LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE
Cor Litúrgica: Verde
3ª Semana do Tempo Comum | 27/01/2025 | Segunda-feira
A liturgia de hoje nos convida a contemplar a grandiosidade do plano de salvação de Deus, que se manifesta de forma plena e definitiva em Jesus Cristo. A Carta aos Hebreus nos revela o sacrifício único e perfeito de Jesus, que inaugura uma nova aliança, abrindo-nos o caminho para o santuário celeste. O Salmo nos impulsiona a celebrar com júbilo a salvação que se estende a todas as nações, um convite à gratidão e ao louvor. Já o Evangelho nos confronta com a resistência daqueles que, cegos pelo preconceito, atribuem as obras divinas ao poder do mal. Diante dessas leituras, somos chamados a discernir a ação do Espírito Santo em nós e no mundo, abraçando a verdade de Cristo com fé e coração aberto, e buscando uma vida que seja reflexo do Seu amor e justiça.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Hb 9,15.24-28)
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos, 15 Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24 Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25 E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26 Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28 Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Cristo, mediador da nova aliança, rasgou o véu que nos separava de Deus, entrando no Santuário celeste, não feito por mãos humanas, oferecendo-se uma vez por todas como sacrifício perfeito. Sua morte não foi uma repetição de ritos antigos, mas a manifestação única e definitiva do amor de Deus, capaz de destruir o pecado e reconciliar a humanidade.
Essa verdade nos convida a abandonar as práticas religiosas superficiais e abraçar a profundidade do amor de Deus manifestado em Jesus. Ele nos garante acesso à presença divina, não por nossos méritos, mas por sua graça. Somos chamados a viver de acordo com essa nova aliança, buscando a santidade e a reconciliação em todos os aspectos da nossa vida.
Senhor, que a consciência do seu sacrifício nos inspire a viver em conformidade com a sua vontade, com a esperança da vida eterna. Que a sua graça nos capacite a refletir o seu amor ao mundo. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 1a)
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O salmista nos convida a cantar um cântico novo ao Senhor, pois Ele realizou maravilhas, revelando sua salvação e justiça a todas as nações. O amor fiel de Deus por Israel ecoa como um farol de esperança, lembrando-nos que sua misericórdia alcança a todos, sem distinção.
Somos convidados a testemunhar a salvação de Deus com alegria, com aclamações, com louvor e música. Que a nossa vida seja um reflexo da bondade divina, que possamos contagiar o mundo com a esperança que encontramos em Cristo, que ecoa como um cântico novo e constante.
Senhor, que nossos lábios e corações cantem incessantemente o seu louvor. Que sejamos instrumentos de sua salvação e justiça, irradiando sua alegria e paz a todos. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Mc 3,22-30)
— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22 os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: "Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno". 30 Jesus falou isso, porque diziam: "Ele está possuído por um espírito mau".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Jesus confronta a lógica perversa daqueles que atribuem suas obras divinas ao poder do mal, expondo a incoerência de Satanás agir contra si mesmo. Ele nos revela que a verdadeira batalha se trava entre a luz e as trevas, e que o poder de Deus se manifesta em obras de libertação e cura.
A passagem nos adverte contra a cegueira espiritual que nos impede de reconhecer a ação do Espírito Santo. Ela nos convida a discernir os sinais da graça divina e a não endurecer nossos corações diante da verdade, para que possamos experimentar o perdão e a misericórdia que Deus nos oferece.
Senhor, dai-nos a graça de reconhecer a sua presença e ação em nossas vidas. Afastai de nós todo o engano e malícia, para que possamos viver a verdade e proclamar o seu reino com fé e alegria. Amém.
CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS
Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 09h00 no Instagram de @tiosarva
"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo da Bíblia por dia.
Hoje, meditaremos sobre o Capítulo 22 do Livro de Gênesis. Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!
Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!
CLUBE TELEIOS: diariamente às 09h00 no Instagram - @tiosarva
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,
#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário