quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE - 23/01/2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE

Cor Litúrgica: Verde
2ª Semana do Tempo Comum | 23/01/2025 - Quinta-Feira


Neste dia, a liturgia nos convida a contemplar a figura de Cristo, o sumo sacerdote eterno, cuja intercessão nos garante a salvação, e que se oferece como o único sacrifício perfeito. Somos chamados, como o salmista, a abraçar a vontade de Deus com alegria, a viver em obediência ao seu amor e a proclamar a sua justiça. No Evangelho, vemos a multidão sedenta por cura e libertação, que se aproxima de Jesus, demonstrando a urgência com que o ser humano busca a graça divina. Que as lições dessas leituras nos inspirem a viver em sintonia com o amor redentor de Cristo, buscando a vontade de Deus em cada passo de nossa jornada e testemunhando o seu poder transformador no mundo.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Hb 7,25-8,6)
Leitura da Carta aos Hebreus


Irmãos, 25 Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26 Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27 Ele não precisa, como os sumos sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28 A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1 O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2 Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por mão humana. 3 Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4 Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5 Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda: "Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha". 6 Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

A Carta aos Hebreus nos revela a grandiosidade do sacerdócio de Jesus, que se oferece como o único mediador perfeito entre Deus e a humanidade. Ele é o sumo sacerdote capaz de nos salvar para sempre, pois está sempre vivo para interceder por nós. Sua santidade, pureza e elevação acima dos céus o tornam o único sacrifício válido, oferecido uma vez por todas. A sua posição à direita de Deus nos céus, como ministro do santuário verdadeiro, demonstra que o seu poder e a sua glória transcendem a realidade terrena.

Esta passagem nos ensina que nossa fé não se baseia em rituais ou sacrifícios passageiros, mas na obra redentora de Cristo, que nos abre o acesso ao Pai. Somos chamados a viver com a certeza de que temos um intercessor constante junto a Deus, que nos capacita a perseverar na caminhada da fé. O seu sacerdócio perfeito e a sua aliança superior são a base da nossa esperança e da nossa salvação, e somos convidados a abraçar essa graça com gratidão e confiança.

Senhor, agradecemos pelo teu sacerdócio eterno e pela aliança superior que nos ofereces através de Cristo. Que a certeza da tua intercessão nos fortaleça na fé e nos inspire a viver de acordo com o teu amor. Que sejamos sempre gratos pela salvação que nos foi concedida e que possamos manifestar a tua graça em todas as nossas ações. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. cf. 8a.9a)


— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: "Eis que venho!" 
— Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"
— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: "É grande o Senhor!" os que buscam em vós seu auxílio.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Este salmo expressa a total entrega do salmista à vontade de Deus, uma oferta que transcende os sacrifícios materiais. O salmista compreende que o que agrada a Deus não são meras formalidades, mas um coração disposto a obedecer e amar sua lei. A sua alegria em fazer a vontade divina e em anunciá-la a todos é um convite para que cada um de nós abrace essa mesma atitude de entrega e obediência, com plena alegria e confiança.

A mensagem para nós é que a verdadeira adoração a Deus se encontra na obediência de coração e na disposição para viver de acordo com a sua vontade. Somos convidados a anunciar o amor e a justiça divina em nossa vida diária, para que todos possam experimentar a alegria de caminhar com o Senhor. Assim como o salmista, devemos nos alegrar em fazer a vontade de Deus e em testemunhar a sua grandeza diante de todos.

Senhor, que o exemplo do salmista nos inspire a buscar a tua vontade em cada momento da nossa vida. Ajuda-nos a fazer a tua vontade com alegria e a anunciar a tua justiça com coragem e fé. Que o nosso coração esteja sempre aberto a tua voz, e que a nossa vida seja um testemunho da tua grandeza. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mc 3,7-12)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8 E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus!" 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

A cena do Evangelho nos apresenta uma multidão que busca Jesus com intensidade, vinda de todos os cantos, movida pela esperança da cura e da libertação. A fama de Jesus se espalha rapidamente, atraindo aqueles que sofrem e aqueles que buscam um sentido para a vida. Ele cura e liberta, confirmando seu poder sobre o mal, e ao mesmo tempo, ordena o silêncio sobre sua verdadeira identidade, mostrando que sua missão não se limita a curar o corpo, mas a tocar as almas.

Este trecho nos convida a refletir sobre a nossa busca por Deus. Será que a nossa fé se assemelha à busca da multidão, que se joga sobre Jesus com esperança e necessidade? Ou será que estamos tão preocupados em entender o mistério de Cristo, que nos esquecemos do chamado para viver o seu amor? A atitude de Jesus, que cura e liberta, nos mostra o caminho para que sejamos instrumentos de cura e de graça para o mundo.

Senhor, que a busca sincera da multidão que te seguia nos inspire a buscar também a tua presença em cada momento da nossa vida. Que a tua graça nos cure de todas as nossas enfermidades, e que a nossa fé seja uma fonte de esperança para aqueles que sofrem. Ajuda-nos a reconhecer a tua presença em cada pessoa que encontramos, e nos fortalece para que sejamos testemunhas do teu amor. Amém.

CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS

Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 09h00 no Instagram de @tiosarva

"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo da Bíblia por dia.

Hoje, meditaremos sobre o Capítulo 22 do Livro de Gênesis. Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!

Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!

CLUBE TELEIOS: diariamente às 09h00 no Instagram - @tiosarva

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,

#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo

Nenhum comentário: