segunda-feira, 11 de março de 2013

Ano da Fé: As Instâncias da Fé.


Para se chegar ao conteúdo completo e formal da fé e para mantê-lo como um "precioso depósito", a Igreja tem três instâncias: a Palavra de Deus revelada nas Escrituras, o Magistério, formado pelos Bispos em comunhão com o Papa, e a Tradição.

As Sagradas Escrituras são o fundamento primeiro da fé. O Símbolo Nicenoconstantinopolitano ressalta que Jesus ressuscitou ao terceiro dia conforme as escrituras.

A Bíblia católica compõe-se de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. Na lógica dos Testamentos, o Antigo anuncia a salvação como promessa e o Novo confirma em Jesus de Nazaré a realização da promessa. Porém, para se ter a interpretação correta e se poder aplicá-la em nossos dias com segurança, o Magistério é a instância que dá a última palavra, mas sempre estimulando aos teólogos a continuarem suas pesquisas no campo da fé.

Também há na Igreja Católica uma instância chamada Tradição, pautada por verdades aceitas e provadas por séculos e que nunca estão em contradição nem com as Escrituras nem com Magistério, mas, pelo contrário, compõem com as duas primeiras instâncias. Por exemplo, segundo a Tradição, o Símbolo dos Apóstolos tem como fonte os artigos de fé que eles assumiram em comum antes de se espalharem em missão.

Pe. Valeriano dos Santos Costa

CITAÇÃO DE FONTE:
Texto extraído do Folheto Dominical:
POVO DE DEUS EM SÃO PAULO - SEMANÁRIO LITÚRGICO
Publicação da Mitra Arquidiocesana de São Paulo
Av. Higienópolis, 890 - São Paulo - SP - 01238-000 TEL: 3660-3700
Diretor: Côn. Antônio Aparecido Pereira
Redator: Pe. Valeriano dos Santos Costa
Ilustrador: Marco Funchal 5071-3808
Diagramador: Eduardo Cruz
Assinaturas: Luana Oliveira r.3718
E-mail: povodedeus@arquidiocesedesaopaulo.org.br

Nenhum comentário: