sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE - 17/01/2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE

Cor Litúrgica: Branco
1ª Semana do Tempo Comum | 17/01/2025 - Sexta-feira
Santo Antão, abade, Memória


A Liturgia Diária nos convida a refletir sobre a misericórdia, a fidelidade e o poder de Deus em nossa vida. As leituras de hoje nos revelam a importância de mantermos o coração aberto à voz do Senhor, confiando em Suas promessas e caminhando em fidelidade.

O Evangelho nos apresenta Jesus como Aquele que não apenas cura fisicamente, mas perdoa os pecados, restaurando completamente o ser humano. Que este momento de meditação nos leve a abrir o coração à Palavra de Deus, reconhecer Suas obras em nossa vida e assumir o compromisso de segui-Lo com fé e perseverança.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA


Primeira Leitura (Hb 4,1-5.11)
Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 1 tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2 Também nós, como eles, recebemos uma Boa-Nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3 enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: "Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso". Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4 Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: "E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras", 5 e ainda novamente: "Não entrarão no meu repouso". 11 Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

A Palavra nos alerta para a importância de aproveitarmos a oportunidade de entrar no repouso de Deus, ou seja, a plenitude de vida e comunhão com Ele. Essa promessa, porém, exige fé e obediência, pois apenas ouvir a Boa-Nova não basta se não a acolhemos no coração e a colocamos em prática. A leitura lembra que o repouso prometido está disponível para aqueles que perseveram e creem, mas os que endurecem seus corações, como no passado, ficam excluídos.

Para nossa vida, essa mensagem nos ensina a valorizar o chamado de Deus e a viver com fidelidade e empenho. Precisamos unir fé e obras, deixando de lado a desobediência e o comodismo. A promessa do repouso divino é um convite diário a renovarmos nosso compromisso com o Senhor, confiando em Sua Palavra e perseverando no caminho da salvação.

Senhor, dá-nos a graça de ouvir a Tua Palavra com fé e de vivê-la plenamente. Que possamos perseverar na obediência, buscando sempre o Teu repouso, que é vida eterna contigo. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA


Responsório Sl 77(78),3 e 4bc.6c-7.8 (R. cf. 7c) 

— Não vos esqueçais das obras do Senhor!

— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: As grandezas do Senhor e seu poder.
— Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos.
— Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O Salmo nos convida a recordar e transmitir as maravilhas realizadas por Deus, para que as próximas gerações também coloquem sua confiança n’Ele. É um apelo à fidelidade, ao reconhecimento da grandeza divina e à observância de Seus mandamentos. O salmista alerta contra o perigo de repetir os erros das gerações passadas, que foram rebeldes e de coração inconstante diante do Senhor.

Para nossa vida, o Salmo nos ensina a importância de manter viva a memória das obras de Deus, não apenas em nossa vida, mas na comunidade e na família. Devemos ser testemunhas da ação divina, incentivando os outros a confiar no Senhor e a permanecerem fiéis a Ele, evitando a infidelidade e o afastamento que nos afastam de Sua presença.

Senhor, ajuda-nos a lembrar e proclamar Tuas obras com gratidão, para que nossa fé seja um testemunho vivo para as próximas gerações. Que nossos corações permaneçam firmes e constantes no Teu amor. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO


Evangelho (Mc 2,1-12)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2 E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4 Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados". 6 Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7 "Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus". 8 Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: "Por que pensais assim em vossos corações? 9 O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11 eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!" 12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: "Nunca vimos uma coisa assim".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

A narrativa nos mostra Jesus em Cafarnaum, cercado por uma multidão enquanto anuncia a Palavra. Quatro homens, determinados a ajudar um paralítico, não se deixam deter pelos obstáculos e o levam até Jesus, abrindo o teto para descê-lo. A fé deles impressiona Jesus, que primeiro perdoa os pecados do paralítico, demonstrando Sua autoridade divina, e em seguida o cura, confirmando que Ele tem poder tanto de perdoar quanto de restaurar. A multidão fica maravilhada e louva a Deus por este sinal extraordinário.

Para nossa vida, esse Evangelho ensina que a fé perseverante e a solidariedade com os outros nos levam até Jesus. Assim como os amigos do paralítico, somos chamados a superar desafios para buscar o Senhor e a confiar em Sua misericórdia e poder. Além disso, Ele nos lembra que a cura mais profunda é a do coração, pelo perdão dos pecados, que nos reconcilia com Deus e restaura nossa verdadeira dignidade.

Senhor, aumenta a nossa fé e ajuda-nos a levar outros a Ti, confiando no Teu poder de perdoar e transformar vidas. Que nunca desistamos diante dos desafios, mas perseveremos na busca por Tua presença. Amém.

CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS

Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 09h00 no Instagram de @tiosarva

"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo da Bíblia por dia.

Hoje, meditaremos sobre o Capítulo 17 do Livro de Gênesis. Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!

Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!

CLUBE TELEIOS: diariamente às 09h00 no Instagram - @tiosarva

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,

#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo

Nenhum comentário: