sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE - 14/02/2025

LITURGIA DIÁRIA COM LEITURA ORANTE

Cor Branco
5ª Semana do Tempo Comum | Sexta-Feira | 14/02/2025
São Cirilo, monge e São Metódio, bispo, Memória


As leituras de hoje nos revelam a profundidade da relação entre Deus e a humanidade, desde a criação até a restauração da comunhão com Ele.

No Gênesis, vemos a astúcia da serpente e a fragilidade do homem diante da tentação, resultando no pecado original e na perda da inocência. O Salmo nos lembra que, apesar do pecado, a misericórdia de Deus está sempre disponível para aqueles que se arrependem e buscam Seu perdão. Já no Evangelho, encontramos Jesus restaurando a dignidade de um homem surdo e mudo, mostrando que Ele veio para curar não apenas nossas enfermidades físicas, mas também abrir nossos ouvidos e coração para a Verdade.

Essas passagens nos convidam a reconhecer nossas fraquezas, buscar o perdão divino e permitir que Cristo nos transforme, libertando-nos de tudo o que nos impede de escutá-Lo e anunciar Sua Palavra.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Gn 3,1-8)
Leitura do Livro do Gênesis


A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: "É verdade que Deus vos disse: 'Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?'" 2 E a mulher respondeu à serpente: "Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: 'Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis.'" 4 A serpente disse à mulher: "Não, vós não morrereis. 5 Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal". 6 A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7 Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

A narrativa da queda do homem revela a astúcia da serpente ao induzir Eva a duvidar da bondade de Deus. O desejo de ser "como Deus" levou à desobediência, resultando na abertura dos olhos para a própria nudez e no medo que os fez se esconder. O pecado rompe a comunhão com Deus, trazendo vergonha e afastamento.

Quantas vezes somos seduzidos por promessas enganosas e preferimos nossa própria vontade à vontade de Deus? O pecado sempre nos parece atraente, mas suas consequências são a separação e o medo. Precisamos estar atentos para não cair nas armadilhas do inimigo e buscar sempre a confiança na Palavra do Senhor.

Senhor, dai-me discernimento para reconhecer as mentiras do inimigo e força para resistir às tentações. Que eu não me afaste de Vós, mas permaneça na Vossa presença, confiando na Vossa verdade e amor. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 31,1-2.5. 6.7 (R. cf. 1a)


— Feliz aquele cuja falta é perdoada!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: "Eu irei confessar meu pecado!" E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.
— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O salmo exalta a felicidade daquele que recebe o perdão de Deus. A confissão sincera dos pecados traz alívio e restaura a comunhão com o Senhor. Deus é refúgio e proteção para os que O buscam com um coração contrito, concedendo-lhes alegria e salvação.

A misericórdia de Deus está sempre disponível para aqueles que se arrependem e buscam o Seu perdão. Devemos reconhecer nossas falhas e confiar na graça divina, pois só assim encontraremos verdadeira paz e libertação do peso do pecado.

Senhor, agradeço pela Vossa infinita misericórdia. Ajudai-me a reconhecer minhas faltas e a confiar no Vosso perdão. Que eu nunca esconda de Vós minha miséria, mas me entregue com humildade à Vossa graça. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mc 7,31-37)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O Evangelho narra a cura de um homem surdo e com dificuldades na fala. Jesus, com um gesto concreto, toca seus ouvidos e sua língua, dizendo "Efatá", que significa "Abre-te!". O milagre acontece imediatamente, e o homem passa a ouvir e falar corretamente. A multidão se maravilha, reconhecendo que Jesus faz tudo bem.

Muitas vezes estamos espiritualmente surdos e mudos, incapazes de ouvir e proclamar a Palavra de Deus. Jesus deseja abrir nossos ouvidos para a Verdade e soltar nossa língua para testemunhar Sua graça. Devemos permitir que Ele toque nosso coração e nos transforme.

Senhor, toca meus ouvidos para que eu escute Vossa voz e minha língua para que proclame Vossas maravilhas. Abre-me à Vossa graça e fazei de mim um testemunho vivo do Vosso amor. Amém.

CONVITE ESPECIAL: PARTICIPE DO CLUBE TELEIOS

Participe do Clube Teleios, nosso grupo de leitura diária da Bíblia, que acontece às 10h00 no Youtube @sarvayuki

"Teleios" significa plenitude e maturidade espiritual, e juntos buscamos crescer na fé, lendo e refletindo um capítulo de algum livro da Bíblia por dia.

Não perca essa oportunidade de aprofundar sua relação com a Palavra de Deus e viver em comunhão com outros cristãos. Te esperamos!

Junte-se a nós e venha trilhar esse caminho de crescimento espiritual!

CLUBE TELEIOS: diariamente às 10h00 no Youtube @sarvayuki

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS:
Autor: Dermeval Pereira Neves
Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

Liturgia Diária, Evangelho do Dia, Palavra de Deus, Salvação, Fé cristã, Seguimento de Cristo, Bíblia Sagrada, Carta aos Hebreus, Salmo Responsorial, Evangelho de Marcos, Cura e libertação, Oração e missão, Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, Aliança de Deus, Reflexão bíblica, Clube Teleios, Leitura da Bíblia,

#LiturgiaDiária #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #ClubeTeleios #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo

Nenhum comentário: