quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

QUARTA-FEIRA DE CINZAS QUARESMA 2020 SALVE RAINHA

QUARESMA 2020

QUARTA-FEIRA DE CINZAS QUARESMA 2020 - 26.02.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos! Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Jejum e Abstinência de Carne e ir à Missa de Cinzas
Uma ação, um propósito diário no Caminho da Santidade. Preparando para celebrar com amor a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos mudar o mundo amando como Jesus nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.".



Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 26/02/2020 – Quarta-feira de Cinzas

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida.

O Apóstolo São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! ” (2 Cor 5, 20); “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão.

Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8).

Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. (2 Cor 6, 1-2).

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum.

Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí a importância da Quaresma.

Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, “voltamos ao pó” que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: “És pó, e ao pó tu hás de tornar”. (Gênesis 2, 19)

Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.

Esses quarenta dias devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola, que são os remédios contra o pecado.

Na Oração da Missa de Cinzas a Igreja reza: “Concedei-nos ó Deus todo poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal”.

Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.

Quaresma é um tempo de “rever a vida” e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: “Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca”.

Ação: Farei jejum e abstinência de carne, e irei à Missa de quarta-feira de Cinzas

Neste dia façamos jejum e abstinência de carne. A Igreja recomenda a prática do jejum como uma mortificação dos desejos carnais e desenvolvimento da força espiritual que necessitamos para uma verdadeira conversão.

Já a abstinência de carne nos mostra que podemos escolher entre o bem e o mal, através do simples gesto de nos abster de algo que mais gostamos.

Que Jesus nos ajude a conseguir o fortalecimento espiritual e vencer o pecado como Ele mesmo o fez.

Que Deus nos abençoe.
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://bit.ly/NPDEvDia 

Produção: Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: