quinta-feira, 31 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 01/08/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
17ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira | 01/08/2025
Memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja


A Liturgia desta Sexta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum, dia 01 de agosto, quando lembramos a Memória de Santo Afonso Maria de Ligório, nos convida a refletir sobre a importância da fé, da adoração e da vivência litúrgica como expressão da aliança com Deus.

Na Primeira Leitura, vemos o cuidado divino ao instituir festas e solenidades para que o povo jamais se esquecesse de sua libertação e da presença constante do Senhor. O Salmo continua esse chamado ao louvor e à fidelidade, advertindo contra a idolatria e reafirmando que só o Senhor é nosso Deus e libertador.

No Evangelho, Jesus encontra rejeição justamente entre os seus, porque o olhar humano e limitado de seus conterrâneos os impede de ver quem Ele realmente é. A falta de fé torna estéril a presença do Salvador entre eles.

Neste espírito de fé e confiança, nós celebramos hoje a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, mestre da vida espiritual e exemplo de entrega total a Deus. Que seu testemunho de zelo pastoral, simplicidade e ardente amor pela Eucaristia nos inspire a acolher com fé a presença de Cristo em nossa vida cotidiana.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37)
Leitura do Livro do Levítico


1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 4 "São estas as solenidades do Senhor em que convocareis santas assembléias no devido tempo: 5 No dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. 6 No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Ázimos, em honra do Senhor. Durante sete dias comereis pães ázimos. 7 No primeiro dia tereis uma santa assembléia, não fareis nenhum trabalho servil; 8 oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo durante sete dias. No sétimo dia haverá uma santa assembléia, e não fareis também nenhum trabalho servil". 9 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 10 "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: 'Quando tiverdes entrado na terra que vos darei, e tiverdes feito a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primeiros frutos da vossa colheita. 11 O sacerdote elevará este feixe de espigas diante do Senhor, para que ele vos seja favorável: e fará isto no dia seguinte ao sábado. 15 A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser apresentado, contareis sete semanas completas. 16 Contareis cinqüenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e apresentareis ao Senhor uma nova oferta. 27 O décimo dia do sétimo mês é o dia da Expiação. Nele tereis uma santa assembléia, jejuareis e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. 34b No dia quinze deste sétimo mês, começa a festa das Tendas, que dura sete dias, em honra do Senhor. 35 No primeiro dia haverá uma santa assembléia e não fareis nenhum trabalho servil. 36 Durante sete dias oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo. No oitavo dia tereis uma santa assembléia, e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. É dia de reunião festiva: não fareis nenhum trabalho servil. 37 Estas são as solenidades do Senhor, nas quais convocareis santas assembléias para oferecer ao Senhor sacrifícios pelo fogo, holocaustos e oblações, vítimas e libações, cada qual no dia prescrito'".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O texto do Levítico nos apresenta as solenidades litúrgicas instituídas por Deus para o povo de Israel. São festas sagradas em que o povo se reúne em assembléias solenes, interrompe seus afazeres e oferece sacrifícios ao Senhor. Páscoa, Ázimos, Pentecostes, Dia da Expiação e a Festa das Tendas são momentos marcados pela memória da libertação, pela gratidão e pela renovação da aliança com Deus.

O que a Palavra nos diz?

Também nós, cristãos, somos chamados a santificar o tempo e a vida por meio da celebração litúrgica. As festas e solenidades da Igreja, culminando no Domingo, memorial da Ressurreição, são ocasiões privilegiadas de comunhão com Deus e com os irmãos. Precisamos resgatar o valor sagrado do tempo litúrgico em nosso cotidiano, participando ativamente da Eucaristia, cultivando a oração e vivendo com mais fé os momentos marcantes da vida cristã.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus, ensinai-nos a viver com reverência os tempos sagrados que nos concedestes. Dai-nos sabedoria para reconhecer o valor das celebrações da Igreja e força para santificar nossos dias com oração, sacrifício e louvor. Que nossas vidas se tornem uma contínua oferta agradável a Vós. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 80(81),3-4.5-6ab.10-11ab (R.2a)


- Exultai no Senhor, nossa força

- Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova soai a trombeta, na lua cheia, na festa solene! 
- Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, quando o povo saiu do Egito. 
- Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmo convida o povo a louvar a Deus com cânticos e instrumentos em festa solene. Ele recorda os preceitos dados por Deus a Israel, especialmente após a libertação do Egito, e adverte contra a idolatria. Deus se apresenta como o único Senhor e Salvador, que exige fidelidade do seu povo, lembrando sua poderosa ação libertadora.

O que o Salmo nos diz?

Somos chamados a reconhecer e adorar somente o Senhor, que nos libertou da escravidão do pecado. Em meio a tantas vozes e "ídolos" modernos — como o dinheiro, o poder e o prazer —, precisamos reorientar o coração para o único Deus verdadeiro. Cantar, celebrar e obedecer aos mandamentos do Senhor fortalece a nossa fé e nos preserva no caminho da salvação.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, nosso Deus e Salvador, queremos te exaltar com louvores e alegria. Livra-nos de toda idolatria e purifica nosso coração para que pertença somente a Ti. Ensina-nos a guardar teus preceitos com amor e fidelidade. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,54-58)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus retorna à sua terra natal e ensina com sabedoria admirável. Porém, seus conterrâneos, presos ao conhecimento humano que tinham Dele, recusam-se a crer. Escandalizam-se por conhecer sua origem humilde, sua família e seu passado. A incredulidade deles impede a realização de muitos milagres. A familiaridade gera desprezo, e a falta de fé bloqueia a ação de Deus.

O que o Evangelho nos diz?

Também nós corremos o risco de rejeitar o que Deus faz por meio do simples, do cotidiano e do próximo. Podemos desprezar a voz de Deus quando ela vem por meios comuns ou por pessoas conhecidas. A fé autêntica nos convida a romper com os preconceitos e enxergar com os olhos do Espírito. Onde há fé, Deus age com poder. Onde há dureza de coração, Ele se cala.

O que o Evangelho diz?

Oremos: Senhor Jesus, cura nossa incredulidade e abre nosso coração para reconhecer tua presença até nas situações mais simples da vida. Que não desprezemos teus sinais por causa de nossos preconceitos. Aumenta nossa fé para que possas agir poderosamente em nós. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

quarta-feira, 30 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 31/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
17ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira | 31/07/2025
Memória de Santo Inácio de Loyola, presbítero


A Liturgia da Palavra de hoje, dia 31 de Julho, Quinta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum, em que lembramos   a Memória de Santo Inácio de Loyola, presbítero, nos conduz ao mistério da presença de Deus entre nós, com a nuvem que cobre o santuário como sinal da glória do Senhor, e nos convida a encontrar n’Ele nossa morada, como o salmista que anseia pelos átrios do Senhor.

O Evangelho nos alerta para o discernimento necessário na vida cristã, comparando o Reino dos Céus a uma rede que apanha peixes bons e maus, revelando a necessidade de purificação interior.

Celebramos neste dia a memória de Santo Inácio de Loyola, presbítero, fundador da Companhia de Jesus. Com sabedoria e ardor missionário, ele nos ensinou a “buscar e encontrar Deus em todas as coisas” e a viver com discernimento espiritual, colocando-se sempre sob o estandarte de Cristo Rei.

Que a sua vida de santidade inspire em nós um desejo sincero de amar e servir mais a Deus em tudo.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Ex 40,16-21.34-38)
Leitura do Livro do Êxodo


Naqueles dias, 16 Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17 No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18 Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19 Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20 Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21 E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34 Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35 Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário. 36 Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37 e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38 Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

A Palavra de Deus nesta Primeira Leitura nos apresenta, neste dia, a solene conclusão da construção do santuário no deserto. Moisés, obediente às ordens do Senhor, levanta a Tenda da Reunião e deposita ali a Arca da Aliança. Quando tudo está pronto, a nuvem — sinal da presença divina — cobre o santuário, e a glória do Senhor o enche. Este momento marca o início de uma nova etapa na caminhada do povo: agora, o próprio Deus caminha com eles, visível na nuvem e no fogo.

O que a Palavra nos diz?

Também nós, hoje, somos convidados a reconhecer que o Senhor quer fazer morada entre nós e conduzir nossa vida com sua presença. Como o povo de Israel, devemos aprender a discernir os sinais de Deus — a nuvem que indica a hora de partir, o fogo que brilha na noite escura — e caminhar somente quando Ele nos precede. A presença de Deus em nossa história nos traz segurança e direção.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, queremos hoje abrir o coração como um santuário para Vós. Que a vossa glória nos ilumine, nos acompanhe e nos dirija em todas as etapas da vida. Dai-nos a graça de viver com docilidade à vossa Palavra, confiantes de que o Senhor caminha conosco sempre. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a.11 (R. 2)


- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

- Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! 
- Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! 
- Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, Caminharão com um ardor sempre crescente. 
- Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista expressa com profunda ternura o desejo de estar na presença do Senhor. Ele fala de uma alma que desfalece de saudades pelos átrios de Deus, e compara sua alegria à de um pássaro que encontra abrigo nos altares sagrados. A casa do Senhor é apresentada não apenas como refúgio, mas como o verdadeiro lar para os que confiam n’Ele. Viver um só dia na presença divina vale mais do que mil dias longe dela.

O que o Salmo nos diz?

Esta oração nos lembra da alegria de buscar a Deus com o coração inteiro. Também nós precisamos cultivar esse anseio de estar na presença do Senhor, seja na oração, seja na Eucaristia. O ardor que cresce no caminho é a força dos que sabem que a vida só faz sentido quando está centrada no Senhor. Que possamos valorizar a graça de freqüentar Sua casa e adorá-Lo com sinceridade.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus do universo, fazei arder em nós o desejo de vossa presença. Que nossa alma anseie pela vossa casa e encontre alegria em viver em comunhão convosco. Não nos deixeis perder a direção, mas conduzi-nos sempre ao vosso altar. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,47-53)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim". 52 Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus compara o Reino dos Céus a uma rede lançada ao mar, que recolhe peixes de todo tipo. Ao final, os bons são escolhidos e os maus descartados. Esta parábola aponta para o juízo final, em que o bem será separado do mal, e cada um será julgado conforme suas obras. A imagem é clara e direta: não basta estar “na rede”, é preciso ser “peixe bom”.

O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho nos convida à vigilância constante e à conversão. Estamos todos mergulhados no mundo, como peixes na rede, mas somos chamados a viver com autenticidade, retidão e misericórdia, de forma coerente com o Evangelho. O discípulo do Reino deve se tornar um verdadeiro “pai de família espiritual”, capaz de discernir e ensinar, unindo tradição e novidade com sabedoria.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos? Senhor, dai-nos a graça de vivermos como justos, fiéis à vossa Palavra, atentos ao vosso chamado e preparados para o vosso juízo. Que nossas atitudes revelem a transformação operada em nós por vosso Reino. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

terça-feira, 29 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 30/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
17ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira | 30/07/2025


Neste dia 30 de julho, Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum, refletimos com alegria a riqueza do Evangelho que nos fala sobre o verdadeiro valor do Reino dos Céus, comparado por Jesus a um tesouro escondido e a uma pérola de grande valor.

As leituras do dia nos conduzem a reconhecer o brilho da presença de Deus em nossa vida, como o rosto resplandecente de Moisés após falar com o Senhor, e como o louvor do salmista que exalta a santidade do nosso Deus.

Somos convidados a buscar com coragem e alegria o que realmente importa: viver em comunhão com Deus, mesmo que isso exija deixar tudo o mais para trás.

Que essa liturgia nos prepare para acolher a Palavra e a Eucaristia, e nos anime a entregar o coração por inteiro ao Senhor, com a confiança de quem encontrou o maior dos tesouros.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Ex 34,29-35)
Leitura do Livro do Êxodo


29 Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30 Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar. 31 Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32 todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33 Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34 Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35 E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava para falar com o Senhor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

A primeira leitura de hoje nos apresenta Moisés descendo do Monte Sinai com o rosto resplandecente, reflexo da intimidade com Deus. Seu semblante iluminado é sinal visível de que esteve na presença do Senhor, recebendo diretamente os mandamentos. O povo reconhece essa luz, mas teme se aproximar. Moisés, no entanto, transmite fielmente a Palavra de Deus e cobre o rosto com um véu, revelando um profundo respeito ao sagrado e à missão que lhe foi confiada.

O que a Palavra nos diz?

A intimidade com Deus transforma nossa vida e se manifesta, mesmo que silenciosamente, em nossa maneira de ser. Como Moisés, somos chamados a nos aproximar do Senhor com reverência e escutar Sua vontade. A luz de Deus brilha naqueles que se deixam moldar por Ele na oração, na escuta da Palavra e na fidelidade aos mandamentos. Em um mundo que teme ou rejeita o sagrado, o cristão deve ser sinal da luz de Deus.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, dá-me a graça de buscar Tua presença com fé e humildade. Que a Tua luz transforme o meu coração e ilumine minhas atitudes. Que eu leve a Tua Palavra com coragem e fidelidade, sendo reflexo do Teu amor onde quer que eu esteja. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 98(99),5.6.7.9 (R. cf. 9c)


- Santo é o Senhor nosso Deus!

- Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus! 
- Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia. 
- Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado. 
- Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista exalta a santidade do Senhor, proclamando que Ele é digno de adoração e reverência. Deus se revela como o justo juiz que fala com seu povo, que escuta as súplicas dos seus servos e permanece fiel à sua aliança. A lembrança de Moisés, Aarão e Samuel reforça a confiança em um Deus que se comunica e age na história em favor dos que guardam seus mandamentos.

O que o Salmo nos diz?

Este Salmo nos convida a reconhecer a santidade de Deus e a cultivar a obediência à sua vontade. Diante d’Ele, somos chamados a nos prostrar com humildade, vivendo com retidão e temor. Em tempos de dúvida ou tribulação, lembrar-nos de que o Senhor escuta, responde e guia seu povo é fonte de força e perseverança.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor nosso Deus, Santo e Misericordioso, queremos proclamar a vossa santidade e nos colocar aos vossos pés com reverência e amor. Que aprendamos com Moisés, Aarão e Samuel a vos servir com fidelidade. Fazei de nós um povo obediente à vossa Palavra e digno de habitar em vossa presença. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,44-46)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus nos apresenta duas parábolas que revelam o valor incomparável do Reino dos Céus. Ele é como um tesouro escondido ou uma pérola de grande valor: quem o encontra, não hesita em deixar tudo para possuí-lo. O Reino exige decisão radical e total adesão; nada pode se comparar a ele ou ocupar o seu lugar.

O que o Evangelho nos diz?

O Evangelho nos provoca a examinar onde está nosso verdadeiro tesouro. Estamos dispostos a renunciar aos bens passageiros para abraçar a riqueza eterna do Reino? O seguimento de Cristo requer escolhas corajosas e desprendimento, mas é repleto de alegria e sentido. Quem reconhece o valor da fé, da comunhão com Deus, vive uma vida transformada.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, dá-nos olhos abertos e coração sábio para reconhecer o valor do vosso Reino. Fazei-nos desapegados dos bens terrenos e sedentos da pérola preciosa da vossa graça. Que saibamos, com alegria e decisão, entregar tudo para viver plenamente o vosso amor. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

segunda-feira, 28 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 29/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
17ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira | 29/07/2025
Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro


Neste dia 29 de julho, a Liturgia nos convida a celebrar a memória dos santos irmãos Marta, Maria e Lázaro, amigos íntimos de Jesus, que acolhiam o Senhor em sua casa em Betânia.

A Palavra de Deus nos conduz pelo caminho do amor que vem de Deus e nos transforma, conforme a Primeira Carta de São João. No Salmo, somos levados à gratidão e confiança no Senhor, que ouve os clamores dos humildes e os liberta de toda angústia.

No Evangelho, contemplamos o comovente encontro entre Marta e Jesus, no qual ela proclama sua fé firme em Cristo como o Messias e a ressurreição. Hoje, somos chamados a reconhecer, amar e permanecer em Deus, que é Amor.

A celebração de hoje é também um convite à hospitalidade, à escuta da Palavra e à amizade verdadeira com Cristo. Como Marta, Maria e Lázaro, somos chamados a viver em comunhão com Jesus, em nossas casas, comunidades e no íntimo do nosso coração. Que sua memória nos inspire a servir com generosidade, contemplar com profundidade e confiar com fé na vitória da vida.

Participemos da Santa Missa com alegria, alimentando-nos da Mesa da Palavra e da Eucaristia, onde o Senhor continua a nos visitar. Que, a exemplo desses santos irmãos de Betânia, sejamos amigos de Jesus e testemunhas vivas de sua ressurreição.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (1Jo 4,7-16)
Leitura da Primeira Carta de São João


7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8 Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9 Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11 Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13 A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16 E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

A Palavra de Deus hoje nos conduz ao centro da fé cristã: o amor. São João nos recorda que Deus é amor e que todo aquele que ama verdadeiramente já participa da vida divina. O amor não é apenas um sentimento, mas o reflexo da comunhão com Deus, manifestada sobretudo no envio do Filho como oferta pelos nossos pecados. Amar, portanto, é deixar-se habitar por Deus e tornar-se reflexo visível de um Deus invisível.

O que a Palavra nos diz?

Esse ensinamento é profundamente prático: ao amar o próximo com sinceridade, permanecemos em Deus. Em nossa vida cotidiana, esse amor se expressa no cuidado com os irmãos, na paciência com os diferentes, na acolhida dos necessitados. O Espírito que habita em nós é força para amar mesmo quando nos sentimos feridos ou cansados, pois é o próprio Deus que ama em nós.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus, que sois amor infinito, fazei-me permanecer em vós pelo amor concreto aos meus irmãos. Que eu reconheça vossa presença em quem me rodeia e seja instrumento do vosso Espírito em cada gesto de caridade, paciência e perdão. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a ou 9a)


- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! 
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. 
- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 
- Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

Este Salmo nos convida a bendizer o Senhor em todo tempo, reconhecendo sua constante presença e proteção em nossa vida. O salmista testemunha que o Senhor escuta os humildes, livra do medo, consola o infeliz e acampa ao redor dos que o temem. Deus não é indiferente ao sofrimento: Ele se faz refúgio, amparo e providência.

O que o Salmo nos diz?

Hoje, somos chamados a fazer da nossa vida uma contínua ação de graças. Diante das tribulações, não devemos perder a confiança, mas, como o salmista, aprender a buscar o Senhor com fé e perseverança. Quem teme e confia no Senhor, não será desamparado. Sua graça é suficiente, e sua misericórdia, eterna.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, bendito sejais em todo tempo! Aumentai em nós a confiança na vossa bondade, livrai-nos dos temores, das angústias e da insegurança. Que jamais deixemos de vos buscar com humildade e fé, e que nossa vida seja um louvor contínuo à vossa presença salvadora. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 11,19-27)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá". 23 Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará". 24 Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia". 25 Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?" 27 Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus se apresenta como a ressurreição e a vida, diante da dor de Marta pela morte de Lázaro. No diálogo com ela, revela que a fé é a chave para vencer a morte: “Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”. A declaração de Marta é um dos mais belos testemunhos de fé do Evangelho: “Eu creio firmemente que tu és o Messias”. Este encontro nos introduz no mistério da vida eterna prometida por Jesus aos que nele confiam.

O que o Evangelho diz?

O Evangelho nos chama a fortalecer nossa fé em Cristo, sobretudo nas horas de dor e luto. Em meio às perdas e sofrimentos, somos convidados a professar, como Marta, nossa confiança na vitória da vida sobre a morte. Essa fé não nega a dor, mas a ilumina com a esperança da ressurreição e do reencontro. Hoje, somos também consolados pelo Senhor, que caminha ao nosso lado.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, eu creio que Tu és a ressurreição e a vida. Aumenta minha fé quando tudo parecer perdido e dá-me esperança nas horas de dor. Ajuda-me a reconhecer tua presença nos momentos difíceis e a proclamar com coragem que Tu és o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos dar a vida eterna. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

domingo, 27 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 28/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
17ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira | 28/07/2025


Neste início de semana, a Liturgia nos conduz por caminhos de profundo discernimento e conversão.

A Primeira Leitura nos apresenta o dramático episódio do bezerro de ouro, quando o povo de Israel, impaciente e inseguro, volta-se à idolatria, esquecendo-se das maravilhas que o Senhor operara para sua libertação.

Já o Salmo é um apelo penitente e esperançoso à misericórdia divina, reconhecendo as infidelidades do povo, mas também exaltando o poder da intercessão de Moisés.

No Evangelho, Jesus revela, por meio de parábolas simples, a grandiosidade escondida no Reino dos Céus: uma semente minúscula que se torna árvore frondosa e o fermento que transforma toda a massa.

A Palavra de hoje nos alerta contra a tentação de buscar segurança em ídolos e aparências, convidando-nos a confiar no agir oculto de Deus, que transforma com paciência e amor tudo aquilo que se entrega a Ele.

Que o Senhor nos conceda um coração perseverante, atento às pequenas sementes de fé e de conversão que podem fazer brotar uma vida nova.

Que possamos começar esta semana nutrindo nossa alma com a Palavra e com a Eucaristia, e deixando que o Reino cresça silenciosamente em nós.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Ex 32,15-24.30-34)
Leitura do Livro do Êxodo


Naqueles dias, 15 Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16 Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus. 17 Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: "Há gritos de guerra no acampamento!" 18 Moisés respondeu: "Não são gritos de vitória nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta". 19 Quando chegou perto do acampamento, e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20 Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela. 21 Moisés disse a Aarão: "Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?" 22 Aarão respondeu: "Não se indigne o meu Senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23 Eles me disseram: 'Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". 24 Eu, então, lhes disse: 'Quem de vós tem ouro?' Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro". 30 No dia seguinte, Moisés disse ao povo: "Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito". 31 Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: "Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32 Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste". 33 O Senhor respondeu a Moisés: "É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34 E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O povo de Israel, impaciente com a demora de Moisés, comete o grave pecado da idolatria ao fabricar e adorar um bezerro de ouro. Moisés, ao descer da montanha com as tábuas da Lei, testemunha a infidelidade e quebra as tábuas em sinal da ruptura da aliança. Mesmo indignado, ele intercede pelo povo diante de Deus, revelando seu amor e responsabilidade como líder, disposto até a ser riscado do livro da vida por amor a seu povo. Deus, porém, reafirma que cada um será responsável por seus próprios pecados, mas garante sua presença e orientação ao povo por meio de seu anjo.

O que a Palavra nos diz?

Hoje, esta Palavra nos convida a refletir sobre nossas próprias idolatrias: tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus, buscando respostas e seguranças passageiras. Também nos ensina o valor da intercessão, da liderança comprometida e da misericórdia que ainda busca salvar mesmo quando há culpa. O verdadeiro líder, como Moisés, não se isenta da dor do povo, mas clama ao Senhor por perdão e reconciliação.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, livrai-me da tentação de me afastar de vós por causa da impaciência ou do medo. Dai-me um coração fiel, capaz de reconhecer meus pecados, e a coragem de interceder por meus irmãos que erram. Conduzi-nos com vosso anjo pela estrada da salvação e não retireis de nós vossa presença, mesmo quando tropeçamos. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 105(106),19-20.21-22.23 (R. 1a)


- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

- Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno. 
- Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. 
- Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmo recorda com dor e humildade o momento em que o povo de Israel se afastou de Deus, construindo e adorando um bezerro de ouro no Horeb. Trocaram o Senhor — sua verdadeira glória — pela imagem de um animal. Esqueceram-se do Deus que os havia libertado com grandes sinais no Egito, e quase foram destruídos por causa disso, não fosse a intercessão de Moisés.

O que o Salmo nos diz?

Também nós, tantas vezes, corremos o risco de substituir o Senhor por “ídolos modernos”: dinheiro, poder, status ou segurança ilusória. Somos convidados hoje a reconhecer nossos desvios e a agradecer a Deus por sua misericórdia que nos resgata quando retornamos arrependidos, como Moisés intercedeu por Israel.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, quantas vezes me distraio com falsos deuses e me esqueço das tuas maravilhas! Dá-me um coração humilde e agradecido, que se lembre de tudo o que fizeste por mim e escolha viver sob tua aliança, amando-te acima de tudo. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,31-35)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus contou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos." 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: "O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado". 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: "Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus nos revela o mistério do Reino dos Céus por meio de parábolas simples, mas profundas. A semente de mostarda, tão pequena, torna-se uma grande árvore. O fermento, invisível após misturado, transforma toda a massa. Assim é o Reino: discreto no início, mas poderoso em sua ação interior e transformadora.

O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho nos ensina a valorizar os pequenos gestos de fé e amor no cotidiano. Cada oração feita com sinceridade, cada ato de caridade, cada palavra de perdão ou testemunho de esperança é uma semente lançada. Deus faz crescer aquilo que, aos nossos olhos, parece insignificante. O segredo do Reino é a paciência confiante.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, ensina-me a confiar na força da tua Palavra e a semear o bem mesmo nas pequenas coisas. Dá-me um coração humilde e perseverante, que acolha o Reino com fé, e permita que ele cresça em mim e por meio de mim. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

sábado, 26 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 27/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
17º Domingo do Tempo Comum | Domingo | 27/07/2025


Neste 17º Domingo do Tempo Comum, a Liturgia da Palavra nos convida a adentrar no mistério da confiança filial e da oração perseverante diante de Deus.

Na Primeira Leitura, contemplamos o diálogo íntimo e intercessor de Abraão com o Senhor, implorando misericórdia para Sodoma, revelando um coração que ama e crê na justiça divina. O Salmo entoa a confiança de quem foi ouvido por Deus no dia da angústia.

Na Segunda Leitura, São Paulo nos recorda que, pelo Batismo, fomos sepultados com Cristo e, com Ele, ressuscitados para uma nova vida. O Evangelho, por sua vez, nos apresenta Jesus ensinando o “Pai Nosso” e revelando que o Pai do Céu está sempre disposto a atender aos filhos que batem à sua porta com fé.

Hoje, somos chamados a renovar nossa confiança na providência divina, buscando em Deus não apenas respostas, mas o dom maior: o Espírito Santo. Rezar é colocar-se com humildade diante do Pai e abrir o coração para que Ele o transforme.

Participar da Santa Missa dominical é um compromisso sagrado e uma alegria profunda para todo católico. Neste dia do Senhor, vamos à Igreja celebrar a Eucaristia, escutar com fé a Palavra de Deus e alimentar nossa alma com o Corpo de Cristo. Ele nos espera!

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Gn 18,20-32)
Leitura do Livro do Gênesis


Naqueles dias, 20 O Senhor disse a Abraão: "O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21 Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim". 22 Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23 Então, aproximando-se, disse Abraão: "Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24 Se houvesse cinqüenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali vivem? 25 Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?" 26 O Senhor respondeu: "Se eu encontrasse em Sodoma cinqüenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira". 27 Abraão prosseguiu dizendo: "Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28 Se dos cinqüenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?" O Senhor respondeu: "Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos". 29 Insistiu ainda Abraão e disse: "E se houvesse quarenta?" Ele respondeu: "Por causa dos quarenta, não o faria". 30 Abraão tornou a insistir: "Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?". Ele respondeu: "Também não o faria, se encontrasse trinta". 31 Tornou Abraão a insistir: "Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?" Ele respondeu: "Não a iria destruir por causa dos vinte". 32 Abraão disse: "Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?" Ele respondeu: "Por causa dos dez, não a destruiria".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

A Palavra nos apresenta o diálogo íntimo e confiante entre Abraão e Deus. Diante da gravidade do pecado de Sodoma e Gomorra, Abraão intercede com ousadia e humildade, revelando um coração profundamente compassivo e sensível à justiça. Deus, por sua vez, mostra-se misericordioso e disposto a poupar muitos por causa de poucos justos.

O que a Palavra nos diz?

Esse texto nos revela a força da intercessão e a paciência divina. Mesmo diante da iniqüidade, Deus escuta e acolhe aquele que se coloca entre o povo e o juízo, com fé e amor. Também somos chamados a ser intercessores, confiando no poder do diálogo com Deus e na eficácia da oração feita com humildade.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, dá-nos um coração intercessor como o de Abraão. Ensina-nos a rezar com confiança e ousadia, sem jamais desistir de suplicar tua misericórdia sobre o mundo, sobre os pecadores e sobre aqueles que amamos. Amém

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 137(138),1-2a.2bc-3.6-7ab.7c-8 (R. 3a)


- Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

- Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me. 
- Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. 
- Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, e de longe reconhece os orgulhosos. Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente; quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio. e havereis de me salvar com vossa destra. 
- Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

Este salmo é uma oração de louvor e gratidão a Deus que escuta o clamor sincero do fiel. O salmista reconhece que, mesmo sendo o Senhor altíssimo, Ele se inclina para ouvir os humildes e sustenta aquele que caminha no meio da dor. É um canto de confiança no Deus que completa sua obra em nós.

O que o Salmo nos diz?

O Salmo nos convida a reconhecer com gratidão os inúmeros momentos em que fomos amparados por Deus. Mesmo em meio à provação, podemos confiar que o Senhor não abandona a obra de suas mãos. Ele nos escuta, fortalece e salva.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, agradeço por tua fidelidade e amor. Quando minha alma gritou, tu me ouviste. Fortalece-me nas tribulações e completa em mim a obra que começaste, pois confio em tua misericórdia. Amém.

LITURGIA - SEGUNDA LEITURA

Segunda Leitura (Cl 2,12-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses


Irmãos: 12 Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13 Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14 Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

São Paulo nos lembra da graça poderosa do Batismo, que nos une à morte e à ressurreição de Cristo. Pelo batismo, morremos para o pecado e ressuscitamos para uma nova vida, reconciliados com Deus. A dívida dos nossos pecados foi cravada na cruz e cancelada por amor.

O que a Palavra nos diz?

A Palavra nos exorta a viver a dignidade da nova vida em Cristo. Já não somos mais escravos do pecado, mas homens e mulheres ressuscitados, chamados à fé viva e ao testemunho do perdão que nos alcançou. Nossa identidade está agora selada no Crucificado Ressuscitado.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, obrigado por nos fazer renascer contigo na cruz e no batismo. Dá-nos a graça de viver como filhos libertos, com o coração agradecido e cheio de fé, para anunciar teu amor redentor. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Lc 11,1-13)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". 2 Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'". 5 E Jesus acrescentou: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7 e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus ensina a oração do “Pai Nosso” como modelo de intimidade, confiança e simplicidade na relação com Deus. Em seguida, Ele fala da perseverança na oração, usando parábolas e imagens paternas que revelam o coração generoso do Pai celeste, pronto para nos atender, sobretudo com o dom do Espírito Santo.

O que o Evangelho nos diz?

A Palavra nos convida a renovar nossa vida de oração. Rezar não é apenas pedir coisas, mas entrar em comunhão com o Pai, confiando como filhos. Perseverar na oração é um ato de fé e abertura, e nos garante aquilo que mais precisamos: o Espírito Santo, dom maior que o Pai deseja nos conceder.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Pai amado, ensina-nos a rezar com confiança e perseverança. Que o teu Espírito Santo habite em nós, para que vivamos como filhos teus e, unidos a Jesus, saibamos perdoar, partilhar e buscar sempre teu Reino. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,