sexta-feira, 3 de abril de 2020

SEXTA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 03.04.2020

QUARESMA 2020

SEXTA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 03.04.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos Fazer Jejum e Abstinência - Penitência Gastronômica.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 03/04 – Sexta-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

O jejum nos prepara para vivermos as renúncias

Todos nós podemos fazer jejum, inclusive os que não têm a saúde tão boa. A Quaresma é o tempo de nos prepararmos para a Ressurreição de Jesus Cristo, e também um tempo que nos ensina a prática do jejum, da oração e da caridade.

Escolha sua forma de jejum e penitência, viva uma verdadeira conversão; para isso, basta compreender os tipos de jejum que podem ser feitos. Escolha o melhor para você e tenha uma ótima Quaresma!

O jejum e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos da penitência, mudança de vida e conversão interior.

Normas básicas para o jejum da Quaresma

Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinquenta e nove completos

Jejum da quaresma: fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais (e não haver requintes na que for feita), nem outros petiscos durante o dia (nem mesmo cafezinho, doces, chimarrão, etc.).

Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinquenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação.

Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum. Água e remédios são permitidos em qualquer tipo comum de jejum.

E para ser o jejum que é prescrito, necessariamente referir-se-á à alimentação.

Abstinência: deixar de comer carnes de animais de sangue quente – bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha…), bubalina etc – , bem como seus caldos de carnes.

Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Nos dias prescritos, o jejum feito, ou que se esteja fazendo, não desobriga a abstinência durante todo o dia.

Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano em que a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios.

Ação: Farei uma penitência gastronômica

Escolha uma forma de Jejum e abstinência adequada ao seu perfil físico e ofereça esse sacrifício a Jesus.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização



Nenhum comentário: