domingo, 31 de agosto de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 01/09/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
22ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira | 01/09/2025


Neste início de setembro, mês dedicado à Bíblia, a Igreja nos convida a aprofundar nossa escuta da Palavra que transforma e ilumina nossa vida.

As leituras de hoje nos falam da esperança na ressurreição, da alegria em louvar o Senhor e do desafio profético de anunciar a verdade, mesmo quando ela é rejeitada.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (1Ts 4,13-18)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses,


13 Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14 Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé — de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15 Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que formos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16 Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

Paulo consola os cristãos de Tessalônica, ensinando que a morte não é o fim, mas o sono que aguarda a ressurreição em Cristo. Os que já morreram ressuscitarão primeiro, e depois todos os que estiverem vivos serão reunidos com o Senhor para sempre.

O que a Palavra nos diz?

A Palavra nos convida a viver sem medo, com esperança firme na vitória da vida sobre a morte. Não somos abandonados, mas chamados à comunhão eterna com Cristo, onde não haverá dor nem separação.

O que a Palavra nos faz dizer?

Rezemos: Senhor, fortalece em nós a fé na vida eterna. Que jamais desanimemos diante da morte, mas creiamos que em Ti todos seremos reunidos para sempre. Ampara-nos com a esperança cristã e consola nossos corações. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 95(96),1 e 3.4-5.11-12.13 (R. 13b)


- O Senhor vem julgar nossa terra.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios.
- pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
- O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem, e exultem as florestas e as matas
- na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. 

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista convida toda a criação a cantar ao Senhor, reconhecendo sua glória e majestade. O universo inteiro se alegra porque o Senhor vem para governar com justiça e fidelidade.

O que o Salmo nos diz?

O Salmo nos ensina a transformar nossa vida em louvor, reconhecendo que Deus é o verdadeiro Rei do mundo. Tudo o que temos e somos deve proclamar sua glória.

O que o Salmo nos faz dizer?

Rezemos: Senhor, recebe o cântico do nosso coração. Que cada gesto e palavra seja expressão do Teu amor e da Tua justiça, e que toda a criação proclame a Tua grandeza. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Lc 4,16-30)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16 veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor". 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir." 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?" 23 Jesus, porém, disse: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum". 24 E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus, na sinagoga de Nazaré, proclama que nele se cumpre a profecia de Isaías: é Ele quem traz a libertação, a cura e a boa notícia aos pobres. No entanto, os conterrâneos rejeitam sua mensagem e tentam expulsá-lo, incapazes de aceitar o profeta em sua própria terra.

O que o Evangelho nos diz?

O Evangelho nos chama a acolher Jesus sem preconceitos ou resistências. Muitas vezes queremos um Messias segundo nossas expectativas, mas Cristo nos convida à conversão, ao desprendimento e à fé que transforma.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Rezemos: Senhor Jesus, abre nosso coração para acolher Tua Palavra, mesmo quando ela nos desafia e incomoda. Dá-nos coragem para viver como testemunhas da verdade e do amor, sem medo da rejeição. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: