domingo, 11 de abril de 2021

LITURGIA DOMINICAL – 11/04/2021

2.º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

 “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (Jo 20,29).

Num só coração e numa só alma, nos reunimos no Dia do Senhor para glorificar a Vida que vence a morte. Cristo Ressuscitado, nossa Páscoa e certeza definitiva, se manifesta à sua Igreja reunida, que somos nós, os batizados, e nos oferece o dom da paz, fruto de sua ressurreição. Hoje a Igreja celebra a Divina Misericórdia. Sem excluir ninguém, Deus quer manifestar o seu amor incondicional, oferecendo por meio daquele que apresenta as marcas da Paixão, o perdão e a reconciliação a todos que o buscam.

Neste segundo domingo da Páscoa, queremos bendizer ao Deus da Vida pela ressurreição do seu Filho Jesus. Ele comunica à comunidade dos Apóstolos e também a nossa, pelo Espírito Santo, a alegria, a partilha fraterna e a vida nova. Hoje é o domingo da "Divina Misericórdia". Somos convidados a deixar de lado o medo que nos impede de sermos autênticas testemunhas do Ressuscitado. Acolhamos o dom da paz e da reconciliação que Jesus nos oferece. Que a sua paz e misericórdia estejam sempre conosco e o seu Espírito Santo guie a nossa fé, levando-nos a confessar: "Meu Senhor e meu Deus".

TEMPO PASCAL

O Tempo Pascal encerra grandes mistérios que a Igreja celebra.

Os cinqüenta dias que se prolongam desde o Domingo da Ressurreição até ao Domingo do Pentecostes celebram-se na alegria e exultação como um único dia de festa, melhor, como «um grande domingo»” (Santo Atanásio, Epístola Festa, 1: PG 26, 1366; cit. in NGALC, 22). Todo o Tempo da Páscoa é igualmente Páscoa: “Os domingos deste tempo são considerados como ‘Domingos da Páscoa’; por isso, os domingos que se seguem ao Domingo da Ressurreição designam-se domingos II, III, IV, V, VI, VII da Páscoa” (NGALC, 23).


LEITURAS DA MISSA


Primeira Leitura (Atos 4,32-35)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

4 32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. 33 Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. 34 Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, 35 e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!

Salmo Responsorial 117/118

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
“Eterna é a sua misericórdia!”

A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Aarão agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
Os que temem o Senhor agora o digam:
“Eterna é a sua misericórdia!”

Empurraram-me, tentando derrubar,
mas veio o Senhor em meu socorro.
O Senhor é minha força e o meu canto
e tornou-se para mim o salvador.
“Clamores de alegria e de vitória
Ressoem pelas tendas dos fiéis”.

“A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se agora a pedra angular”.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!


Segunda Leitura (1 João 5,1-6)
Leitura da primeira carta de são João.

5 1 Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, 4 porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO (Jo 20,29)
Aleluia, aleluia, aleluia!
Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto.


Evangelho (João 20,19-31)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

20 19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco"! 20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 21 Disse-lhes outra vez: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós". 22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos". 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Os outros discípulos disseram-lhe: "Vimos o Senhor". Mas ele replicou-lhes: "Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei"! 26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco"! 27 Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé". 28 Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Disse-lhe Jesus: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" 30 Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória à Vós Senhor!


LITURGIA DA SEMANA DE 12 A 18 DE ABRIL

12.04 - 2ª Br - At 4,23-31, Sl 2, Jo 3,1-8 - São Júlio I
13.04 - 3ª Br - At 4,32-37, Sl 92(93), Jo 3,7b-15 - São Martinho I
14.04 - 4ª Br - At 5,17-26, Sl 33(34), 2-3.4-5.6-7.8-9, Jo 3,16-21 - Santa Liduína
15.04 - 5ª Br - At 5,27-33, Sl 33(34), Jo 3,31-36 - São Cesar de Bus
16.04 - 6ª Br - At 5,34-42, Sl 26(27), Jo 6,1-15 - Santa Bernadete Soubirous
17.04 - Sb Br - At 6,1-7, Sl 32(33), Jo 6,16-21 - Santo Aniceto
18.04 - Dom Br -3ºPáscoa- At 3,13-15.17-19, Sl 4(5), 1Jo 2,1-5a, Jo Lc 24,35-48 - São Galdino

Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

 

 

Nenhum comentário: