quinta-feira, 2 de abril de 2020

QUINTA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 02.04.2020

QUARESMA 2020

QUINTA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 02.04.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos refletir sobre Adoração Eucarística.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 02/04 – Quinta-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

A Adoração Eucarística é comunhão espiritual. Cada vez que eu rezo a Jesus na Eucaristia, eu estendo minhas Santas Comunhões do passado até o presente, e antecipo minhas futuras Comunhões. A Adoração Eucarística faz sentido apenas no contexto da Santa Comunhão, assim como entre Comunhões.

Senhor Jesus, obrigado pela Sua presença na Eucaristia, para mim, para meu crescimento e sustento, e vigor, e encorajamento. Obrigado por amar-me tanto a ponto de querer estar unido a mim, em união comigo, em comunhão comigo. Amém.

O Bem-aventurado João de Ruysbrook – um grande escritor espiritual que viveu na Bélgica, no Século XIV – escreveu sobre a união com Jesus na oração: “Nesse encontro muito profundo, nesse encontro verdadeiramente íntimo e caloroso, Jesus e eu, cada um de nós quer aquilo que o outro é, e cada um de nós convida o outro a aceitar uma pessoa como ela é”. Em minha oração, Jesus me pede por mim mesma, e Ele Se dá, a Ele Mesmo, a mim, pedindo-me que O aceite exatamente da forma como Ele é. E eu me dou, a mim mesma, a Jesus, pedindo-Lhe que me aceite exatamente como eu for naquele momento e pedindo a Ele, por Ele Mesmo, que Se dê, a Ele Mesmo, a mim.

O que João de Ruysbrook escreveu sobre oração, eu posso aplicar à Adoração Eucarística. Porque o Bem-aventurado João vê a Eucaristia como sendo o indispensável caminho e modo de união com Jesus; ele escreve que Jesus “deu Sua carne para ser o alimento de minha alma, e o Seu sangue para ser a bebida de minha alma. E a natureza do amor é sempre a de dar e tirar, amar e ser amado”.

Ele continua: “O amor é, ao mesmo tempo, um tomar fortemente amor e um doar generosamente amor. Ainda que Ele dê tudo o que Ele tem e tudo o que Ele é, Ele também tira de mim tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou, e Ele exige de mim mais do que eu posso realizar. Sua fome é indescritivelmente grande. Ele me consome até o mais profundo do meu ser”.

Nós podemos aplicar isto também à Adoração Eucarística. Exatamente como na Santa Comunhão, eu consumo a Jesus, tomo-O, eu mesmo, dentro do meu coração – dentro de todo o meu íntimo e não apenas no interior do meu corpo físico.

Então, na Adoração Eucarística, eu tomo a Jesus em meu coração, no meu íntimo, numa comunhão espiritual, mesmo se eu não O consumir fisicamente. E, na Adoração Eucarística, da mesma forma como eu consumo a Jesus espiritualmente, Ele também me consome; não apenas Se dá a mim, mas leva o meu íntimo para dentro de Seu coração, para dentro d’Ele Mesmo. Não somente faz com que eu O deseje; Ele me quer. Não apenas faz com que eu O leve para dentro do meu coração; Ele também me leva para dentro do Seu Coração Sagrado. Não apenas faz com que eu peça algo d’Ele; Ele também pede algo de mim.

O que Ele pede de mim? Ele pede meu coração, meu íntimo, dados a Ele. E, especialmente, pede que eu O encare seriamente como me amando, como desejando que estejamos unidos, juntos, em comunhão, e tão felizes como estamos.

Ação: Farei uma Visita Eucarística e a oferecerei pelos amigos e familiares

É muito importante para cada um de nós estarmos sempre perto de Jesus. E Ele está sempre à nossa espera no Sacrário das capelas do Santíssimo em cada igreja.

Fazer uma Visita Eucarística, ou seja, visitar Jesus na Sagrada Eucaristia é uma forma de nos aproximarmos d’Ele e demonstrar nosso amor pela crença e pela fé de que Ele vive e está presente na Eucaristia.

Ir até o sacrário é ir dialogar cordialmente com Cristo, fazer um ato de presença diante do Redentor, pôr em suas mãos os esforços e a vontade de entrega, aprender as lições que Cristo oferece no sacramento. Desses breves contatos com Jesus na Eucaristia devem brotar a gratidão, o ânimo na luta, a confiança e a alegria de estar com Ele, o desejo de imita-Io.

De preferência, se faz uma oração espontânea e pessoal, na qual se renovem a fé, a esperança e a caridade; pede-se pela Igreja, e pelo mundo, e por todas as necessidades pessoais, familiares ou de outro tipo.

Hoje, durante esta visita a Jesus Sacramentado, reze por todos os seus amigos e familiares. Agradeça a Jesus por suas vidas e por fazerem parte de sua vida. Peça que Jesus os ajude a suportar suas cruzes e os conduza no caminho da santidade.

Quando não for possível visitar Jesus no sacrário em alguma igreja, pode-se fazer uma comunhão espiritual com esta fórmula ou com outra semelhante:

COMUNHÃO ESPIRITUAL
Meu Jesus, creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. E porque não posso receber-vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração. Uno-me todo a vós, como se já tivésseis vindo; não permitais que eu jamais me separe de vós. Amém


Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


Nenhum comentário: