quinta-feira, 31 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 01/08/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
17ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira | 01/08/2025
Memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja


A Liturgia desta Sexta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum, dia 01 de agosto, quando lembramos a Memória de Santo Afonso Maria de Ligório, nos convida a refletir sobre a importância da fé, da adoração e da vivência litúrgica como expressão da aliança com Deus.

Na Primeira Leitura, vemos o cuidado divino ao instituir festas e solenidades para que o povo jamais se esquecesse de sua libertação e da presença constante do Senhor. O Salmo continua esse chamado ao louvor e à fidelidade, advertindo contra a idolatria e reafirmando que só o Senhor é nosso Deus e libertador.

No Evangelho, Jesus encontra rejeição justamente entre os seus, porque o olhar humano e limitado de seus conterrâneos os impede de ver quem Ele realmente é. A falta de fé torna estéril a presença do Salvador entre eles.

Neste espírito de fé e confiança, nós celebramos hoje a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, mestre da vida espiritual e exemplo de entrega total a Deus. Que seu testemunho de zelo pastoral, simplicidade e ardente amor pela Eucaristia nos inspire a acolher com fé a presença de Cristo em nossa vida cotidiana.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37)
Leitura do Livro do Levítico


1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 4 "São estas as solenidades do Senhor em que convocareis santas assembléias no devido tempo: 5 No dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. 6 No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Ázimos, em honra do Senhor. Durante sete dias comereis pães ázimos. 7 No primeiro dia tereis uma santa assembléia, não fareis nenhum trabalho servil; 8 oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo durante sete dias. No sétimo dia haverá uma santa assembléia, e não fareis também nenhum trabalho servil". 9 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 10 "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: 'Quando tiverdes entrado na terra que vos darei, e tiverdes feito a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primeiros frutos da vossa colheita. 11 O sacerdote elevará este feixe de espigas diante do Senhor, para que ele vos seja favorável: e fará isto no dia seguinte ao sábado. 15 A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser apresentado, contareis sete semanas completas. 16 Contareis cinqüenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e apresentareis ao Senhor uma nova oferta. 27 O décimo dia do sétimo mês é o dia da Expiação. Nele tereis uma santa assembléia, jejuareis e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. 34b No dia quinze deste sétimo mês, começa a festa das Tendas, que dura sete dias, em honra do Senhor. 35 No primeiro dia haverá uma santa assembléia e não fareis nenhum trabalho servil. 36 Durante sete dias oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo. No oitavo dia tereis uma santa assembléia, e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. É dia de reunião festiva: não fareis nenhum trabalho servil. 37 Estas são as solenidades do Senhor, nas quais convocareis santas assembléias para oferecer ao Senhor sacrifícios pelo fogo, holocaustos e oblações, vítimas e libações, cada qual no dia prescrito'".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O texto do Levítico nos apresenta as solenidades litúrgicas instituídas por Deus para o povo de Israel. São festas sagradas em que o povo se reúne em assembléias solenes, interrompe seus afazeres e oferece sacrifícios ao Senhor. Páscoa, Ázimos, Pentecostes, Dia da Expiação e a Festa das Tendas são momentos marcados pela memória da libertação, pela gratidão e pela renovação da aliança com Deus.

O que a Palavra nos diz?

Também nós, cristãos, somos chamados a santificar o tempo e a vida por meio da celebração litúrgica. As festas e solenidades da Igreja, culminando no Domingo, memorial da Ressurreição, são ocasiões privilegiadas de comunhão com Deus e com os irmãos. Precisamos resgatar o valor sagrado do tempo litúrgico em nosso cotidiano, participando ativamente da Eucaristia, cultivando a oração e vivendo com mais fé os momentos marcantes da vida cristã.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus, ensinai-nos a viver com reverência os tempos sagrados que nos concedestes. Dai-nos sabedoria para reconhecer o valor das celebrações da Igreja e força para santificar nossos dias com oração, sacrifício e louvor. Que nossas vidas se tornem uma contínua oferta agradável a Vós. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 80(81),3-4.5-6ab.10-11ab (R.2a)


- Exultai no Senhor, nossa força

- Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova soai a trombeta, na lua cheia, na festa solene! 
- Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, quando o povo saiu do Egito. 
- Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmo convida o povo a louvar a Deus com cânticos e instrumentos em festa solene. Ele recorda os preceitos dados por Deus a Israel, especialmente após a libertação do Egito, e adverte contra a idolatria. Deus se apresenta como o único Senhor e Salvador, que exige fidelidade do seu povo, lembrando sua poderosa ação libertadora.

O que o Salmo nos diz?

Somos chamados a reconhecer e adorar somente o Senhor, que nos libertou da escravidão do pecado. Em meio a tantas vozes e "ídolos" modernos — como o dinheiro, o poder e o prazer —, precisamos reorientar o coração para o único Deus verdadeiro. Cantar, celebrar e obedecer aos mandamentos do Senhor fortalece a nossa fé e nos preserva no caminho da salvação.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, nosso Deus e Salvador, queremos te exaltar com louvores e alegria. Livra-nos de toda idolatria e purifica nosso coração para que pertença somente a Ti. Ensina-nos a guardar teus preceitos com amor e fidelidade. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,54-58)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus retorna à sua terra natal e ensina com sabedoria admirável. Porém, seus conterrâneos, presos ao conhecimento humano que tinham Dele, recusam-se a crer. Escandalizam-se por conhecer sua origem humilde, sua família e seu passado. A incredulidade deles impede a realização de muitos milagres. A familiaridade gera desprezo, e a falta de fé bloqueia a ação de Deus.

O que o Evangelho nos diz?

Também nós corremos o risco de rejeitar o que Deus faz por meio do simples, do cotidiano e do próximo. Podemos desprezar a voz de Deus quando ela vem por meios comuns ou por pessoas conhecidas. A fé autêntica nos convida a romper com os preconceitos e enxergar com os olhos do Espírito. Onde há fé, Deus age com poder. Onde há dureza de coração, Ele se cala.

O que o Evangelho diz?

Oremos: Senhor Jesus, cura nossa incredulidade e abre nosso coração para reconhecer tua presença até nas situações mais simples da vida. Que não desprezemos teus sinais por causa de nossos preconceitos. Aumenta nossa fé para que possas agir poderosamente em nós. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: