano de salvação que nos trouxe Jesus Cristo, estabelecido pelo Pai, desde toda a eternidade. Agora, este plano foi também revelado aos gentios, e também eles são herdeiros da promessa de Deus.

Evangelho Mateus 2, 1-12
Brilha diante de nós a estrela da Palavra de Deus, proclamada todas as vezes que participamos na celebração da Eucaristia. Também nós queremos acolhê-la com fé e procurar seguir esta estrela para caminharmos ao encontro do Salvador.


Sugestão de páginas para estudo e compreensão de Liturgias Diárias e Dominicais:

Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm 
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                       http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0177.htm
Vídeo YouTube:        http://youtu.be/pVdvAVx1Tlo 

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 09h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm


PISTAS PARA REFLEXÃO

– NA IGREJA CRISTO SE REVELA A TODOS OS POVOS

1) O enfoque da liturgia de hoje não está na devoção aos magos, mas sim na manifestação da divindade de Jesus e no apelo à missão.

2) Quem vê a luz da estrela deve pôr-se a caminho. Solicitude e prontidão são as atitudes dos magos e do apóstolo Paulo, que servem de exemplo aos cristãos de nosso tempo.

3) No hoje de nossa existência, faz-se necessário reconhecer a luz de Cristo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para várias direções, mas nem sempre refletem a luz inextinguível que é o Cristo.

4) Para que as pessoas de hoje possam adorar o Deus vivo e verdadeiro, é necessário que os cristãos saiam do comodismo e individualismo e, por meio da missão e do testemunho de vida, façam brilhar para o mundo a “estrela de Davi”, o Filho de Deus.

Dermeval Neves

Fontes externas para Reflexão e dos Comentários das Leituras:
Roteiro Homilético da Revista Pastoral da Paulus: http://vidapastoral.com.br/roteiros

Nenhum comentário: