sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

TEMPO DA QUARESMA - 6ª Feira APÓS AS CINZAS - 19/02/2021

TEMPO DA QUARESMA - 6ª Feira APÓS AS CINZAS - 19/02/2021 - DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA

Quaresma: Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Assista o vídeo para saber a ação de hoje

Texto deste Episódio:

(Sistema SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO: links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 19/02 – Sexta-feira Após as Cinzas

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na Igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

Um dos mais belos modos de se fazer a meditação sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo consiste em rezar a Via-Sacra. A devoção da Via-Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a Paixão de Nosso Senhor, desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Essa meditação teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção à Paixão.

A Via Sacra é uma prática comum do período da Quaresma, cuja origem remonta às Cruzadas. Entre os séculos XI e XIII, os fiéis colocavam-se em penitência percorrendo todos os lugares sagrados para a Paixão de Cristo na Terra Santa. Com o passar do tempo e as crescentes dificuldades em chegar à Terra Santa, por conta das numerosas guerras e dos conflitos entre cristãos e muçulmanos, começou-se a reproduzir a peregrinação que era feita na Vila Dolorosa de Jerusalém por representações no Ocidente. Até se chegar ao modelo que é praticado hoje, houve várias modificações. As características da peregrinação foram sendo definidas com o passar de os anos até totalizar as quatorze estações definidas desde o século XVI.

No século XX, o popular papa João Paulo II fez novas alterações no percurso da Via Sacra. Ele substituiu as cenas que não são relatadas nos Evangelhos por situações que são narradas pelos evangelistas. Porém a nova configuração não é amplamente praticada, serviu, inicialmente, para a encenação feita em Roma durante as celebrações da Quaresma.

Para conhecer as orações e as estações da Via Sacra acesse o site:

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/via-sacra/

Para rezar a Via Sacra online, acesse o site: http://www.arautos.org/via-sacra/

Ação: Rezarei a Via Sacra e, se possível, com a minha paróquia, amigos ou familiares

Com toda devoção participe da Via Sacra. Convide amigos e familiares para juntos meditar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Página Facebook: https://www.facebook.com/pg/salvemariarainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemariarainha/
- Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/dermevalneves/
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: