LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Verde
13ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira | 02/07/2025
Com alegria e reverência, nos aproximamos da Liturgia da Palavra deste dia 2 de julho, Quarta-Feira da 13ª Semana do Tempo Comum, em que o Senhor nos fala através da narrativa do Gênesis, do Salmo e do Evangelho segundo São Mateus.
A Primeira Leitura nos apresenta a difícil separação entre Agar e Ismael, e como mesmo no abandono humano, Deus permanece fiel, ouvindo o choro do menino e mostrando à mãe um poço no deserto.
O Salmo 33 vem como resposta de confiança: “Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido”, recordando-nos que o Senhor sempre acampa ao redor dos que o temem e os salva.
No Evangelho, vemos Jesus confrontar o mal ao expulsar demônios da vida de dois homens possuídos, revelando o poder divino que liberta e transforma, mesmo quando sua presença incomoda e provoca rejeição.
A Palavra de Deus nos convida hoje a confiar na providência do Senhor, a buscar refúgio nele em todas as aflições e a reconhecer o poder libertador de Cristo. Que o Espírito Santo nos ajude a ouvir com fé, a viver com fidelidade e a proclamar com coragem as maravilhas que o Senhor realiza em nossa vida.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Gn 21,5.8-20)
Leitura do Livro do Gênesis
5 Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu o filho Isaac. 8 Entretanto, o menino cresceu e foi desmamado; e no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu um grande banquete. 9 Sara, porém, viu o filho que a egípcia Agar dera a Abraão brincando com Isaac. 10 E disse a Abraão: "Manda embora essa escrava e seu filho, pois o filho de uma escrava não pode ser herdeiro com o meu filho Isaac". 11 Abraão ficou muito desgostoso com isso, por se tratar de um filho seu. 12 Mas Deus lhe disse: "Não te aflijas por causa do menino e da tua escrava. Atende a tudo o que Sara te pedir, pois é por Isaac que uma descendência levará o teu nome. 13 Mas do filho da escrava farei também um grande povo, por ele ser da tua raça". 14 Abraão levantou-se de manhã, tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, colocando-os nos ombros dela: depois, entregou-lhe o menino e despediu-a. Ela foi-se embora e andou vagueando pelo deserto de Bersabéia. 15 Tendo acabado a água do odre, largou o menino debaixo de um arbusto, 16 e foi sentar-se em frente dele, à distância de um tiro de arco. Pois dizia consigo: "Não quero ver o menino morrer". Assim, ficou sentada defronte ao menino, e pôs-se a gritar e a chorar. 17 Deus ouviu o grito do menino e o anjo de Deus chamou do céu a Agar, dizendo: "Que tens Agar? Não tenhas medo, pois Deus ouviu a voz do menino do lugar em que está. 18 Levanta-te, toma o menino e segura-o bem pela mão, porque farei dele um grande povo". 19 Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu um poço de água. Foi então encher o odre e deu de beber ao menino. 20 Deus estava com o menino, que cresceu e habitou no deserto. tornando-se um jovem arqueiro.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
Abraão já era centenário quando nasceu seu filho Isaac, fruto da promessa divina. Contudo, o conflito entre Sara e Agar, por causa de Ismael, levou Abraão a tomar uma decisão dolorosa: despedir sua escrava e seu filho. No deserto, Agar se desespera, mas Deus, que ouve o clamor do inocente, intervém por meio de seu anjo. O Senhor abre os olhos de Agar, mostrando-lhe um poço e salvando o menino, a quem promete fazer um grande povo.
O que a Palavra nos diz?
Esta passagem nos mostra que Deus cuida de cada um, mesmo quando a vida parece nos abandonar no deserto. Ele ouve o clamor dos pequenos, dos rejeitados e aflitos, e nos dá esperança em meio à dor. Precisamos confiar na providência divina, mesmo quando as situações fogem do nosso controle, certos de que Deus não abandona aqueles que O buscam de coração sincero.
O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, Tu que ouviste o choro do menino no deserto e socorreste Agar na sua aflição, abre também os nossos olhos para vermos os sinais da Tua providência. Ensina-nos a confiar mesmo nos momentos de rejeição ou incerteza, crendo que estás sempre conosco. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Sl 33(34),7-8.10-11.12-13 (R. 7a)
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva.
- Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
- Meus filhos, vinde agora e escutai-me: vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias?
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Salmo diz?
Este Salmo nos revela que Deus escuta o clamor dos humildes e dos que o temem. O salmista testemunha sua experiência pessoal: em meio à angústia, ele clamou ao Senhor e foi liberto. É uma promessa de proteção: o anjo do Senhor acampa ao redor dos que temem a Deus, e o Senhor jamais abandona aqueles que o buscam de coração sincero.
O que o Salmo nos diz?
Somos chamados a temer o Senhor — não com medo, mas com reverência, fidelidade e amor. O temor do Senhor é o início da sabedoria e fonte de bênçãos duradouras. Quem busca o Senhor, mesmo em meio às dificuldades, não será abandonado. O salmo nos convida a escutar e a aprender o caminho da verdadeira felicidade.
O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, nós te bendizemos por tua presença fiel. Ensina-nos o santo temor, a confiar em ti mesmo nas angústias e a buscar tua vontade com o coração humilde. Que jamais percamos a esperança, certos de que escutas o clamor dos que te amam. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Mt 8,28-34)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28 quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 Eles então gritaram: "O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" 30 Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31 Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos". 32 Jesus disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33 Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34 Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Evangelho diz?
Jesus chega à região dos gadarenos e encontra dois homens possuídos por demônios. Diante da presença do Filho de Deus, os espíritos impuros reconhecem sua autoridade e suplicam para serem lançados em uma manada de porcos. Jesus os expulsa, e os porcos precipitam-se no mar. O episódio, porém, termina de forma inesperada: os habitantes da cidade, assustados com o ocorrido, pedem que Jesus se retire de sua região.
O que o Evangelho nos diz?
A presença de Jesus transforma realidades, liberta os oprimidos e denuncia as estruturas de pecado. Contudo, nem todos estão dispostos a acolher a graça que Ele traz, especialmente quando isso abala interesses pessoais ou sociais. Somos chamados a refletir: estamos verdadeiramente abertos à ação libertadora de Cristo ou a rejeitamos por medo de mudanças em nossa vida?
O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, Filho do Deus Altíssimo, entra na minha história e liberta-me de tudo aquilo que me aprisiona. Não permitas que eu rejeite tua presença por medo de perder o que não vem de Ti. Dá-me um coração dócil à tua Palavra, aberto à tua vontade e confiante no teu poder de cura e salvação. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário