domingo, 27 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 28/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
17ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira | 28/07/2025


Neste início de semana, a Liturgia nos conduz por caminhos de profundo discernimento e conversão.

A Primeira Leitura nos apresenta o dramático episódio do bezerro de ouro, quando o povo de Israel, impaciente e inseguro, volta-se à idolatria, esquecendo-se das maravilhas que o Senhor operara para sua libertação.

Já o Salmo é um apelo penitente e esperançoso à misericórdia divina, reconhecendo as infidelidades do povo, mas também exaltando o poder da intercessão de Moisés.

No Evangelho, Jesus revela, por meio de parábolas simples, a grandiosidade escondida no Reino dos Céus: uma semente minúscula que se torna árvore frondosa e o fermento que transforma toda a massa.

A Palavra de hoje nos alerta contra a tentação de buscar segurança em ídolos e aparências, convidando-nos a confiar no agir oculto de Deus, que transforma com paciência e amor tudo aquilo que se entrega a Ele.

Que o Senhor nos conceda um coração perseverante, atento às pequenas sementes de fé e de conversão que podem fazer brotar uma vida nova.

Que possamos começar esta semana nutrindo nossa alma com a Palavra e com a Eucaristia, e deixando que o Reino cresça silenciosamente em nós.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Ex 32,15-24.30-34)
Leitura do Livro do Êxodo


Naqueles dias, 15 Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16 Elas eram obra de Deus e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus. 17 Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: "Há gritos de guerra no acampamento!" 18 Moisés respondeu: "Não são gritos de vitória nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta". 19 Quando chegou perto do acampamento, e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20 Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, espalhou o pó na água, e fez os filhos de Israel beberem dela. 21 Moisés disse a Aarão: "Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?" 22 Aarão respondeu: "Não se indigne o meu Senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23 Eles me disseram: 'Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". 24 Eu, então, lhes disse: 'Quem de vós tem ouro?' Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro". 30 No dia seguinte, Moisés disse ao povo: "Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito". 31 Moisés voltou para junto do Senhor, e disse: "Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32 Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste". 33 O Senhor respondeu a Moisés: "É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34 E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O povo de Israel, impaciente com a demora de Moisés, comete o grave pecado da idolatria ao fabricar e adorar um bezerro de ouro. Moisés, ao descer da montanha com as tábuas da Lei, testemunha a infidelidade e quebra as tábuas em sinal da ruptura da aliança. Mesmo indignado, ele intercede pelo povo diante de Deus, revelando seu amor e responsabilidade como líder, disposto até a ser riscado do livro da vida por amor a seu povo. Deus, porém, reafirma que cada um será responsável por seus próprios pecados, mas garante sua presença e orientação ao povo por meio de seu anjo.

O que a Palavra nos diz?

Hoje, esta Palavra nos convida a refletir sobre nossas próprias idolatrias: tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus, buscando respostas e seguranças passageiras. Também nos ensina o valor da intercessão, da liderança comprometida e da misericórdia que ainda busca salvar mesmo quando há culpa. O verdadeiro líder, como Moisés, não se isenta da dor do povo, mas clama ao Senhor por perdão e reconciliação.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, livrai-me da tentação de me afastar de vós por causa da impaciência ou do medo. Dai-me um coração fiel, capaz de reconhecer meus pecados, e a coragem de interceder por meus irmãos que erram. Conduzi-nos com vosso anjo pela estrada da salvação e não retireis de nós vossa presença, mesmo quando tropeçamos. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 105(106),19-20.21-22.23 (R. 1a)


- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

- Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno. 
- Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. 
- Até pensava em acabar com sua raça, não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmo recorda com dor e humildade o momento em que o povo de Israel se afastou de Deus, construindo e adorando um bezerro de ouro no Horeb. Trocaram o Senhor — sua verdadeira glória — pela imagem de um animal. Esqueceram-se do Deus que os havia libertado com grandes sinais no Egito, e quase foram destruídos por causa disso, não fosse a intercessão de Moisés.

O que o Salmo nos diz?

Também nós, tantas vezes, corremos o risco de substituir o Senhor por “ídolos modernos”: dinheiro, poder, status ou segurança ilusória. Somos convidados hoje a reconhecer nossos desvios e a agradecer a Deus por sua misericórdia que nos resgata quando retornamos arrependidos, como Moisés intercedeu por Israel.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, quantas vezes me distraio com falsos deuses e me esqueço das tuas maravilhas! Dá-me um coração humilde e agradecido, que se lembre de tudo o que fizeste por mim e escolha viver sob tua aliança, amando-te acima de tudo. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 13,31-35)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus contou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos." 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: "O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado". 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: "Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus nos revela o mistério do Reino dos Céus por meio de parábolas simples, mas profundas. A semente de mostarda, tão pequena, torna-se uma grande árvore. O fermento, invisível após misturado, transforma toda a massa. Assim é o Reino: discreto no início, mas poderoso em sua ação interior e transformadora.

O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho nos ensina a valorizar os pequenos gestos de fé e amor no cotidiano. Cada oração feita com sinceridade, cada ato de caridade, cada palavra de perdão ou testemunho de esperança é uma semente lançada. Deus faz crescer aquilo que, aos nossos olhos, parece insignificante. O segredo do Reino é a paciência confiante.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, ensina-me a confiar na força da tua Palavra e a semear o bem mesmo nas pequenas coisas. Dá-me um coração humilde e perseverante, que acolha o Reino com fé, e permita que ele cresça em mim e por meio de mim. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: