Os três
códigos verbais da fé que a Igreja constituiu nos quatro primeiros séculos são:
a) o antigo credo romano ou Símbolo dos Apóstolos, organizado no século II;
b)
o símbolo que foi formulado no Concilio de Niceia, em 325;
c) e o símbolo que
desenvolveu o artigo sobre o Espírito Santo, no Concílio de Constantinopla, em
381.
O Símbolo dos Apóstolos, que é a base dos outros símbolos, é o antigo
credo romano. Tem como conteúdo central os três artigos principais da fé, os
quais concernem ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Então a definição da
Santíssima Trindade é o conteúdo central da nossa fé; tudo o mais decorre
destes três artigos, como por exemplo, a Igreja, a Virgem Maria, a comunhão dos
fiéis, que, pela graça batismal, são chamados de santos, sobretudo pelo
Apóstolo Paulo.
Durante dois séculos usava-se somente o Símbolo dos Apóstolos,
até que no início do século IV ocorreu o Concílio de Niceia, convocado pelo
imperador Constantino para por fim à heresia do arianismo, que levantava
suspeitas sobre a divindade do Filho.
Não tardou para que uma nova heresia
criasse confusão em relação ao Espírito Santo. Então, no final do século IV, o
imperador Teodósio convocou para Constantinopla um novo concílio ecumênico.
O
Concílio desenvolveu o terceiro artigo trinitário, aprofundando a fé no
Espírito Santo. Desde então, o símbolo mais completo e mais desenvolvido é o
Símbolo Nicenoconstantinopolitano.
Pe. Valeriano dos Santos Costa
Publicado por Dermeval Neves - http://www.npdbrasil.net.br
CITAÇÃO DE FONTE:
Texto
extraído do Folheto Dominical:
POVO DE DEUS EM SÃO PAULO - SEMANÁRIO LITÚRGICO
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Publicação
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