LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Branco
5ª Semana da Páscoa | Quinta-Feira | 22/05/2025
Neste 22 de maio de 2025, quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa, a Liturgia da Palavra nos conduz à essência da vida cristã: a graça da salvação, a alegria do Evangelho e o amor que permanece. A Primeira Leitura apresenta um momento decisivo no Concílio de Jerusalém, onde Pedro, Paulo, Barnabé e Tiago, guiados pelo Espírito Santo, reconhecem que Deus não faz distinção entre judeus e gentios, e que todos são salvos pela graça de Jesus Cristo. A fé é o que purifica os corações, e não a imposição de ritos antigos.
O Salmo reforça o espírito missionário da Igreja: é preciso anunciar a salvação e as maravilhas do Senhor entre todas as nações, com um canto novo que proclame a glória do seu reinado. No Evangelho, Jesus nos revela que a plenitude da alegria nasce da permanência no seu amor. Amar, obedecer e permanecer unidos a Ele é o segredo da verdadeira alegria cristã.
As leituras de hoje nos recordam que a vida em Cristo não é um fardo, mas uma experiência de graça, liberdade e comunhão, que nos impulsiona à missão. Que este dia nos ajude a redescobrir a beleza de sermos amados por Deus e chamados a espalhar sua luz pelo mundo.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (At 15,7-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 7 Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8 Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9 E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10 Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais e nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11 Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles". 12 Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13 Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: "Irmãos, ouvi-me: 14 Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15 Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16 'Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17 a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18 conhecidas há muito tempo'. 19 Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20 Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21 Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que o lêem todos os sábados nas sinagogas".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Após intensa discussão na assembleia em Jerusalém, é Pedro quem se levanta para lembrar que a salvação dos pagãos não depende da observância da Lei de Moisés, mas sim da graça do Senhor Jesus Cristo. Ele afirma que Deus não faz distinção entre judeus e gentios, pois purificou a todos mediante a fé. Paulo e Barnabé testemunham os sinais e prodígios entre os pagãos, e Tiago, com sabedoria, propõe não impor um peso desnecessário aos convertidos, mas apenas algumas normas básicas de convivência e respeito. A decisão é tomada em comunhão, com escuta do Espírito e da experiência missionária.
Essa leitura é um marco na história da Igreja: mostra como o discernimento comunitário, guiado pelo Espírito Santo, supera barreiras culturais e religiosas em nome da unidade e da salvação. É um chamado à abertura de coração, ao diálogo e à confiança na ação de Deus, que conduz todos os povos ao seu Nome. Também hoje somos convidados a abandonar pesos desnecessários e a valorizar o essencial: a fé em Cristo e a vivência do amor.
Senhor Jesus, que tua Igreja caminhe sempre na luz do Espírito Santo, aberta à tua vontade e atenta aos sinais da tua ação no mundo. Livra-nos dos fardos que oprimem e não salvam, e ensina-nos a acolher com alegria todos os que te buscam com sinceridade. Que vivamos na liberdade da tua graça e na unidade do teu amor. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsorial Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. cf. 3)
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O salmista nos convida a entoar um canto novo ao Senhor, proclamando sua salvação e glória entre todas as nações. O louvor a Deus não deve se restringir ao povo de Israel, mas deve alcançar todos os povos, pois o Senhor é Rei do universo, e suas maravilhas são dignas de serem anunciadas em toda a terra. Ele firmou a criação de modo inabalável, e seu reinado é justiça e fidelidade.
Esta Palavra é um apelo missionário: somos chamados a anunciar com alegria as maravilhas do Senhor. Cada dia é uma nova oportunidade de evangelizar com nossas palavras e atitudes. O mundo precisa conhecer a salvação que vem de Deus, e cabe a nós, discípulos de Cristo, sermos instrumentos desse anúncio. Louvar ao Senhor é também testemunhar sua presença e seu poder transformador.
Senhor Deus, renova em mim o fervor da missão. Que eu cante a tua glória com minha vida e proclame tua salvação aos que me cercam. Dá-me um coração missionário, sensível à tua vontade, para que teu Reino seja conhecido e amado por todos os povos. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Jo 15,9-11)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Jesus revela aos discípulos a profundidade do seu amor: assim como Ele é amado pelo Pai, Ele também nos ama. E convida: “Permanecei no meu amor”. A permanência nesse amor não é passiva, mas ativa, concretizada pela fidelidade aos mandamentos. Jesus nos mostra o caminho da verdadeira alegria: obedecer por amor, assim como Ele mesmo obedeceu ao Pai. Essa alegria não é passageira, mas plena, enraizada na comunhão com Deus.
Essa Palavra nos convida a um relacionamento íntimo e contínuo com Jesus, sustentado pela obediência amorosa. Guardar os seus mandamentos não é um peso, mas uma resposta ao amor recebido. Quando vivemos em Cristo e fazemos da sua vontade a nossa, experimentamos uma alegria profunda, que nada pode tirar. A alegria cristã nasce da certeza de sermos amados e da liberdade de amar com o mesmo amor.
Senhor Jesus, obrigado por me amar com o mesmo amor com que és amado pelo Pai. Ensina-me a permanecer em teu amor guardando tua Palavra com alegria e fidelidade. Que a tua alegria esteja em mim, e que a minha vida seja um reflexo do teu amor no mundo. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário