sábado, 14 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 14/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
10ª Semana do Tempo Comum | Sábado | 14/06/2025


A Liturgia da Palavra deste sábado nos conduz ao coração da fé cristã: a reconciliação com Deus e a vivência da verdade em todos os aspectos da vida. Na Primeira Leitura, São Paulo nos recorda que somos novas criaturas em Cristo, embaixadores de uma reconciliação operada por Deus através do Seu Filho. O Salmo eleva um cântico de louvor à misericórdia divina, que perdoa, cura e salva com compaixão incomparável. E no Evangelho, Jesus nos ensina a viver com integridade, sem recorrer a juramentos, pois a transparência e a verdade devem marcar a vida do cristão.

Somos chamados hoje a refletir sobre a autenticidade do nosso testemunho, sobre a verdade de nossas palavras e sobre a profundidade do nosso perdão aos outros. A Palavra de Deus nos pressiona, como dizia Paulo, para não vivermos mais para nós mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por nós.

Hoje é dia de louvar o Senhor com todo o coração, de confiar em sua misericórdia e de buscar a coerência cristã em nossos atos. Que possamos participar da Santa Missa com fé e alegria, alimentando-nos da Palavra e da Eucaristia, e deixando que Cristo renove em nós o desejo de viver como verdadeiros discípulos seus.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (2Cor 5,14-21)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. 18 E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19 Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. 20 Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21 Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

São Paulo afirma que o amor de Cristo nos pressiona, pois Ele morreu por todos, e por isso já não vivemos para nós mesmos, mas para Aquele que nos resgatou. A nova condição do cristão é viver reconciliado com Deus, como nova criatura, abandonando o mundo velho do pecado. A missão de cada batizado é ser embaixador da reconciliação, portador da palavra que chama os corações a voltarem-se para Deus. Aquele que não conheceu o pecado foi feito pecado por nós, para que nos tornássemos justiça de Deus em Cristo.

O que a Palavra nos diz?

Esta Palavra nos chama a viver como pessoas renovadas em Cristo, deixando para trás o egoísmo e o pecado. Somos chamados não apenas a acolher a reconciliação, mas também a promovê-la, como missionários da misericórdia e da paz. Somos embaixadores da graça no mundo, em nossas famílias, comunidades e ambientes de trabalho. A transformação que o Evangelho opera em nós deve irradiar para os outros, como uma corrente de vida nova.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, que morrestes por mim e me fizestes nova criatura, ensina-me a viver não mais para mim, mas para Ti. Que eu seja sinal da tua reconciliação e instrumento da tua paz onde houver divisão e escuridão. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)


- O Senhor é indulgente, é favorável.

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! 
- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. 
- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. 
- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O Salmo 102 é um cântico de louvor e gratidão pela misericórdia sem limites de Deus. Ele apresenta um Deus que perdoa todas as culpas, cura as enfermidades, salva da morte e envolve com ternura. O salmista reconhece que Deus não guarda rancor, não se vinga, mas é compassivo e paciente. Sua misericórdia é medida pela distância entre o céu e a terra, e seu perdão é tão pleno que os pecados são afastados como o oriente do ocidente. A repetição do louvor mostra o desejo de que todo o ser humano glorifique ao Senhor.

O que o Salmo nos diz?

Esse Salmo nos recorda que Deus é sempre maior que nossa culpa. Em um mundo marcado por rancores, doenças e desespero, a confiança em um Deus compassivo e indulgente renova nossas forças. Somos convidados a reconhecer com humildade nossas misérias e confiar plenamente no amor e perdão de Deus, permitindo que essa misericórdia nos transforme e nos ensine a sermos também misericordiosos com os outros. Bendizer o Senhor com todo o ser é viver uma espiritualidade da gratidão.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus, eu Te bendigo de todo o meu coração, porque és indulgente e bondoso. Não olhas para minha miséria com dureza, mas me acolhes com compaixão e amor. Ensina-me a confiar no Teu perdão e a jamais esquecer de Teus benefícios. Faze de mim instrumento da Tua misericórdia. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 5,33-37)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33 "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36 Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37 Seja o vosso 'sim': 'sim', e o vosso 'não': 'não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Neste trecho do Sermão da Montanha, Jesus aprofunda o ensinamento sobre a verdade e a integridade. Ele retoma a antiga norma do juramento e a supera, propondo um caminho de autenticidade radical. Ao dizer "seja o vosso 'sim': sim, e o vosso 'não': não", Jesus nos chama à transparência de coração e à fidelidade à palavra dada. Ele denuncia o uso de juramentos como disfarce para a mentira ou manipulação. Deus, que vê o íntimo do ser humano, quer que nossa vida reflita a verdade com simplicidade e retidão.

O que o Evangelho nos diz?

O Evangelho nos convida hoje a viver com integridade em tudo. Num mundo onde há tantas meias verdades, máscaras e discursos ambíguos, o cristão é chamado a ser alguém de palavra firme, confiável e coerente. A fidelidade ao que se diz começa nos pequenos gestos, na vida familiar, no trabalho, nos compromissos do dia a dia. É ali que se constrói a credibilidade do discípulo de Cristo, aquele que reflete o próprio Jesus, que é o "Amém" do Pai.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, verdade eterna do Pai, ensina-me a ser sincero, reto e transparente em minhas palavras e atitudes. Que eu nunca use minha fala para enganar, manipular ou esconder a verdade. Concede-me um coração puro e uma boca que reflita a luz da Tua presença. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: