LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Verde
15ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira | 14/07/2025
A Liturgia de hoje revela que o seguimento de Deus exige decisão, coragem e confiança.
A Primeira Leitura narra a opressão do povo de Israel no Egito, enquanto cresce silenciosamente sob o olhar de Deus.
O Salmo proclama que o Senhor é o libertador dos que confiam Nele.
E o Evangelho nos convida a uma entrega radical: seguir Jesus é colocar-se em confronto com o mundo, mas também é receber vida nova e recompensa eterna, mesmo no menor gesto de amor.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Ex 1,8-14.22)
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, 8 surgiu um novo rei no Egito, que não tinha conhecido José, 9 e disse ao seu povo: "Olhai como o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10 Vamos agir com prudência em relação a ele, para impedir que continue crescendo e, em caso de guerra, se una aos nossos inimigos, combata contra nós e acabe por sair do país". 11 Estabeleceram inspetores de obras, para que o oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades entrepostos Pitom e Ramsés. 12 Mas, quanto mais o oprimiam, tanto mais se multiplicava e crescia. 13 Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão. 14 E tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda a espécie de trabalhos dos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força. 22 O Faraó deu esta ordem a todo o seu povo: "Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
Um novo faraó, que não conhecia José, teme o crescimento do povo hebreu no Egito e decide oprimi-lo com trabalhos forçados. Apesar da dureza da escravidão, o povo continua a crescer. O medo e a crueldade dos egípcios culminam em uma ordem de morte: lançar ao rio todos os meninos hebreus recém-nascidos.
O que a Palavra nos diz?
Quando o medo e o poder se tornam motores das decisões humanas, a injustiça se alastra. Deus, porém, não abandona seu povo. Mesmo em meio à opressão e à violência, Ele prepara a libertação. A Palavra nos alerta para os perigos do egoísmo que gera estruturas de morte, e nos convida a confiar que Deus jamais esquece os que sofrem.
O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor, tende compaixão dos que vivem oprimidos e esquecidos. Libertai-nos de todo medo que gera intolerância e injustiça. Fazei-nos instrumentos da vossa misericórdia e defensores da vida, mesmo quando ela estiver ameaçada pelas forças do mal. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Sl 123(124),1-3.4-6.7-8 (R. 8a)
- Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.
- Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou cairmos como presa de seus dentes!
- Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra!
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Salmo diz?
O salmista reconhece que, se o Senhor não estivesse ao lado de Israel, ele já teria sido destruído pelas forças opressoras. Mas Deus é o libertador: rompe os laços da armadilha e livra seu povo como um pássaro que escapa das mãos do caçador.
O que o Salmo nos diz?
Mesmo quando somos cercados por perigos, perseguições ou sofrimentos, Deus está conosco. A sua presença é a razão da nossa esperança e libertação. O salmo nos convida a reconhecer que não vencemos por nós mesmos, mas porque o Senhor é nosso auxílio constante.
O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor, bendito sejais por estar ao nosso lado nos momentos de tribulação. Libertai-nos das correntes que nos prendem, salvai-nos das águas impetuosas da vida e sustentai nossa esperança em vós, nosso auxílio e libertador. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Mt 10,34-11,1)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35 De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36 E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38 Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39 Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 40 Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42 Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa". 11,1 Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Evangelho diz?
Jesus adverte que sua vinda não traz uma paz conformista, mas uma decisão radical: segui-lo pode gerar divisões até nas famílias. Ele exige amor absoluto e prioridade total. Quem o segue, carrega a cruz e está disposto a perder a própria vida por Ele. Mas também promete que qualquer gesto feito em favor de seus discípulos não ficará sem recompensa.
O que o Evangelho nos diz?
Seguir Jesus é abraçar um caminho exigente de fidelidade, que pode gerar oposição e até rejeição. Somos chamados a colocar Cristo acima de tudo e a viver com generosidade, mesmo nas pequenas atitudes. Cada escolha por Ele traz consigo a promessa de vida verdadeira e recompensa eterna.
O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, fortalece-nos na decisão de te seguir com inteireza de coração. Dá-nos coragem para assumir nossa cruz e discernimento para preferir-te a tudo e a todos. Que nossa vida seja sinal do teu amor, mesmo nas pequenas coisas. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário