quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 06/02/2026

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Vermelho
4ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira | 06/02/2026
Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires


🕊️ Leitura Orante do Evangelho do Dia – Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

4ª Semana do Tempo Comum - Cor Litúrgica: Vermelho - Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires

Evangelho (Mc 6,14-29)

O tema do Evangelho de hoje é: “A verdade que incomoda” – A fidelidade a Deus pode custar a própria vida. Quem permanece fiel a Deus enfrenta a perseguição do mundo.

🌿 Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires
São Paulo Miki, jesuíta japonês, e seus companheiros foram martirizados no século XVI por anunciarem o Evangelho no Japão. Presos, torturados e crucificados, deram testemunho público da fé em Cristo até o fim. Suas palavras finais proclamaram perdão, fidelidade e esperança na vida eterna, tornando-se sinal luminoso de que nenhuma violência pode silenciar a verdade do Evangelho.

🙏 Introdução pastoral
Neste dia marcado pelo sangue dos mártires, a Liturgia nos apresenta um Evangelho forte e perturbador. A morte de João Batista revela o conflito entre a verdade de Deus e os interesses humanos. A Palavra nos convida a refletir sobre o preço da fidelidade e sobre as conseqüências de uma consciência que se recusa a negociar a verdade, mesmo diante da perseguição e da morte.

🙏 Orações Iniciais

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam conosco!

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na fidelidade à verdade do Evangelho. Dai-nos coragem para permanecer firmes quando seguir Jesus exigir renúncia e sacrifício. Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO DO DIA

Evangelho (Mc 6,14-29)


Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: "João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem". 15 Outros diziam: "É Elias". Outros ainda diziam: "É um profeta como um dos profetas". 16 Ouvindo isto, Herodes disse: "Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!" 17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23 E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". 24 Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

📖 O que o Evangelho diz?

O Evangelho narra o martírio de João Batista, morto por ordem de Herodes. João denunciava publicamente a injustiça do rei, que vivia em situação irregular. Movido pelo medo, pela vaidade e pela pressão dos outros, Herodes cede ao pedido de Herodíades e manda decapitar João. O profeta morre por permanecer fiel à missão recebida de Deus.

📖 O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho nos confronta com uma pergunta essencial: até onde estamos dispostos a ir para permanecer fiéis à verdade? João Batista não buscou o martírio, mas não abriu mão de sua missão. Sua fidelidade revela que a verdade do Evangelho não pode ser moldada aos interesses do poder, do orgulho ou da conveniência. Herodes, por sua vez, representa o coração dividido: admira João, mas não tem coragem de se converter. Quantas vezes também nós reconhecemos o bem, mas cedemos ao medo de desagradar, de perder status ou de enfrentar conseqüências? O testemunho de São Paulo Miki e seus companheiros confirma que seguir Cristo exige, muitas vezes, a coragem de nadar contra a corrente. A fé autêntica não se reduz a palavras, mas se expressa em escolhas concretas, mesmo quando isso custa sofrimento. O Evangelho nos chama a uma fé madura, firme e coerente, que prefere perder tudo a perder a fidelidade a Deus.

📖 O que o Evangelho nos faz dizer?

Senhor Jesus, dá-nos um coração fiel e uma consciência reta. Fortalece-nos para escolher a verdade, mesmo quando ela nos coloca diante da cruz. Queremos permanecer contigo até o fim. Amém.

🙏 Orações Finais

Rezemos com fé, esperança e amor:

Obrigado, Senhor, pelo testemunho dos mártires que confirmaram a fé com a própria vida. Sustenta-nos na fidelidade diária e faze-nos perseverar no teu amor.

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por intercessão da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, que Deus nos abençoe, nos guarde e nos conduza à vida eterna.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 🙏✨

Nesta Sexta-Feira, fique na Paz e na Alegria que vem de Jesus! Abençoado dia para você e sua família!

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraOrante #EvangelhoDoDia #LectioDivina #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

Leitura Orante,Evangelho Do Dia,Lectio Divina,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: