domingo, 10 de março de 2013


Sacrosanctum Concilium Renovação e valorização da liturgia (Conclusão)

A participação sempre maior e mais ativa dos fiéis na Liturgia foi o pano de fundo que incentivou as principais renovações do Concílio.

Ao longo destes cinquenta anos, muitas coisas foram feitas, mas a necessidade de renovação é sempre atual. Uma vez aprovada, a Sacrosanctum Concilium influenciou decisivamente toda a Igreja, no modo de pensar, de ensinar, de olhar para as suas instituições e para o mundo. Imprimiu-lhe uma nova dinâmica que continua viva e a convocar a Igreja a estar atenta à linguagem do seu tempo e lugar.

Neste sentido, temos ainda os capítulos V, VI e VII, que tratam respectivamente do Ano Litúrgico (caminho através do qual a Igreja recorda e revive o mistério pascal de Cristo), a música e a arte sacra, que devem contribuir para a beleza e dignidade do culto.

O Concílio mostrou-nos que a Liturgia é o momento privilegiado do encontro com Deus, ensinou a valorizar e redescobrir o valor da Palavra de Deus e da Eucaristia, e a importância da oração e do silêncio, da reflexão bíblica, da força que vem da Eucaristia.

Nenhum comentário: