terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE - 11/02/2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE

Cor Verde
5ª Semana do Tempo Comum | Terça-Feira | 11/02/2025
Nossa Senhora de Lourdes


Desde o princípio, Deus manifesta Seu amor e poder na criação. A primeira leitura nos revela a conclusão da obra criadora: o Senhor forma os seres vivos, concede ao homem e à mulher a dignidade de Sua imagem e descansa no sétimo dia, abençoando e santificando a criação.

O salmo proclama a grandeza de Deus e a honra concedida à humanidade, que recebeu d’Ele o domínio sobre a terra.

Já no Evangelho, Jesus ensina que a verdadeira fidelidade não está em meros rituais externos, mas em um coração voltado para Deus, que vive Sua Palavra com autenticidade.

Neste dia, celebramos a Memória de Nossa Senhora de Lourdes. Em Suas aparições a Santa Bernadette, Maria nos convida à oração e à conversão, recordando-nos da misericórdia de Deus.

Que, a exemplo da Virgem, possamos viver nossa fé com pureza de coração, colocando a Palavra de Deus acima de qualquer costume humano.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Gn 1,20-2,4a)
Leitura do Livro do Gênesis


Deus disse: "Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu". 21 Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22 E Deus os abençoou, dizendo: "Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra". 23 Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia. 24 Deus disse: "Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies". E assim se fez. 25 Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies e todos os répteis do solo, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 26 Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra". 27 E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra". 29 E Deus disse: "Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento". E assim se fez. 31 E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1 E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2 No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4a Esta é a história do céu e da terra, quando foram criados.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

No relato da criação, vemos a plenitude da obra de Deus. Ele cria os seres vivos, ordena a multiplicação da vida e estabelece a harmonia entre todas as criaturas. No auge da criação, forma o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, conferindo-lhes dignidade e autoridade sobre a terra. No sétimo dia, Deus descansa, abençoando e santificando esse tempo, revelando a importância do repouso sagrado.

Esse trecho nos ensina que tudo o que Deus criou é bom e possui um propósito. Somos chamados a reconhecer nossa identidade como imagem de Deus e a viver de acordo com Sua vontade. Além disso, o descanso do sétimo dia nos lembra que a vida não deve ser apenas trabalho, mas também comunhão com o Criador, reservando tempo para a oração e para o louvor.

Senhor, obrigado pelo dom da criação e por nos fazer à Tua imagem. Ensina-nos a cuidar do que nos foi confiado e a buscar em Ti o verdadeiro repouso. Santifica nossos dias para que possamos viver conforme o Teu plano de amor.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)


— Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

— Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"
— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:
— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O Salmo nos convida a contemplar a grandeza de Deus refletida na criação. Ao olhar para os céus, para a lua e as estrelas, percebemos quão magnífica é a obra divina. Diante dessa imensidão, o salmista se pergunta: “Quem é o homem para que Deus se lembre dele e o trate com carinho?”. A resposta é surpreendente: Deus nos fez pouco abaixo d'Ele, coroando-nos de glória e dando-nos autoridade sobre toda a criação.

Esse Salmo nos recorda nossa dignidade e responsabilidade. Criados à imagem e semelhança de Deus, somos chamados a administrar com amor e respeito o mundo que Ele nos confiou. O universo proclama a grandeza do Criador, e nossa vida deve ser um louvor constante a Ele.

Senhor, contemplamos maravilhados a Tua criação e Te louvamos pela grandeza do Teu nome. Ajuda-nos a reconhecer o valor que nos deste e a viver segundo a Tua vontade, cuidando com amor do que nos foi confiado.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mc 7,1-13)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Os fariseus e mestres da Lei questionam Jesus sobre a prática dos discípulos que comiam sem lavar as mãos, seguindo mais a tradição dos homens do que os mandamentos divinos. Jesus responde com dureza, citando Isaías: "Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim". Ele denuncia a hipocrisia de quem coloca regras humanas acima da vontade de Deus, esvaziando a verdadeira vivência da fé.

Essa passagem nos convida a examinar nosso coração. Será que estamos mais preocupados com aparências e costumes externos do que com a essência do Evangelho? Deus nos chama a uma fé autêntica, vivida no amor e na obediência sincera à Sua Palavra, e não apenas em ritos vazios.

Senhor, livra-nos da hipocrisia e ajuda-nos a seguir os Teus mandamentos com um coração sincero. Que nossa fé não seja apenas de palavras, mas se manifeste em atitudes que Te agradam.

CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS

Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 10h00 no Instagram de @tiosarva ou no Youtube @sarvayuki

"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo de algum livro da Bíblia por dia.

Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!

Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!

CLUBE TELEIOS: diariamente às 10h00 no Instagram - @tiosarva ou no Youtube @sarvayuki

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,

#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo

Nenhum comentário: