domingo, 10 de agosto de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 11/08/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
19ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira | 11/08/2025
Memória de Santa Clara, Virgem


Com alegria celebramos hoje a segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum, recordando também a memória de Santa Clara de Assis, exemplo luminoso de amor radical a Cristo pobre e crucificado.

No início de mais uma semana, a Liturgia nos convida a mergulhar na profundidade da fé e a renovar nossa pertença ao Deus único, que nos escolheu e nos conduz com amor.

Na Primeira Leitura, ouvimos Moisés exortar o povo de Israel a amar, servir e temer o Senhor com todo o coração, reconhecendo a fidelidade divina que transforma uma pequena comunidade em uma multidão incontável.

O Salmo exalta essa fidelidade amorosa de Deus que abençoa, protege e revela sua Palavra a Israel, seu povo eleito.

Já no Evangelho, Jesus antecipa sua paixão e ressurreição, e ensina aos discípulos, por meio de um gesto simples, que o Filho de Deus é livre, mas escolhe a humildade para não escandalizar.

À luz do testemunho de Santa Clara, que com simplicidade e fervor abraçou o Evangelho com radicalidade, sejamos também nós discípulos humildes e livres, obedientes à Palavra e fiéis à missão que Deus nos confiou.

Que esta Liturgia fortaleça nosso coração e nos anime a viver com sabedoria e santidade os compromissos da nossa fé.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Dt 10,12-22)
Leitura do Livro do Deuteronômio


Moisés falou ao povo, dizendo: 12 "E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13 e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz. 14 Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15 No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado. 16 Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa cerviz, 17 porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19 Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20 Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21 Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos. 22 Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

Deus, por meio de Moisés, recorda ao povo de Israel o essencial: temer o Senhor, andar em seus caminhos, amá-lo e servi-lo com todo o coração e alma. Ele é o Criador de tudo e escolheu Israel por amor, não por mérito. A justiça de Deus se revela no cuidado com os órfãos, viúvas e estrangeiros, e a resposta do povo deve ser abertura de coração e fidelidade aos mandamentos.

O que a Palavra nos diz?

Essa leitura nos convida a olhar para Deus como nosso fundamento e sentido da vida. Em tempos de egoísmo e exclusão, o Senhor nos ensina a viver com compaixão, acolhendo os que sofrem, especialmente os estrangeiros, os vulneráveis, os que muitas vezes são esquecidos. Amar a Deus passa por amar o próximo com atos concretos de justiça e misericórdia.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, abre o nosso coração para tua Palavra e tua vontade. Dá-nos um coração sensível à dor do outro, firme na fé e generoso no serviço. Que teu amor nos transforme e nos torne sinal da tua presença no mundo. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R. 12a)


- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. 
- A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. 
- Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista exorta Jerusalém a glorificar o Senhor por seus cuidados constantes. Deus abençoa seu povo com segurança, paz e alimento, e comunica sua Palavra com poder e velocidade. A revelação da Lei e dos preceitos é expressão do amor exclusivo de Deus por Israel, que recebeu atenção única entre todos os povos.

O que o Salmo nos diz?

Somos convidados a reconhecer os inúmeros benefícios que o Senhor nos concede todos os dias. Sua providência nos alimenta, nos protege e nos ensina. Celebrar a Palavra e a Eucaristia é resposta grata a esse amor. Que nunca percamos a consciência de que somos um povo amado e escolhido, chamado a viver segundo a vontade do Senhor.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus, te glorificamos por tua bondade e tua Palavra que ilumina nosso caminho. Ensina-nos a guardar teus preceitos com alegria, reconhecendo tua presença nas bênçãos cotidianas. Que tua paz reine em nossas famílias e comunidades. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 17,22-27)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22 quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram muito tristes. 24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: "O vosso mestre não paga o imposto do Templo?" 25 Pedro respondeu: "Sim, paga". Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: "Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?" 26 Pedro respondeu: "Dos estranhos!" Então Jesus disse: "Logo os filhos são livres. 27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus anuncia pela segunda vez sua paixão, morte e ressurreição, e seus discípulos se entristecem, sem compreender totalmente o mistério da cruz. Em seguida, ao tratar da cobrança do imposto do Templo, o Senhor revela sua liberdade como Filho de Deus, mas, com humildade, escolhe não causar escândalo, orientando Pedro a pagar o tributo de forma extraordinária — com a moeda retirada da boca de um peixe.

O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho nos ensina que o verdadeiro Filho de Deus é livre, mas por amor se submete às exigências humanas. A liberdade cristã não está na rebeldia, mas no amor que se expressa até nos pequenos gestos. Somos convidados a viver com responsabilidade e humildade, evitando conflitos desnecessários, sem abrir mão da nossa identidade de filhos no Filho.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos a compreender o valor da tua cruz e a caminhar contigo, mesmo quando o caminho passa pela dor. Ensina-nos a viver como filhos livres, que por amor acolhem a vontade do Pai e agem com sabedoria, humildade e paz. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: