sábado, 23 de agosto de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 24/08/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Verde
21º Domingo do Tempo Comum | Domingo | 24/08/2025


A Liturgia deste domingo nos convida a contemplar o grande desígnio salvífico de Deus, que quer reunir todos os povos e línguas em torno da sua glória, como anuncia o profeta Isaías. O Senhor escolhe enviados para proclamar sua Palavra até os confins da terra, chamando todos à conversão. O Salmo reforça esse apelo com um clamor universal: "Proclamai o Evangelho a toda criatura!".

Na carta aos Hebreus, somos exortados a acolher a correção do Senhor como filhos amados. A dor do momento presente gera frutos de paz e justiça àqueles que se deixam formar por Deus. E no Evangelho, Jesus responde à pergunta inquietante sobre o número dos salvos com um convite exigente: entrar pela porta estreita. A salvação é dom, mas exige esforço, autenticidade e perseverança no seguimento do Cristo.

Neste Dia do Senhor, somos chamados a renovar nossa fé com responsabilidade e zelo, lembrando que o Reino de Deus é dom acessível aos humildes, perseverantes e sinceros. Por isso, participe com alegria e compromisso da Santa Missa, como todo católico deve fazer. Ela é o encontro com a Palavra viva de Deus e o alimento da Eucaristia, onde Cristo se entrega por nós e fortalece nosso caminho rumo à vida eterna.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Is 66,18-21)
Leitura do Livro do Profeta Isaías


Assim diz o Senhor: 18 Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19 Porei no meio deles um sinal, e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes,
e, para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória, 20 e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos, a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários, - diz o Senhor - e como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21 Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O profeta Isaías anuncia uma visão universal do plano de Deus: o Senhor, que tudo conhece, reunirá todos os povos e línguas para manifestar sua glória. Ele enviará mensageiros às nações mais distantes, e de todos os lugares virão ofertas santas, como sinal de adoração. Deus acolherá essas nações e escolherá delas novos sacerdotes e levitas para o seu serviço.

O que a Palavra nos diz?

Esta Palavra nos revela o desejo de Deus de salvar a todos, sem distinção de povo, língua ou nação. Somos chamados a ser parte desse anúncio missionário, levando a glória do Senhor até os confins da terra. O Espírito Santo nos envia para proclamar a salvação e fazer da nossa vida uma oferta santa no altar de Deus.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, abre nossos olhos para ver a grandeza da tua glória e renova em nós o ardor missionário. Faze-nos instrumentos de tua vontade, mensageiros da paz e da salvação, para que todos os povos te conheçam, te adorem e participem da tua comunhão eterna. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsorial  Sl 116(117),1.2 (R. Mc 16,15)


- Proclamai o Evangelho a toda criatura!

- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
- Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista convida todos os povos a louvarem o Senhor, pois seu amor é comprovado e sua fidelidade é eterna. Trata-se do menor dos salmos, mas com um chamado grandioso: um louvor universal, que reconhece a bondade de Deus estendida a toda a humanidade.

O que o Salmo nos diz?

Este salmo nos impulsiona a proclamar o Evangelho com alegria e coragem. Quando experimentamos o amor de Deus, nosso coração não pode ficar calado. Somos convocados a ser testemunhas da misericórdia e da fidelidade do Senhor, levando a Boa-Nova a todos, com a vida e com os lábios.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, que o teu amor desperte em nós um louvor sincero e um ardor missionário. Dá-nos coragem para anunciar tua Palavra a toda criatura, com alegria, confiança e perseverança, até os confins da terra. Amém.

LITURGIA - SEGUNDA LEITURA

Segunda Leitura (Hb 12,5-7.11-13)
Leitura da Carta aos Hebreus 


Irmãos: 5 Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: "Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho". 7 É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11 No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12 Portanto, "firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13 acertai os passos dos vossos pés", para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

O autor da Carta aos Hebreus nos lembra que Deus nos corrige porque nos ama. A correção divina, mesmo sendo difícil no momento, é um sinal de filiação e cuidado. Como um pai educa seu filho, o Senhor nos forma por meio das provações e nos guia ao amadurecimento espiritual.

O que a Palavra nos diz?

Essa Palavra nos convida a acolher com humildade e esperança os momentos de sofrimento e correção. São oportunidades de crescimento e de purificação interior. Em vez de desânimo, devemos firmar os joelhos e acertar os passos, confiando que Deus conduz tudo para nosso bem.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor, dai-nos sabedoria para entender vossa correção como expressão do vosso amor. Fortalecei-nos na dor, ensinai-nos a caminhar com perseverança e conformai-nos na paz e na justiça que vêm do vosso Espírito. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Lc 13,22-30)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" Jesus respondeu: 24 "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta,  vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois.' 26 Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27 Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus nos alerta com firmeza: a salvação exige esforço e decisão pessoal. A imagem da porta estreita simboliza o caminho da conversão, da justiça e da fidelidade à vontade de Deus. Não basta pertencer exteriormente à comunidade cristã; é preciso viver em coerência com o Evangelho.

O que o Evangelho nos diz?

Esse Evangelho nos convida a uma revisão de vida. Vivemos como verdadeiros discípulos ou apenas como espectadores da fé? Deus quer nos ver empenhados, sinceros, comprometidos com a caridade e a verdade. A salvação não é automática, mas dom recebido com responsabilidade e resposta pessoal.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor, ajudai-nos a caminhar com seriedade pela porta estreita que conduz ao vosso Reino. Fortalecei-nos na fidelidade, livrai-nos da falsa segurança e despertai em nós o desejo sincero de conversão, justiça e santidade. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: