LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Branco
20º Domingo do Tempo Comum | Domingo | 17/08/2025
Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria
Neste Terceiro Domingo do mês de agosto iniciamos a Semana de Oração pelas Vocações para a Vida consagrada dedicadas a religiosos, religiosas e consagrados que se entregam de corpo e alma ao Serviço da Messe do Senhor.
E hoje, a Igreja se reveste de festa para celebrar a gloriosa Assunção da Virgem Maria ao céu, sinal seguro da vitória de Cristo sobre a morte e da nossa esperança futura.
As leituras nos conduzem a contemplar a grandeza desse mistério: na visão do Apocalipse, Maria é a Mulher revestida de sol, sinal da Igreja e da nova humanidade; no Salmo, ela é a Rainha ao lado do Rei; em São Paulo, vemos a lógica da ressurreição já realizada n’Ela; e no Evangelho de Lucas, reconhecemos sua humildade e disponibilidade, que se traduzem em serviço e louvor.
Neste domingo, somos chamados a levantar o olhar ao céu e seguir o caminho trilhado por Maria: fé viva, amor humilde e serviço generoso. A Assunção não é apenas uma glória pessoal de Maria, mas uma promessa para todos os que se unem a Cristo.
Que possamos celebrar com gratidão e confiança essa solenidade, pedindo à Mãe Assunta ao céu que interceda por nós em todas as nossas necessidades e na nossa caminhada rumo à eternidade.
🕊️ Santa Maria, Assunta ao Céu, rogai por nós!
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
19a Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1 Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3 Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4 Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5 E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6a A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10ab Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: "Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
No Livro do Apocalipse, contemplamos uma visão gloriosa e simbólica: uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas, figura que a tradição da Igreja reconhece como imagem de Maria Santíssima, glorificada em corpo e alma no céu. Esta Mulher está intimamente ligada ao Filho que deve governar as nações e que é levado para junto do trono de Deus, apesar da fúria do Dragão, símbolo das forças do mal. A cena aponta para o triunfo de Deus e da sua eleita, Maria, sobre todo o mal.
O que a Palavra nos diz?
Esta passagem do Livro do Apocalipse de São João nos convida a olhar com esperança para o destino que nos é prometido em Cristo. A Assunção de Maria é o sinal de que a fidelidade a Deus conduz à vitória. Diante das provações, como o Dragão que tenta destruir, somos chamados a permanecer fiéis como Maria, confiando que Deus nos guarda e nos prepara um lugar junto d’Ele. O céu é o destino daqueles que permanecem no amor e na verdade.
O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor nosso Deus, que exaltastes Maria em corpo e alma ao céu, dai-nos seguir seu exemplo de fidelidade e confiança. Que possamos, mesmo nas tribulações da vida, manter os olhos fixos em Ti e jamais perder a esperança na salvação que vem do teu Cristo. Ó Maria, Mãe da Igreja, intercedei por nós!
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Sl 44(45),10bc.11.12ab.16 (R. 10b)
- As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
- Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real".
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Salmo diz?
Neste salmo real e nupcial, vemos refletida a grandeza da Rainha que se coloca à direita do Rei, adornada com vestes de ouro, acolhida entre louvores e alegria. A Liturgia aplica esse cântico a Maria, a Mãe de Jesus, elevada ao céu e coroada como Rainha, por estar unida ao seu Filho no mistério da redenção. A realeza de Maria é fruto de sua humildade e total entrega ao plano de Deus.
O que o Salmo nos diz?
O Salmo hoje nos exorta a reconhecer a dignidade daquela que se fez serva do Senhor e foi por Ele exaltada. Maria é modelo para todo cristão que deseja ser inteiramente de Deus. Deixemos que sua beleza espiritual nos encante, como encantou o próprio Rei, e aprendamos com ela a esquecer-nos de nós mesmos para viver uma obediência cheia de amor ao Senhor.
O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Ó Maria, Rainha do Céu e nossa Mãe, ensinai-nos a entregar nossa vida com generosidade como vós fizestes. Que saibamos escutar a voz do Senhor e nos encantar com a Sua vontade. Conduzi-nos com vossa intercessão ao palácio eterno do Rei, onde a alegria não terá fim. Amém.
LITURGIA - SEGUNDA LEITURA
Segunda Leitura (Cor 15,20-27a)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 20 Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21 Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22 Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23 Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24 A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25 Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27a Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo de seus pés".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
São Paulo apresenta a ressurreição de Cristo como o início de uma nova realidade: Ele é as primícias dos que dormem, o primeiro que venceu a morte para nunca mais morrer. Assim como em Adão todos morreram, em Cristo todos têm a promessa de vida. O apóstolo nos fala da ordem escatológica: primeiro Cristo ressuscitado, depois os que Lhe pertencem, e enfim, a consumação do Reino, quando todo mal, inclusive a morte, será vencido definitivamente.
O que a Palavra nos diz?
Esse trecho da Carta de São Paulo aos Coríntios ilumina o sentido da Assunção de Maria: ela foi elevada ao céu porque pertence inteiramente a Cristo. Em Maria contemplamos já realizada a esperança de todos os cristãos. Onde ela está, um dia estaremos também, se permanecermos fiéis ao Senhor. Sua Assunção confirma que a vitória de Cristo sobre a morte é plena e já está em ação em favor daqueles que O amam.
O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, Tu és o Vencedor da morte e o Senhor da vida. Fortalece nossa fé na ressurreição e na vida eterna. Que olhando para Maria, já glorificada junto de Ti, saibamos esperar com esperança ativa o dia em que também seremos revestidos de glória, se permanecermos em Ti. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Lc 1,39-56)
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46 Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Evangelho diz?
Maria, ao receber o anúncio do anjo, não se fecha em si mesma, mas parte apressadamente para servir sua prima Isabel. Sua visita é portadora de bênçãos: Isabel é cheia do Espírito Santo, o menino João salta em seu ventre, e a própria Maria proclama o Magnificat, seu cântico de louvor. Ali, em um encontro entre duas mulheres humildes, resplandece a grandeza do plano de Deus: a misericórdia se manifesta, a salvação se aproxima, a esperança ganha forma no seio da história.
O que o Evangelho nos diz?
A cena deste evangelho é uma antecipação do que celebramos hoje na Assunção: Maria, que se fez serva do Senhor e dos irmãos, é exaltada e glorificada. Ela, que reconheceu sua pequenez e viveu para a vontade de Deus, foi elevada à glória celeste. Sua Assunção é a vitória do amor, da humildade e da fé perseverante. Ela nos ensina que a verdadeira grandeza está em se colocar à disposição do Reino de Deus.
O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, que exaltais os humildes e olhais com amor para os pequenos, nós vos louvamos pelas maravilhas realizadas em Maria. Dai-nos um coração como o dela: generoso, disponível, crente, alegre. Que saibamos viver o Magnificat com nossas obras, caminhando rumo à glória eterna onde a Virgem já nos precede. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário