domingo, 27 de setembro de 2020

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

1º de Outubro - Santa Terezinha do Menino Jesus

Conheça a história da Santa das Rosas

Quem foi Santa Terezinha do Menino Jesus

Batizada como Teresa Martin, Santa Terezinha é uma das santas católicas mais populares, devido a sua poderosa intercessão em favor de todos os fieis que pedem seu auxílio. Nascida em 2 de janeiro de 1873, na França desde muito menina já descobriu sua vocação para exercer uma vida dedicada à Sagrada Igreja.

Com apenas 6 anos de idade, após a catequese para a primeira comunhão realizada por sua irmã Paulina, se encantou profundamente pela figura do menino Jesus e viu esse amor crescer abundantemente em seu coração. Anos mais tarde ao falar sobre o assunto Santa Terezinha afirmava amar muito o menino Jesus, tanto que ao responde o chamado para a vida carmelitana, recebeu com alegria o nome de Tereza do Menino Jesus.

Apesar da pouca idade, Santa Terezinha ousou pedir autorização ao Papa Leão XIII para se entrar no Carmelo de Lisieux. O propósito não foi prontamente atendido, porém no ano seguinte Santa Terezinha conseguiu realizar se sonho de menina e assinar suas cartas pela primeira vez como Tereza do Menino Jesus.

A devoção de Santa Terezinha ao menino Jesus

Durante sua vida Santa Terezinha dedicou muitos escritos, poesias e orações ao Menino Jesus, seus primeiros anos da infância e sua natividade. Em 1894 ela pintou o quadro "O sonho do Menino Jesus", que mostra a figura do Menino Jesus brincando com flores que são oferecidas. No fundo do quadro observa-se a Sagrada Face abaixo da Cruz, sob iluminação da Lua, simbolizando a paixão de Cristo.

A pintura foi um presente dado à Madre Inês na ocasião de sua primeira festa como priora e representa a inocência e tranquilidade do Menino Jesus, que brinca alegremente com as flores e tem confiança para seguir os planos de Deus e passar pelo sofrimento que a Cruz lhe reservara no futuro.

A morte de Santa Terezinha do Menino Jesus

Santa Terezinha do Menino Jesus morreu em 1897, aos 24 anos de vida. Em seu leito de morte Santa Terezinha afirmou: “Não me arrependo de haver-me entregue ao amor”. E com o olhar fixo no crucifixo exclamou: “Meu Deus, eu te amo”.

O legado deixado por Santa Terezinha do Menino Jesus

Durante sua vida Santa Terezinha escreveu a pedido de sua irmã três manuscritos, que são sua autobiografia. Eles foram publicados em 1898 com o nome "História de uma Alma", sendo que o livro tornou-se um campeão de leituras e se encontra entre os maiores best sellers da literatura mundial.

Em seus textos, Santa Terezinha nos ensina sobre teologia com profunda simplicidade e nos mostra sua pequena via, que seria um caminho de santidade que tem as pequenas coisas e nos atos singelos do cotidiano a produção de frutos de santidade, desde que sejam feitos com amor. Ela afirmava que não tinha forças para realizar as grandes obras dos santos mais conhecidos da Igreja Católica, por isso fazia com humildade as pequenas coisas.  Pois são nessas pequenas obras que consistia a sua santidade: "Pegar um alfinete caído no chão, com amor, produz fruto de santidade".

Santa Tereza do Menino Jesus, a Santa das Rosas

Jogar pétalas de rosas quando o Santíssimo Sacramento passava no ostensório, assim como jogar lindas flores no grande crucifixo, que se localizava no Jardim do Carmelo estava entre as grandes alegrias de Santa Terezinha.

Dias antes de sua morte, ela afirmou: “Pegar um alfinete caído no chão, com amor, produz fruto de santidade”. Sua intenção foi sempre interceder a Deus por todos os fieis. Por esse motivo durante a novena de Santa Terezinha, se espera ganhar uma rosa de alguém como símbolo da graça alcançada.

Devoção à Santa Terezinha do Menino Jesus

Santa Terezinha do Menino Jesus foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI. Em 1927 foi declarada como a Patrona Universal das Missões Católicas, sendo a Padroeira Secundária da França, ao lado de Santa Joana D’arc.

Cem anos depois da sua morte em 1997, na Carta Apostólica, Divinis Amoris Scientia, o Papa João Paulo II declarou Santa Terezinha como Doutora da Igreja, devido  a sua mensagem singular de Infância Espiritual e Contemplação da Face de Cristo.

Oração a Santa Tereza do Menino Jesus

“Ó Santa Terezinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém”.

Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/santa-terezinha-do-menino-jesus-conheca-a-historia-da-santa-das-rosas.html

 

Nenhum comentário: