segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Advento: Preparando o Natal com Evangelho de São Lucas Capítulo 2

Tempo do Advento - Preparação para o Natal com o Evangelho de São Lucas - Capítulo 2

Neste Tempo do Advento vamos conhecer Jesus com o Evangelho de Lucas para celebrar o Natal com muita fé e amor. Estudo do Evangelho de São Lucas em preparação para a celebração do Natal.

O segundo capítulo do Evangelho de São Lucas nos leva diretamente ao coração da história do Natal, a narrativa do nascimento de Jesus.

O texto do vídeo está no Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição, Sonorização e Publicação
Música: YouTube Free Music
Imagem de Fundo: Composição de Imagens livres de pixabay.com e fotos do autor
Imagens Bíblicas: freebibleimages.org
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

#NatalcomJesus #NascimentodeJesus #NataldeJesus #EvangelhoSãoLucas #MeninoJesus #ConhecerJesus #QueméJesus? #NossaSenhora #MissionáriosdeJesus #JesuseosPobres #AmarcomoJesusamou #Caridade #Bondade #SalveRainha #BomPastor

Jesus,Jesus Cristo,Natal,Natal com Jesus,Evangelho de São Lucas,Nascimento de Jesus,Natal de Jesus,Menino Jesus,Conhecer a Jesus,Quem é Jesus?,Nossa Senhora,Missionários de Jesus,Jesus e os Pobres,Amar como Jesus amou,Caridade,Bondade,Salve Rainha,Bom Pastor,

TEXTO DO VÍDEO

Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre com cada um de nós.

Antes de começar, vamos pedir a orientação do Espírito Santo para que Ele nos conduza neste estudo do Evangelho de São Lucas e nos ajude a preparar nossos corações para conhecer Jesus que vamos celebrar no Natal.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Inspirai Senhor as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las para que em Vós comece e para Vós termine tudo o que fizermos, por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Queridos irmãos e irmãs, reserve esse tempo para se dedicar a esse estudo e renuncie a toda distração que possa te fazer desistir de ver este vídeo até o final.

Peço que você curta e dê o seu Like e compartilhe este vídeo para que mais pessoas possam também conhecer essa verdade. Veja na descrição do vídeo os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização.

Eu sou Dermeval Neves, católico praticante, Catequista, Animador Litúrgico, Estudioso das Sagradas Escrituras e presto o serviço de evangelização há mais de trinta anos. Criei o Sistema Salve Rainha de Evangelização presente nas principais redes sociais e que hoje conta com mais de um milhão de seguidores em mais de cinqüenta países.

O segundo capítulo do Evangelho de São Lucas nos leva diretamente ao coração da história do Natal, a narrativa do nascimento de Jesus.

É um capítulo que transborda de humildade, simplicidade e, ao mesmo tempo, de uma profunda riqueza espiritual. 
Neste capítulo, vemos como o Salvador do mundo nasce em uma manjedoura, cercado por pastores, e não em palácios ou entre os poderosos.

A narração também nos apresenta o anúncio do anjo aos pastores, a apresentação de Jesus no templo e os eventos que cercam a infância do Menino Jesus.

Este capítulo é um convite para contemplarmos a humildade e o amor de Deus, que escolheu se encarnar como um de nós, vindo ao mundo em condições tão simples para nos ensinar o valor da simplicidade, da confiança e da entrega.

Hoje, vamos refletir sobre o que o nascimento de Jesus nos ensina e como ele transforma nossas vidas.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, Capítulo 2.

Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

Esse recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.

Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa, Maria, que estava grávida.

Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.

Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.

O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.

Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”.

E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:

“Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina.”

Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: “Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou”.

Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.

Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração.

Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.

Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.

Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.

Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Esse homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.

Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor.

Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da Lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:

“Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”.

Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam.

Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma”.

Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada.

Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva e agora, com oitenta e quatro anos, não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.

Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.

Após terem observado tudo segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, à sua cidade de Nazaré.

O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.

Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.

Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.

Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.

Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.

Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”.

Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá­veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. Eles, porém, não compreen­deram o que ele lhes dissera.

Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração.

E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhr!

O capítulo 2 é um dos mais conhecidos e amados do Evangelho de Lucas, pois é nele que encontramos a narrativa do Natal, que nos enche de esperança e alegria.

Vemos o cumprimento das promessas de Deus: o Messias esperado, o Salvador, finalmente chega ao mundo.

Mas Ele não vem de forma grandiosa ou triunfal; em vez disso, escolhe nascer de forma humilde, em um estábulo, entre os pobres e simples.

Este capítulo também nos apresenta o papel dos pastores, que são os primeiros a receber a boa nova, e nos mostra a importância de Maria e José como os primeiros a acolher o Salvador.

Além disso, encontramos a apresentação de Jesus no templo, onde Simeão e Ana, com corações cheios de fé, reconhecem o Menino como o Messias prometido.

E, ao final, vemos o episódio de Jesus no templo aos doze anos, revelando já o propósito de Sua missão.

O capítulo começa com a descrição do decreto de César Augusto que ordena o recenseamento, levando José e Maria a Belém.

Isso cumpre a profecia de que o Messias nasceria em Belém, a cidade de Davi (Miquéias 5,1-2).

Ao chegarem lá, não encontram lugar para ficar, e Jesus nasce em uma manjedoura.

Esse cenário humilde nos revela a simplicidade de Deus e Seu amor por todos, especialmente pelos pobres e marginalizados.

Os anjos anunciam a boa nova aos pastores, pessoas simples e de pouco valor na sociedade da época.

Eles são os primeiros a ouvir o coro celestial proclamando: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade".

Isso nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas e que o Evangelho é para todos, especialmente para aqueles de coração humilde.

Depois, Jesus é apresentado no templo, conforme a Lei de Moisés.

É nesse momento que Simeão, um homem justo e piedoso, reconhece Jesus como o Salvador e profetiza sobre Sua missão e o sofrimento de Maria.

O cântico de Simeão, o Nunc Dimittis, é uma proclamação de que Jesus é a luz que ilumina as nações e a glória de Israel.

Ana, uma profetisa idosa, também louva a Deus e fala do Menino a todos os que esperavam a redenção.

Por fim, o capítulo termina com Jesus aos doze anos, no templo, dialogando com os doutores da Lei.

Esse episódio revela que, mesmo sendo criança, Jesus já tinha consciência de Sua missão e de Sua relação única com o Pai.

O que esse capítulo 2 de Lucas nos ensina para a nossa vida hoje?

Primeiro, somos chamados a contemplar a humildade de Jesus.

O Salvador do mundo nasceu em uma manjedoura, rejeitado pelas estalagens, mas acolhido por Maria e José.

Isso nos desafia a viver com simplicidade e a buscar a verdadeira riqueza no amor de Deus, não nos bens materiais ou no prestígio.

Segundo, somos convidados a ser como os pastores.

Ao ouvirem a mensagem do anjo, eles não hesitam: vão até Belém para ver o que aconteceu e, depois, voltam glorificando a Deus e compartilhando a boa nova com os outros.

E nós, estamos levando a mensagem de Jesus para as pessoas ao nosso redor?

Estamos glorificando a Deus com nossas vidas?

Terceiro, aprendemos com Simeão e Ana a importância de esperar em Deus com paciência e fé.

Eles passaram anos esperando a vinda do Messias, mas nunca perderam a esperança.

Assim como eles, somos chamados a confiar no tempo de Deus e a reconhecer a presença de Jesus em nossas vidas.

Por fim, o episódio de Jesus no templo nos lembra que todos nós temos uma missão dada por Deus.

Jesus estava "cuidando das coisas de Seu Pai", e nós também devemos viver nossas vidas buscando cumprir a vontade de Deus.

Isso significa perguntar: como posso servir melhor a Deus e ao próximo no meu dia a dia?

Neste Advento, o que vimos aqui nos convida a acolher Jesus em nossos corações com humildade e simplicidade, como Maria e José.

Deus nos chama a proclamar a boa nova como os pastores, a confiar no tempo de Deus como Simeão e Ana, e a buscar viver nossa missão como Jesus.

Que possamos, neste Natal, não apenas celebrar o nascimento de Jesus, mas deixá-Lo nascer novamente em nossos corações e em nossas vidas, transformando-nos em testemunhas vivas do Seu amor e da Sua paz.

Amém?

Por intercessão da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, que Deus nos abençoe, nos guarde e nos conduza à vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: