LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE
Cor Litúrgica: Roxo
2ª Semana do Tempo da Quaresma | Sábado | 22/03/2025
A Liturgia deste sábado da Segunda Semana da Quaresma nos convida a refletir sobre a infinita misericórdia de Deus e o Seu desejo de nos acolher sempre de braços abertos, independentemente de nossos erros.
A Primeira Leitura, do profeta Miquéias, proclama a grandeza do Senhor que apaga as nossas iniquidades e lança ao fundo do mar os nossos pecados, mostrando que Ele não guarda rancor, mas ama a misericórdia.
O Salmo 102 reforça essa realidade, lembrando-nos de que Deus não nos trata conforme nossas faltas, mas nos enche de compaixão e amor, afastando de nós nossos pecados.
No Evangelho, Jesus nos apresenta a belíssima Parábola do Filho Pródigo, ensinando que o Pai sempre espera o retorno do filho arrependido e celebra sua volta com alegria.
Este é o tempo favorável para reconhecermos nossas falhas e nos voltarmos para Deus. A Quaresma nos chama à conversão e à reconciliação, pois nosso Pai celestial está sempre pronto para nos acolher.
Que possamos, neste dia, meditar sobre a grandeza da misericórdia divina e permitir que nosso coração se abra para a experiência do verdadeiro arrependimento e do amor incondicional de Deus.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Mq 7,14-15.18-20)
Leitura da Profecia de Miquéias
14 Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; que eles desfrutem a terra de Basã e Galaad, como nos velhos tempos. 15 E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18 Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19 Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20 Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
O profeta Miquéias proclama a bondade e a misericórdia de Deus para com o seu povo. Ele pede ao Senhor que guie e apascente Israel, concedendo-lhe paz e abundância. O texto recorda os grandes feitos de Deus no passado, como a libertação do Egito, e pede que Ele continue a realizar prodígios. Miquéias destaca que Deus é único, cheio de misericórdia e pronto a perdoar os pecados do povo, lançando-os no fundo do mar e renovando sua fidelidade para com Abraão e Jacó.
O que a Palavra nos diz?
Essa leitura nos recorda que Deus é infinitamente misericordioso e deseja nos restaurar, apagando nossas falhas quando nos voltamos para Ele. Muitas vezes, carregamos culpas e medos, esquecendo que o Senhor não guarda rancor, mas nos acolhe com amor e compaixão. Assim como Israel experimentou o perdão e a restauração, nós também somos convidados a confiar em Deus e a buscar sua graça, reconhecendo sua fidelidade e cuidado por nós.
O que a Palavra me faz dizer?
Senhor, reconheço minhas fraquezas e pecados, mas confio em tua infinita misericórdia. Apascenta-me com o teu cajado, guia-me pelos teus caminhos e renova em mim a alegria da tua presença. Lança ao fundo do mar as minhas iniquidades e fortalece minha fé, para que eu viva sempre na tua aliança de amor. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsorial Sl 102,1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8a)
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade;da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
— Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que este Salmo diz?
O salmo nos convida a louvar e bendizer ao Senhor por sua imensa misericórdia e compaixão. Ele não se lembra eternamente de nossas faltas, mas nos perdoa, cura nossas feridas e nos cerca com seu amor. Deus não nos trata conforme nossos pecados merecem, mas nos oferece seu perdão, afastando de nós as consequências de nossas iniquidades. Sua bondade é infinita para aqueles que o temem e confiam em sua justiça.
O que este Salmo nos diz?
A Palavra nos ensina que devemos reconhecer a grandeza do amor de Deus, que está sempre pronto a nos acolher e restaurar. Assim como Ele nos perdoa e nos livra de nossa culpa, somos chamados a agir com misericórdia para com o próximo, aprendendo a não guardar rancor e a viver com um coração cheio de gratidão e louvor.
O que este Salmo me faz dizer?
Senhor, eu te bendigo por tua infinita misericórdia! Obrigado por perdoar minhas faltas e me cercar de amor e compaixão. Dá-me um coração semelhante ao teu, que não guarda rancor e sabe perdoar, confiando sempre na tua bondade. Amém!
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11 "Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14 Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16 O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17 Então caiu em si e disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome'. 18 Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19 já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados'. 20 Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho'. 22 Mas o pai disse aos empregados: 'Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24 Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26 Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27 O criado respondeu: 'É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde'. 28 Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai: 'Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado'. 31 Então o pai lhe disse: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Evangelho diz?
O Evangelho de hoje nos apresenta a parábola do filho pródigo, uma das mais belas expressões do amor misericordioso de Deus. Vemos a figura de um pai amoroso que não se cansa de esperar pelo filho que se afastou, que corre ao seu encontro e o recebe com alegria, sem cobrar explicações ou punições. Ele deseja apenas restaurar sua dignidade e reintegrá-lo à família. O filho mais velho, por sua vez, representa aqueles que cumprem as regras, mas não compreendem a profundidade da misericórdia divina, nutrindo ressentimento pela acolhida generosa do pai ao irmão arrependido.
O que o Evangelho nos diz
A Palavra nos ensina que Deus é um Pai misericordioso, sempre disposto a nos perdoar e a nos acolher de volta quando nos arrependemos sinceramente. Muitas vezes, agimos como o filho mais novo, distanciando-nos de Deus e desperdiçando os dons que Ele nos deu. Outras vezes, somos como o filho mais velho, incapazes de compreender a grandeza da misericórdia divina e julgando o próximo com dureza. O convite de Jesus é para que tenhamos um coração semelhante ao do Pai, que ama sem medidas e se alegra com cada filho que retorna.
O que o Evangelho me faz dizer?
Senhor, obrigado por tua infinita misericórdia! Ajuda-me a sempre confiar no teu amor e a voltar para ti com um coração arrependido. Que eu nunca me afaste da tua graça e que saiba perdoar como tu perdoas. Ensina-me a amar sem reservas e a me alegrar com a conversão dos que voltam para ti. Amém!
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
#salvemãerainha #salverainha #leituraorante #reflexaodaPalavra #pazinterior #LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #Jesus o Senhor,
salve mãe rainha,salve rainha,leitura orante,reflexao da Palavra,paz interior,Liturgia Diária,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário