LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Vermelho
19ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira | 14/08/2025
Memória de São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir
No coração da 19ª Semana do Tempo Comum, a Liturgia da Palavra nos conduz a uma profunda reflexão sobre a presença de Deus que abre caminhos, realiza prodígios e ensina a misericórdia.
Na travessia do Jordão, vemos Deus à frente de seu povo, abrindo passagem e firmando sua promessa. O salmo celebra com louvor os feitos grandiosos do Senhor. No Evangelho, Jesus nos exorta a perdoar sem limites, como o Pai nos perdoa.
Neste dia celebramos a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, mártir da caridade e do perdão, que ofereceu sua vida em favor de outro prisioneiro no campo de concentração.
Que seu testemunho inspire em nós um coração capaz de amar até o fim, perdoar como Cristo e confiar na força libertadora da graça.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (Js 3,7-10a.11.13-17)
Leitura do Livro de Josué
Naqueles dias, 7 o Senhor disse a Josué: "Hoje começarei a exaltar-te diante de todo Israel, para que saibas que estou contigo assim como estive com Moisés. 8 Tu, ordena aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo-lhes: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, ficai parados ali". 9 Depois Josué disse aos filhos de Israel: "Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor vosso Deus". 10a E acrescentou: "Nisto sabereis que o Deus vivo está no meio de vós e que ele expulsará da vossa presença os cananeus. 11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão adiante de vós. 13 E logo que os sacerdotes, que levam a arca do Senhor de toda a terra, tocarem com a planta dos pés as águas do Jordão, elas se dividirão: as águas da parte de baixo continuarão a correr, mas as que vêm de cima pararão, formando uma barragem". 14 Quando o povo levantou acampamento para passar o rio Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança puseram-se à frente de todo o povo. 15 Quando chegaram ao rio Jordão e os pés dos sacerdotes se molharam nas águas da margem — pois o Jordão transborda e inunda suas margens durante todo o tempo da colheita —, 16 então as águas, que vinham de cima, pararam, formando uma grande barragem até Adam, cidade que fica ao lado de Sartã, e as que estavam na parte de baixo, desceram para o mar da Arabá, o mar Salgado, até secarem completamente. Então o povo atravessou, frente a Jericó. 17 E os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor conservaram-se firmes sobre a terra seca, no meio do rio, e ali permaneceram até que todo Israel acabasse de atravessar o rio Jordão a pé enxuto.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que a Palavra diz?
O Senhor confirma sua presença junto a Josué como estivera com Moisés, prometendo exaltar-lhe diante de todo o povo. A travessia do Jordão, com as águas milagrosamente detidas, manifesta a presença viva de Deus no meio de Israel e sua fidelidade à promessa. A Arca da Aliança, carregada pelos sacerdotes, vai à frente, sinalizando que é o Senhor quem conduz e realiza o impossível.
O que a Palavra nos diz?
Confiar em Deus é atravessar os nossos próprios “Jordões” com a certeza de que Ele vai adiante de nós, abrindo caminho. Em tempos de provações e decisões importantes, devemos manter os olhos fixos no Senhor, como o povo fixava o olhar na Arca da Aliança. Deus continua operando prodígios na vida de quem caminha com fé, mesmo quando tudo parece impossível.
O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor Deus, que conduziste o povo pelo Jordão em terra seca, fortalece minha fé para que eu também te siga com confiança nos dias incertos. Que eu saiba esperar em Ti, mesmo diante das correntes contrárias da vida. Vai à frente de mim, Senhor, e guia meus passos com tua mão poderosa. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsório Sl 113A(114),1-2.3-4.5-6
- Quando o povo de Israel saiu do Egito, e os filhos de Jacó, de um povo estranho, Judá tornou-se o templo do Senhor, e Israel se transformou em seu domínio.
- O mar, à vista disso, pôs-se em fuga, e as águas do Jordão retrocederam; as montanhas deram pulos como ovelhas, e as colinas, parecendo cordeirinhos.
- Ó mar, o que tens tu, para fugir? E tu, Jordão, por que recuas deste modo? Por que dais pulos como ovelhas, ó montanhas? E vós, colinas, parecendo cordeirinhos?
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Salmo diz?
O salmista recorda com admiração os prodígios do Êxodo: o mar se abre, o Jordão retrocede, e a natureza inteira reage à presença do Deus libertador. O Senhor transforma um povo escravizado em sua morada santa, conduzindo-o com mão poderosa. Este salmo é um hino à majestade de Deus que domina sobre toda a criação.
O que o Salmo nos diz?
A libertação do Egito é também sinal da libertação que Deus quer realizar em nossas vidas. Diante da Sua presença, até as forças mais intransponíveis devem recuar. Por isso, quando colocamos Deus no centro, Ele transforma o impossível em caminho aberto. Somos hoje convidados a reconhecer sua ação viva em nossa história e a confiar plenamente.
O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor, faz-me recordar com gratidão todas as maravilhas que operaste em minha vida. Que eu não me esqueça do teu poder libertador e da tua presença que transforma tudo. Dá-me olhos de fé para ver o mar se abrir diante de mim e o Jordão recuar com tua Palavra. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Mt 18,21-19,1)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?" 22 Jesus respondeu: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo'. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei'. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão". 19,1 Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para o território da Judéia além do Jordão.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O que o Evangelho diz?
Pedro se aproxima de Jesus com uma pergunta sincera: quantas vezes devemos perdoar? A resposta de Jesus quebra todos os limites humanos: setenta vezes sete. O perdão não é uma conta, mas uma atitude permanente. Ele narra a parábola do rei misericordioso e do servo cruel para revelar a lógica do Reino: fomos perdoados por Deus de uma dívida impagável, e por isso, devemos também perdoar com generosidade o irmão.
O que o Evangelho nos diz?
Perdoar é reconhecer que todos somos devedores diante de Deus e que a misericórdia que recebemos precisa gerar frutos na nossa convivência. A falta de perdão bloqueia a graça, destrói relações e endurece o coração. A verdadeira libertação está em aprender a perdoar de coração, como o Pai nos perdoa diariamente.
O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, ensina-nos a perdoar com a mesma compaixão com que fostes ao encontro da nossa miséria. Liberta-nos do rancor, da dureza e da justiça mesquinha. Dá-nos um coração semelhante ao teu, onde o amor sempre vence e o perdão é fonte de paz e reconciliação. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,



Nenhum comentário:
Postar um comentário