segunda-feira, 19 de maio de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 19/05/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
5ª Semana da Páscoa | Segunda-feira | 19/05/2025


Com alegria pascal, iniciamos a Leitura Orante deste dia 19 de maio de 2025, segunda-feira da 5ª Semana do Tempo Pascal, mergulhando nas promessas e exigências da vida em Cristo. A Primeira Leitura, retirada dos Atos dos Apóstolos, mostra o zelo de Paulo e Barnabé diante da idolatria, reafirmando que só Deus merece louvor e glória. O Salmo reforça essa verdade: “Não a nós, Senhor, mas ao vosso nome seja a glória!”, exortando-nos a rejeitar os ídolos e reconhecer o Senhor como Criador e sustentador de tudo. Por fim, no Evangelho, Jesus revela que o amor verdadeiro se manifesta na obediência à sua Palavra, e promete o envio do Espírito Santo, que será o grande Mestre interior, recordando tudo o que Ele nos ensinou.

Estas leituras nos conduzem à essência da fé cristã: viver para a glória de Deus, obedecer por amor e abrir o coração à ação do Espírito Santo, que faz de nós morada viva da Trindade. Que esta Leitura Orante desperte em nós o desejo de amar mais profundamente, servir com humildade e testemunhar com fidelidade o Cristo Ressuscitado.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 14,5-18)
Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, em Icônio, 5 Pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6 Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7 Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8 Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9 Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: "Levanta-te direito sobre os teus pés". O homem deu um salto e começou a caminhar. 11 Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: "Os deuses desceram entre nós em forma de gente!" 12 Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13 Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 14 Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15 "Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16 Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17 No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações". 18 E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Paulo e Barnabé, perseguidos por judeus e pagãos em Icônio, fogem para Listra, onde continuam firmes na missão de anunciar o Evangelho. Ali, ao curar um paralítico de nascença, despertam a admiração exagerada do povo, que os confunde com deuses. A resposta dos apóstolos é clara: rejeitam qualquer adoração e apontam para o verdadeiro Deus, Criador de tudo, chamando à conversão e ao abandono dos ídolos. O foco da narrativa está tanto no poder do Evangelho, que transforma vidas, quanto no zelo dos apóstolos em manter a fé pura e orientada para Deus.

Diante dessa Palavra, somos chamados a reconhecer que, muitas vezes, também nos deixamos enganar por ídolos modernos: fama, poder, dinheiro, vaidade, ideologias... A atitude de Paulo e Barnabé nos exorta a devolver a glória a Deus em tudo o que fazemos, não permitindo que sejamos exaltados ou que desviemos os outros do verdadeiro sentido da vida cristã. Evangelizar é dar testemunho com humildade, lembrando que somos apenas instrumentos do Senhor.

Senhor Deus, livra-nos de toda idolatria, mesmo das mais sutis que se escondem sob aparências de virtude. Dá-nos um coração humilde, como o de Paulo e Barnabé, para jamais aceitar glória que só a Ti pertence. Que em tudo sejamos sinais vivos do Teu amor e da Tua verdade. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsorial Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1)


— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos:  "Onde está o seu Deus, onde está?" 
— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. 
— Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor,  mas a terra ele deu para os homens.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O salmista eleva um louvor que rejeita toda vanglória humana, reconhecendo que somente ao Senhor pertence a glória, pois Ele é amor e verdade. Enquanto os ídolos das nações são feitos por mãos humanas, o nosso Deus está nos céus, soberano e livre, realizando tudo conforme a sua vontade. O salmo reforça que o Deus verdadeiro é o Criador de tudo, Aquele que abençoa o seu povo e confia a terra aos homens.

Essa Palavra nos convida a examinar onde temos colocado nossa confiança: será no Deus vivo ou nas obras humanas, passageiras e enganosas? Vivemos num mundo que facilmente idolatra riquezas, fama, tecnologia ou até mesmo a própria razão. Precisamos constantemente recordar que só Deus merece nossa adoração, e que nossas ações devem glorificar o Seu nome, e não o nosso.

Senhor, que em minha vida tudo seja para tua glória. Livra-me do orgulho, da vaidade e dos ídolos silenciosos que ocupam o teu lugar em meu coração. Ensina-me a reconhecer tua soberania e a viver com gratidão, sabendo que a terra é dom teu confiado a nós. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 14,21-26)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21 "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele". 22 Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?" 23 Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Jesus nos revela que o verdadeiro amor por Ele se manifesta na obediência aos seus mandamentos. Não se trata de uma obediência fria ou legalista, mas de uma adesão amorosa à sua Palavra. A promessa é grandiosa: quem assim ama será amado pelo Pai, e Cristo se manifestará a ele. A esse amor fiel, Deus responde com intimidade — vem habitar no coração do discípulo. E Jesus anuncia ainda a vinda do Espírito Santo, o Defensor, que ensinará e recordará tudo o que Ele transmitiu.

Somos convidados a refletir: estamos realmente amando Jesus? Guardar sua Palavra implica conhecê-la, meditá-la e aplicá-la na vida. Muitos desejam sinais e manifestações de Deus, mas ignoram que Ele se revela a quem o ama com sinceridade e obedece à sua vontade. O Espírito Santo é o dom que nos torna capazes de lembrar e viver o que Jesus nos ensinou. Ele é a presença viva de Deus em nós, nosso conselheiro e guia.

Senhor Jesus, eu quero amar-te de verdade, acolhendo tua Palavra no coração e na vida. Vem, Espírito Santo, Defensor e Mestre, grava em mim os ensinamentos do Cristo e ensina-me a obedecer com alegria. Que eu seja morada viva de Deus, templo da sua presença de amor. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: