sexta-feira, 4 de julho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 05/07/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
13ª Semana do Tempo Comum | Sábado | 05/07/2025


Com alegria celebramos neste sábado da 13ª Semana do Tempo Comum, dia 05 de julho, a continuidade da Leitura Orante da Palavra de Deus, iluminados por passagens marcantes do Livro do Gênesis, do Salmo 134 e do Evangelho de Mateus.

A Primeira Leitura apresenta-nos o episódio comovente da bênção de Isaac sobre Jacó, um relato que nos desafia a refletir sobre os caminhos misteriosos da providência divina e da herança espiritual.

O Salmo entoa um hino de louvor ao Senhor pela sua grandeza e bondade, convidando-nos a reconhecer a soberania de Deus sobre toda a criação.

E no Evangelho, Jesus nos revela que sua presença é motivo de festa e renovação, chamando-nos a acolher o vinho novo do Reino com corações e estruturas também renovadas.

Neste espírito de escuta atenta e oração, somos convidados a deixar que a Palavra transforme nossa mente e nosso coração, abrindo-nos à ação do Espírito Santo, para que, como odres novos, possamos acolher a novidade de Cristo e viver com autenticidade a nossa fé.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Gn 27,1-5.15-29)
Leitura do Livro do Gênesis


1 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais velho Esaú, e lhe disse: "Meu filho!" Este respondeu: "Aqui estou!" 2 Disse-lhe o pai: "Como vês, já estou velho e não sei qual será o dia da minha morte. 3 Toma as tuas armas, as flechas e o arco, e sai para o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, 4 como sabes que eu gosto, e traze-o para que o coma, e assim te dar a bênção antes de morrer". 5 Rebeca escutava o que Isaac dizia a seu filho Esaú. Esaú saiu para o campo à procura de caça para o pai. 15 Rebeca tomou, então, as melhores roupas que o filho mais velho tinha em casa, e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó. 16 Cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com peles de cabrito. 17 Pôs nas mãos do filho Jacó o assado e o pão que havia preparado. 18 Este levou-os ao pai, dizendo: "Meu pai!" "Estou ouvindo", respondeu Isaac. "Quem és tu, meu filho?" 19 E disse Jacó a seu pai: "Eu sou Esaú, teu filho primogênito; fiz como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para me abençoares". 20 Isaac replicou-lhe: "Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?" Ele respondeu: "É o Senhor teu Deus que fez que isso acontecesse". 21 Isaac disse a Jacó: "Vem cá, meu filho, para que eu te apalpe e veja se és ou não meu filho Esaú". 22 Jacó achegou-se a seu pai Isaac, que o apalpou e disse: "A voz, é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú". 23 E não o reconheceu, pois suas mãos estavam peludas como as do seu filho Esaú. Então, decidiu abençoá-lo. 24 Perguntou-lhe ainda: "Tu és, de fato, meu filho Esaú?" Ele respondeu: "Sou". 25 Isaac continuou: "Meu filho, serve-me da tua caça para eu comer e te abençoar". Jacó serviu-o e ele comeu; trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu. 26 Disse-lhe então seu pai Isaac: "Aproxima-te, meu filho, e beija-me". 27 Jacó aproximou-se e o beijou. Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas, abençoou-o, dizendo: "Este é o cheiro do meu filho: é como o aroma de um campo fértil que o Senhor abençoou! 28 Que Deus te conceda o orvalho do céu, e a fertilidade da terra, a abundância de trigo e de vinho. 29 Que os povos te sirvam e se prostrem as nações em tua presença. Sê o senhor de teus irmãos, e diante de ti se inclinem os filhos de tua mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, e quem te abençoar, seja bendito!"
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?
A Palavra de Deus nos apresenta o episódio delicado da bênção de Isaac, um momento marcado pela fragilidade da velhice, pela astúcia de Rebeca e pela obediência de Jacó à sua mãe. O texto mostra como a bênção patriarcal, sinal da promessa de Deus, foi passada não ao primogênito Esaú, mas ao filho mais novo, Jacó, por meio de uma ação estratégica, embora questionável. No entanto, mesmo nesse enredo humano cheio de limites, o plano divino se cumpre.

O que a Palavra nos diz?
Hoje, a Palavra nos mostra como os desígnios de Deus podem se realizar até mesmo através de nossas fragilidades humanas. Ele é soberano e age na história com liberdade e sabedoria, usando caminhos que nem sempre compreendemos. Cabe a nós confiar em sua providência, mesmo quando tudo parece confuso ou contraditório.

O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, ensina-nos a confiar nos Teus planos mesmo quando não compreendemos os caminhos que escolhes. Que saibamos acolher Tua vontade com fé e viver sempre sob a Tua bênção, entregando nossa vida para que se cumpra em nós o Teu desígnio de amor. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 134(135),1-2.3-4.5-6 (R. 3a)


- Louvai o Senhor, porque é bom!

- Louvai o Senhor, bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo e habitais junto aos átrios de Deus! 
- Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança. 
- Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos abismos.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?
O salmo proclama a bondade do Senhor e convida todo o povo de Deus — especialmente os seus servos, os que vivem no templo — a bendizer e louvar seu nome. Ele é exaltado como o Deus que escolheu Israel como herança e que tudo pode: Ele age no céu, na terra e nas profundezas do abismo. Nada escapa à sua vontade e ao seu poder.

O que o Salmo nos diz?
Somos chamados hoje a renovar nosso louvor e gratidão a Deus, reconhecendo sua grandeza e soberania em tudo. Ele é bom, fiel, e digno de ser adorado. É necessário cultivar um coração agradecido e humilde, reconhecendo a eleição divina sobre nossas vidas e a ação constante do Senhor que governa com amor e justiça.

O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, queremos bendizer o vosso santo nome, porque sois bom e fiel. Fazei-nos reconhecer vossa presença em todas as coisas e nos ensinar a viver em contínua adoração, louvando-vos com a nossa vida e confiando plenamente em vossos desígnios. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 9,14-17)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" 15 Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16 Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17 Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?
Jesus responde com sabedoria à inquietação dos discípulos de João sobre o jejum. Ele revela que a presença do Noivo — Ele mesmo — é motivo de alegria, não de luto. Com as comparações do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres velhos, Jesus nos mostra que o Reino de Deus exige novidade de vida e abertura ao Espírito. A mensagem central é clara: o Evangelho não é um acréscimo à vida antiga, mas o início de uma realidade totalmente nova.

O que o Evangelho nos diz?
Hoje, somos convidados a refletir sobre nossa disposição em acolher essa novidade que vem de Cristo. Não basta manter aparências religiosas ou práticas exteriores; é necessário renovar o coração e abandonar estruturas antigas, endurecidas pelo egoísmo, orgulho ou comodismo. A presença de Jesus em nossa vida transforma tudo: hábitos, atitudes, prioridades e afetos.

O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, que vieste trazer o vinho novo do Reino, dá-nos um coração novo e aberto à tua presença. Renova nossas estruturas interiores e faz de nós odres novos, capazes de acolher tua graça. Ensina-nos a jejuar não por obrigação, mas por amor, desejando estar sempre contigo, o nosso Noivo eterno. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: