domingo, 11 de abril de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

PAZ E MISERICÓRDIA


Dom Angelo Ademir Mezzari, RCJ
Bispo Auxiliar de São Paulo

Iniciamos o tempo pascal e a liturgia nos ajuda a viver o grande mistério da nossa fé, a Ressurreição de Jesus, o Cristo. A Igreja nos convida a celebrar os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes com imensa alegria e exultação, como se fossem uma grande festa, um grande domingo. Por isso mesmo se chamam “domingos da Páscoa”, como este segundo, chamado da “Divina Misericórdia”.

Somos chamados a ser um sinal visível de Cristo, testemunhando a sua misericórdia, no perdão e na paz. Jesus, o Ressuscitado, está presente na vida da comunidade, se sente a sua presença na ação do Espírito que vai conduzindo a Igreja, para realizar o Reino de Deus (Jo 20, 19- 31).

A presença do Ressuscitado faz a comunidade cristã ser igreja de portas abertas, em saída. De fato, Jesus se apresenta no meio da comunidade saúda os discípulos com a saudação da plenitude dos bens messiânicos – “shalom” – a paz. Fruto é a alegria, que abre à missão, enviados pela força do Espírito Santo.

Os discípulos, e a Igreja, continuam a missão de Jesus, manifestando por palavras e obras o amor gratuito e misericordioso do Pai. Na dúvida de Tomé, sua incredulidade, diante do Cristo Ressuscitado, temos a sua resposta decidida, “Meu Senhor e meu Deus”, confirmando sua fidelidade.

Em tudo e sempre, a paz e a misericórdia, na fé, para que “acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20, 31). Só o amor é verdadeiramente extraordinário, pois Deus é amor ( 1 Jo 5,1-6). Sua paternidade é universal e se encarna nas relações fraternas entre as pessoas, pois amamos a Deus guardando seus mandamentos.

Que bela e sugestiva Palavra: “Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos” (1 Jo 5,3). Sede amorosos e misericordiosos, como vosso Pai é cheio de misericórdia e compaixão. No centro do anúncio e testemunho cristão o amor ao próximo como expressão do amor a Deus. Deus é Pai de todos, nós somos seus filhos e filhas, somos todos irmãos. A fé consiste na adesão plena a Jesus Cristo até a entrega da própria vida, sustentados pelo Espírito da verdade, com fidelidade. Não sejamos incrédulos, mas fiéis.

O retrato da vida e missão das primeiras comunidades (At 4,32-35) nos mostra um mundo novo, uma nova realidade, um só coração, uma só alma, tudo em comum, testemunhando a ressurreição do Senhor, praticando seu projeto de amor. Esta unidade e comunhão expressa a vitória de Cristo sobre a morte, tendo como sinal e fruto a partilha, para que ninguém passe necessidade, vivam com dignidade.

É a verdadeira paz, com justiça, na gratuidade, onde a vida é plena e abundante. É justamente no Cenáculo – Evangelho de hoje – que está o grande anúncio da misericórdia divina e onde Jesus confia aos apóstolos o seu ministério. Ao mostrar-lhes as mãos e o lado, ou seja, suas chagas, as feridas da paixão, diz : “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também vos envio....Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos” (Jo 20,21-23).

É deste coração ferido, onde corre “sangue e água” (Jo 19,34) que nasce a grande onda de misericórdia que inunda a humanidade. Sangue que evoca o sacrifício da cruz e o dom eucarístico, água que recorda não somente o batismo, mas também o dom do Espírito Santo.

Deixemo-nos inundar pela misericórdia divina. Que a paz do Ressuscitado nos abra o coração para a missão, somos enviados a evangelizar, como discípulos missionários do Senhor.

Fonte: http://regiaoipiranga.com.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b_-_28_-_2o_domingo_de_pascoa.pdf

 

 

Nenhum comentário: