domingo, 1 de dezembro de 2024

Advento: Preparando o Natal com Evangelho de Lucas, Capítulo 1

Tempo do Advento
Preparação para o Natal com o Evangelho de Lucas - Capítulo 1

Neste Tempo do Advento vamos conhecer Jesus com o Evangelho de Lucas para celebrar o Natal com muita fé e amor. Estudo do Evangelho de São Lucas em preparação para a celebração do Natal.

O texto do vídeo está no Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição, Sonorização e Publicação
Música: YouTube Free Music
Imagem de Fundo: Composição de Imagens livres de pixabay.com e fotos do autor
Imagens Bíblicas: freebibleimages.org
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

#NatalcomJesus #NascimentodeJesus #NataldeJesus #EvangelhoSãoLucas #MeninoJesus #ConhecerJesus #QueméJesus? #NossaSenhora #MissionáriosdeJesus #JesuseosPobres #AmarcomoJesusamou #Caridade #Bondade #SalveRainha #BomPastor

Jesus,Jesus Cristo,Natal,Natal com Jesus,Evangelho de São Lucas,Nascimento de Jesus,Natal de Jesus,Menino Jesus,Conhecer a Jesus,Quem é Jesus?,Nossa Senhora,Missionários de Jesus,Jesus e os Pobres,Amar como Jesus amou,Caridade,Bondade,Salve Rainha,Bom Pastor,

TEXTO DO VÍDEO

Tempo do Advento - Preparação para o Natal com o Evangelho de Lucas

Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre com cada um de nós.

Antes de começar, vamos pedir a orientação do Espírito Santo para que Ele nos conduza neste estudo do Evangelho de São Lucas e nos ajude a preparar nossos corações para conhecer Jesus que vamos celebrar no Natal.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Inspirai Senhor as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las para que em Vós comece e para Vós termine tudo o que fizermos, por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Queridos irmãos e irmãs, reserve esse tempo para se dedicar a esse estudo e renuncie a toda distração que possa te fazer desistir de ver este vídeo até o final.

Peço que você curta e dê o seu Like e compartilhe este vídeo para que mais pessoas possam também conhecer essa verdade. Veja na descrição do vídeo os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização.

Eu sou Dermeval Neves, católico praticante, Catequista, Animador Litúrgico, Estudioso das Sagradas Escrituras e presto o serviço de evangelização há mais de trinta anos. Criei o Sistema Salve Rainha de Evangelização presente nas principais redes sociais e que hoje conta com mais de um milhão de seguidores em mais de cinqüenta países.

O primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas é riquíssimo em detalhes e nos apresenta os fundamentos para compreendermos a grandiosidade do plano de Deus.

Neste capítulo, encontramos a narrativa do anúncio do nascimento de João Batista e, principalmente, o anúncio do nascimento de Jesus à Virgem Maria, o que chamamos de Anunciação.

Lucas, com sua atenção aos detalhes históricos e espirituais, não apenas nos conta fatos, mas nos convida a contemplar a ação divina na história da salvação.

Este capítulo também nos apresenta dois belíssimos cânticos: o "Magnificat" de Maria, um hino de louvor à fidelidade de Deus, e o "Benedictus" de Zacarias, um testemunho da misericórdia divina.

Neste vídeo, vamos refletir sobre como Deus age em nossas vidas, como Ele escolhe pessoas simples e humildes para realizar grandes coisas, e como devemos responder com fé e disponibilidade, como Maria o fez.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, Capítulo 1.

Muitos empreenderam compor uma história dos aconteci­mentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.

Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.

Nos tempos de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.

Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada.

Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.

Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume.

Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zaca­rias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João.

Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem licor, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;

ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”.

Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”.

O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova.

Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”.

No entanto, o povo estava espe­rando Zacarias; e admirava-se de que ele se demorasse tanto tempo no santuário.

Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo.

Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa.

Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo:

“Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens”.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação.

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”

Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.

Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.

Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.

Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”.

E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,* meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva.

Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.

Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.

Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.

Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre”.

Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.

Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.

Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.

No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. Mas sua mãe interveio: “Não” – disse ela – “ele se chamará João.”

Replicaram-lhe: “Não há ninguém na tua família que se chame por este nome”. E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.

Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: “João é o seu nome”. Todos ficaram pasmados. E logo se lhe abriu a boca e soltou-se sua língua e ele falou, bendizendo a Deus.

O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judeia.

Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: “Que será este menino?”. Porque a mão do Senhor estava com ele.

Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas, para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.

Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, ibertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.

Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.”

O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhr!

O capítulo 1 do Evangelho de Lucas nos apresenta duas histórias paralelas: a anunciação do nascimento de João Batista e a Anunciação do nascimento de Jesus.

Essas histórias destacam a ação de Deus no cumprimento de Sua promessa de salvação e o papel daqueles que Ele escolhe para serem instrumentos de Seu plano.

É um convite para reconhecermos que Deus é fiel às Suas promessas e que, mesmo quando parece impossível aos olhos humanos, Ele é capaz de realizar maravilhas.

Neste capítulo, vemos o contraste entre as respostas de Zacarias e de Maria. Zacarias, ao receber a mensagem do anjo Gabriel sobre o nascimento de João Batista, duvida e é repreendido.

Já Maria, ao ouvir o anúncio de que seria a Mãe do Salvador, responde com humildade e confiança: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". Essa atitude de Maria é um exemplo para todos nós.

O Evangelho começa com o propósito de Lucas: escrever um relato ordenado dos acontecimentos que ele mesmo investigou com cuidado, para que os cristãos tivessem certeza daquilo em que acreditavam.

Isso já nos ensina algo: a nossa fé é fundamentada em um evento histórico, em fatos reais, e não em mitos ou suposições.

Depois, Lucas narra o anúncio do nascimento de João Batista. Zacarias, sacerdote, estava exercendo sua função no templo quando o anjo Gabriel aparece e lhe anuncia que ele e sua esposa, Isabel, que era estéril e de idade avançada, teriam um filho.

Esse filho, João Batista, seria o precursor do Messias, aquele que prepararia o caminho para o Senhor. Mas, devido à dúvida de Zacarias, ele é silenciado até que a promessa se cumpra.

Essa parte nos ensina que Deus é fiel às Suas promessas, mas espera de nós a fé e a confiança.

Em seguida, temos a Anunciação, um dos momentos mais importantes da história da salvação.

O anjo Gabriel visita Maria, uma jovem humilde de Nazaré, e anuncia que ela foi escolhida para ser a Mãe de Deus.

O "sim" de Maria é a resposta de fé perfeita, que contrasta com a dúvida de Zacarias.

Mesmo sem compreender totalmente o que estava acontecendo, Maria confia no plano de Deus.

A partir do "sim" de Maria, o Verbo de Deus se faz carne e habita entre nós. Isso é um mistério de amor e de humildade.

No "Magnificat", Maria proclama a grandeza de Deus e reconhece a ação divina em sua vida e na história da humanidade.

É um canto de louvor e confiança que reflete a fé de uma alma plenamente entregue a Deus.

Por fim, vemos o nascimento de João Batista e o "Benedictus" de Zacarias, que exalta a misericórdia de Deus e a missão de João: preparar o caminho para o Messias.

Zacarias, que antes duvidou, agora louva a Deus e proclama a sua fidelidade.

Diante do que mostra esse capítulo, somos chamados a refletir:

como respondemos ao chamado de Deus em nossas vidas?
Será que duvidamos, como Zacarias, ou confiamos, como Maria?
Deus tem um plano para cada um de nós, e Ele nos convida a cooperar com Ele, mesmo quando parece difícil ou incompreensível.

Além disso, o exemplo de Maria nos ensina a importância da humildade e da fé.

Maria não se considerou digna de ser a Mãe do Salvador, mas confiou em Deus e se colocou à disposição como serva.

E nós, estamos dispostos a dizer "sim" ao plano de Deus, mesmo quando Ele nos pede algo que parece desafiador?

Que possamos aprender com Maria a viver uma fé humilde e confiante, e com Zacarias a reconhecer a misericórdia de Deus em nossas vidas, mesmo quando falhamos.

E que, como João Batista, possamos preparar os caminhos para que Jesus entre nos corações daqueles que encontramos.

Neste Advento, ao nos prepararmos para o Natal, somos convidados a imitar Maria, Isabel, Zacarias e João Batista em nossa caminhada de fé.

Peçamos ao Senhor a graça de viver com confiança e gratidão, e que o nosso "sim" diário seja um instrumento para que a vontade de Deus se realize em nossas vidas e no mundo.

Amém?

Por intercessão da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, que Deus nos abençoe, nos guarde e nos conduza à vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: