LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE
Cor Litúrgica: Verde
3ª Semana do Tempo Comum | Sábado | 01/02/2025
A liturgia deste dia nos convida a refletir sobre a natureza da fé, a ação salvífica de Deus e a presença de Cristo em nossas vidas. A Carta aos Hebreus nos apresenta a fé como a certeza da esperança, recorda o exemplo de fé de Abraão e nos exorta a viver como peregrinos rumo à pátria celeste. O Salmo nos celebra a ação de Deus que nos envia um Salvador, libertando-nos do poder do inimigo e nos convidando a viver em santidade e justiça. O Evangelho nos mostra o poder de Jesus sobre a natureza, nos ensinando a confiar nele mesmo nos momentos mais difíceis e a não nos deixar abater pelo medo e pela dúvida. Diante dessas leituras, somos chamados a cultivar uma fé que se manifesta na obediência, na esperança e na confiança, sabendo que Deus está sempre conosco, guiando-nos e protegendo-nos em nossa jornada rumo à vida eterna.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Hb 11,1-2.8-19)
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos, 1 a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2 Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9 Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. 10 Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11 Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12 É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão "comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar". 13 Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14 Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15 e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16 Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17 Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18 do qual havia sido dito: "É em Isaac que uma descendência levará o teu nome". 19 Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho - o que é também um símbolo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
A Carta aos Hebreus nos apresenta a fé como a certeza do que esperamos e a convicção do que não vemos, recordando o exemplo de fé de Abraão, que obedeceu ao chamado de Deus sem hesitar, peregrinando rumo à terra prometida. Abraão e seus descendentes viveram como estrangeiros neste mundo, fixando seus corações na pátria celeste.
Essa passagem nos convida a cultivar uma fé que se manifesta na obediência a Deus, na esperança na promessa divina e na certeza da vida eterna. Somos chamados a não nos apegar às coisas passageiras deste mundo, mas a fixar nosso olhar na cidade celestial que Deus preparou para nós.
Senhor, que a sua graça nos inspire a viver a fé com a mesma coragem e esperança de Abraão e dos nossos antepassados. Que a nossa vida seja uma peregrinação rumo à pátria celestial, onde encontraremos a verdadeira felicidade. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Lc 1,69-70.71-72.73-75 (R. cf. 68)
— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.
— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O salmo proclama a ação salvífica de Deus, que fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, cumprindo as promessas feitas aos profetas desde os tempos antigos. Este Salvador veio para nos libertar do poder dos inimigos, manifestando a misericórdia divina e renovando a aliança com Abraão, o nosso pai na fé.
Essa passagem nos convida a celebrar a salvação que nos foi dada em Jesus Cristo, o Salvador que nos liberta do pecado e do mal. Somos chamados a viver em santidade e justiça, servindo a Deus sem temor, com a certeza de sua fidelidade e misericórdia em nossas vidas.
Senhor, que o nosso coração se encha de gratidão por sua salvação. Que a sua graça nos fortaleça, para que possamos viver em santidade e justiça, servindo-o com amor e fidelidade em todos os nossos dias. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Mc 4,35-41)
— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para todo o que nele crer, encontre a vida eterna.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?" 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Jesus, ao atravessar o mar com seus discípulos, demonstra seu poder sobre a natureza, acalmando a tempestade e repreendendo a falta de fé dos discípulos. Ele nos revela que sua presença é a garantia da nossa segurança e que, mesmo nos momentos mais difíceis, não devemos temer, mas confiar em seu poder.
Essa passagem nos convida a depositar nossa confiança em Jesus, reconhecendo que Ele está presente em nossa vida e que tem poder sobre todas as situações. Somos chamados a não nos deixar abater pelo medo e pela dúvida, mas a crer no poder de Deus que se manifesta através de Cristo, nosso Senhor.
Senhor, que a sua presença nos fortaleça nos momentos de tempestade. Que a sua graça nos inspire a confiar em seu poder e a superar os medos e as dúvidas que nos afligem. Que a nossa fé se fortaleça no seu amor. Amém.
CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS
Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 09h00 no Instagram de @tiosarva
"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo da Bíblia por dia.
Hoje, meditaremos sobre o Capítulo 32 do Livro de Gênesis. Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!
Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!
CLUBE TELEIOS: diariamente às 10h00 no Instagram - @tiosarva
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,
#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário