LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Branco
6ª Semana de Páscoa | Quarta-feira | 28/05/2025
A Liturgia da Palavra neste dia nos conduz a uma profunda reflexão sobre a busca de Deus e o caminho que Ele nos oferece para encontrá-lo e viver na sua verdade. A missão de anunciar o Evangelho é sempre um desafio que exige diálogo, sabedoria e coragem, como vemos na experiência de São Paulo em Atenas. Ele soube utilizar a própria religiosidade do povo grego para anunciar o Deus verdadeiro, aquele que dá sentido à vida e a tudo o que existe.
O Salmo entoa um louvor cósmico, convidando toda a criação — anjos, reis, jovens, idosos e crianças — a bendizer o Senhor, cuja glória enche o céu e a terra. Já no Evangelho, Jesus revela que o Espírito da Verdade nos guiará na descoberta dos mistérios de Deus, conduzindo-nos à plena verdade e à comunhão com o Pai e o Filho.
Que possamos hoje abrir nossa mente e nosso coração à ação do Espírito Santo, que ilumina nosso entendimento, fortalece nossa fé e nos conduz no caminho da verdade. Que como Paulo, sejamos também testemunhas corajosas e alegres do Deus vivo em meio ao mundo.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (At 17,15.22-18,1)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 15 os que conduziram Paulo, levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram. 22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: "Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23 Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: 'Ao Deus desconhecido'. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer, é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26 De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27 Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: 'Somos da raça do próprio Deus'. 29 Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31 pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos". 32 Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: "Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião". 33 Assim Paulo saiu do meio deles. 34 Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1 Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Nesta passagem, contemplamos Paulo em missão na cidade de Atenas, centro da cultura, da filosofia e da religiosidade pagã. Diante do povo, no Areópago, ele se vale de uma realidade local — um altar dedicado "ao Deus desconhecido" — para anunciar o Deus verdadeiro, Criador do céu e da terra, que não habita em templos feitos por mãos humanas. Ele revela que este Deus deseja ser conhecido, amado e adorado, e que agora convida todos à conversão, pois estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de Jesus Cristo, a quem ressuscitou dos mortos. A mensagem de Paulo toca alguns, que abraçam a fé, como Dionísio e Dâmaris.
A Palavra nos ensina que Deus não está distante de nós. Ele se deixa encontrar por aqueles que o buscam com sinceridade, e deseja ser conhecido por todos. Também somos chamados, como Paulo, a sermos missionários nos ambientes em que vivemos — na família, no trabalho, na sociedade —, sabendo dialogar com amor, sabedoria e coragem, mostrando que nossa vida tem sentido pleno quando vivemos “nele, nos movemos e existimos”.
Oremos: Senhor Deus, Tu és o Deus vivo e verdadeiro, que não está longe de nós. Ajuda-nos a te buscar de todo o coração e a viver na tua presença. Dá-nos a coragem de anunciar teu amor e tua salvação, como fez o apóstolo Paulo, e que também a nossa vida seja sinal da tua graça e da tua verdade no mundo. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsorial Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd
— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
— Ele exaltou seu povo eleito em poderio ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Este salmo é um hino grandioso de louvor universal. Convoca todos os seres, do céu e da terra — anjos, reis, jovens, idosos, crianças — para bendizer e exaltar o nome do Senhor. Toda a criação, com sua beleza e harmonia, reflete a glória de Deus. Ele é soberano, excelso, e ao mesmo tempo próximo, pois ama e cuida de seu povo, Israel, e de todos aqueles que o buscam e lhe pertencem.
A Palavra nos convida hoje a reconhecer a grandeza de Deus e a cultivarmos uma vida de louvor. Louvar não é apenas cantar, mas viver em gratidão, reconhecer que tudo vem de Deus e testemunhar sua bondade. Quando vivemos assim, nossa vida se torna um reflexo da sua glória, e somos testemunhas da beleza de Deus no mundo.
Oremos: Senhor Deus, criador do céu e da terra, recebe hoje nosso louvor e nossa gratidão. Que nossa vida proclame tua glória e que, como toda a criação, possamos bendizer teu nome. Fortalece em nós o desejo de te adorar em espírito e verdade, e que sejamos sinal do teu amor no meio do mundo. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Jo 16,12-15)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Neste trecho do Evangelho, Jesus revela aos discípulos que ainda há muitas coisas que eles não são capazes de compreender naquele momento. Porém, promete o envio do Espírito da Verdade, o Espírito Santo, que os conduzirá à plena verdade. Este Espírito não falará por si mesmo, mas transmitirá tudo o que ouve do Pai e do Filho, revelando também as coisas futuras. Tudo o que o Pai possui pertence ao Filho, e é por meio do Espírito que essa verdade será comunicada à humanidade.
Esta Palavra nos ensina que o caminho da fé é um processo de crescimento e amadurecimento na verdade. Muitas vezes, não compreendemos plenamente os desígnios de Deus, mas Ele nos oferece o Espírito Santo como nosso mestre interior, que ilumina, conduz e revela a vontade do Pai. Somos convidados a viver abertos à ação do Espírito, que nos leva cada vez mais ao conhecimento de Deus e ao entendimento dos mistérios da vida cristã.
Oremos: Espírito Santo, Espírito da Verdade, vem sobre nós! Abre a nossa mente, nosso coração e nosso entendimento. Conduze-nos na busca da verdade plena, ajuda-nos a viver segundo os ensinamentos de Jesus, e faze-nos crescer na fé, na esperança e no amor, para que sejamos reflexo da glória do Pai no mundo. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário