domingo, 25 de agosto de 2013

PISTAS PARA REFLEXÃO SOBRE A LITURGIA DE 25.08.2013

21º Domingo do Tempo Comum - 25/08/2013
VOCAÇÃO UNIVERSAL À SALVAÇÃO

DIA NACIONAL DO(A) CATEQUISTA


1ª Leitura Isaías 66,18-21
Numa visão profética, Isaías fala-nos duma comunidade universal a que terão acesso todos os povos do mundo. Tenhamos bem presente que todas as pessoas, sem distinção de sexo, nação ou cor, são chamadas a fazer parte do Povo de Deus e a alcançar a salvação em Jesus Cristo.

Salmo 116/117
Uma vez que todas as pessoas são chamadas por Deus à salvação eterna, e esta comunidade de amor começa na terra pela Igreja, disponibilizemo-nos para anunciar a Boa Nova da Salvação a todas as pessoas.

2ª Leitura Hebreus 12,5-7.11-13
O Autor da Carta aos Hebreus faz um apelo à nossa confiança no Senhor. Deus repreende os que ama e prova os Seus filhos preferidos. As dificuldade da vida que nos oprimem são um dos sinais da benevolência de Deus para conosco.

Evangelho Lucas 13,22-30
O Evangelho que vai ser proclamado recorda-nos, uma vez mais, que Jesus Cristo é o único Salvador do mundo. Não há salvação eterna em nenhum outro. Alegremo-nos com esta Boa Nova e aclamemos a Palavra de Deus que no-la anuncia.



Sugestão de páginas para estudo e compreensão da Liturgia Dominical:

Evangelho do Dia:   http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm
Roteiro Homilético:  http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_roteiro.htm
Homilias e Sermões com Comentário Exegético:
                                       http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0168.htm
Vídeo YouTube:      
 http://www.youtube.com/embed/ZtLk_0_H1bk

MISSA ONLINE (disponível no domingo de 00h00 às 23h00):                                                                                        http://www.npdbrasil.net.br/tvNPD.htm


PISTAS PARA REFLEXÃO

Cristianismo instalado ou aberto? A vocação à salvação é universal, mas nem por isso todos os que a ouvem estão salvos. Existem muitos cristãos acomodados e seguros que fazem formalmente todo o prescrito, porém não assumem com o coração o que Jesus deseja que façam, sobretudo o incansável amor ao próximo. Eles ficarão de fora se não se converterem, enquanto outros, considerados pagãos, vão encontrar lugar no Reino. Os que só servem a Deus com os lábios e não com o coração e de verdade, o Senhor não os conhecerá!

– Na América Latina, hoje, os que sempre foram os “donos” da Igreja estão se enterrando no materialismo, e os pobres – marginalizados da vida eclesial ou relegados a uma posição inferior – estão entrando nas comunidades e ocupando o lugar dos antigos donos. Apesar das tentativas de voltar ao “tradicional”, tanto o povo simples como a juventude pós-moderna estão dando outro aspecto a igrejas e capelas. Esvazia-se o comportamento chamado tradicional – porém alheio à verdadeira Tradição –, enquanto se abre espaço para um novo modo de ser cristão, mais jovem e mais simples, mais participativo e menos fechado, mais fiel, também, à primeira tradição cristã.

– Contudo, essa chegada de um novo tipo de cristãos, muitas vezes “vindos de longe”, não significa que o ser cristão esteja ficando mais fácil. Pelo contrário, exige desinstalação. Exige busca permanente do que é realmente ser cristão: não apegar-se a fórmulas farisaicas, mas entregar-se a uma vida de doação e de amor, que sempre nos desinstala.

– Então a questão não é se poucos ou muitos vão ser salvos. A questão é se estamos dispostos a entrar pela “porta estreita” da desinstalação e do compromisso com os que sempre foram relegados. A questão é se abrimos amplamente a porta de nosso coração, para que a porta estreita se torne ampla para nós também. Deus não fechou o número. A nós cabe nos incluir nele…

Um bom domingo a todos nós, com as Bençãos de Deus, do Sagrado Coração de Jesus e a Ternura de Maria Santíssima.


Fonte de Pistas para Reflexão:
Pe. Johan Konings, sj - Nascido na Bélgica, reside há muitos anos no Brasil, onde leciona desde 1972. É doutor em Teologia e licenciado em Filosofia e em Filologia Bíblica pela Universidade Católica de Leuven (Lovaina). Atualmente é professor de Exegese Bíblica na Faje, em Belo Horizonte. Entre outras obras, publicou: Descobrir a Bíblia a partir da liturgia; A Palavra se fez livro; Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos fiéis – anos A - B - C; Ser cristão; Evangelho segundo João: amor e fidelidade; A Bíblia nas suas origens e hoje.
Roteiro Homilético da Revista Pastoral da Paulus: http://vidapastoral.com.br/roteiros/25-de-agosto-21o-domingo-do-tempo-comum

Fonte dos Comentários das Leituras:


Nenhum comentário: