terça-feira, 30 de março de 2021

TEMPO DA QUARESMA - Semana Santa - 3ª Feira - 30/03/2021

TEMPO DA QUARESMA - Semana Santa - 3ª Feira - 30/03/2021

Quaresma: Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos!

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Assista o vídeo para saber a ação de hoje

Texto deste Episódio:

(Sistema SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO: links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 30/03/2021 – Terça-Feira da Semana Santa

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

A espiritualidade da quaresma é caracterizada também por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus.

Narração do Evangelho (João 13,21-33.36-38)

Jesus anuncia a traição de um dos doze e a negação de Pedro

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 13 21 Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: "Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!" 22 Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber de quem falava. 23 Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus. 24 Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: "Dize-nos, de quem é que ele fala". 25 Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: "Senhor, quem é?" 26 Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pão embebido". Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: "O que queres fazer, faze-o depressa". 28 Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera. 29 Pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe falava: "Compra aquilo de que temos necessidade para a festa". Ou: "Dá alguma coisa aos pobres". 30 Tendo Judas recebido o bocado de pão, apressou-se em sair. E era noite. 31 Logo que Judas saiu, Jesus disse: "Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve. 33 Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir". 36 Perguntou-lhe Simão Pedro: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde". 37 Pedro tornou a perguntar: "Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti!" 38 Respondeu-lhe Jesus: "Darás a tua vida por mim! Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes".
– Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor!

UM DE VÓS ME TRAIRÁ

A dureza do coração de Judas impediu-o de reconhecer quem, de fato, era o Messias Jesus. Sua decepção deveu-se ao fato de o Mestre não corresponder às suas expectativas messiânicas. Sem dúvida, Judas imaginava-o como um Messias glorioso, cheio de poder, líder de uma revolta contra os romanos, objeto da admiração popular. Evidentemente, os discípulos haveriam de tirar partido da situação, se as coisas fossem assim.

O projeto de Judas não encontrou guarida no coração de Jesus. O Mestre não buscava a própria glória, mas a fidelidade à vontade do Pai. Seu poder era usado para servir e libertar, e não para oprimir e dominar. Não estava tanto preocupado com os romanos, quanto com seus próprios compatriotas, que tinham transformado a religião em instrumento de opressão. Jesus tornara-se objeto da admiração popular, mas também vítima da perseguição sistemática por parte de seus adversários.

Nada do que Judas imaginava, acontecia com o Mestre. Daí a sua decepção. Sua decisão de trai-lo resultou de uma paixão precipitada. Não foi capaz de abrir mão de seu preconceito com relação a Jesus. Por isso, não vendo realizar-se o que imaginava, Judas optou por vender o seu Mestre.

A atitude do discípulo traidor repete-se cada vez que os seguidores de Jesus caem na tentação de medi-lo com os parâmetros que têm na cabeça. É o erro fatal de quem o desconhece.

Ação: Conversarei com alguém sobre o real sentido da Semana Santa

Neste ponto da Quaresma, já dentro da Semana Santa, você viu muita coisa sobre a Quaresma, a Conversão, a Caridade, o Jejum e a Oração. Pegue sua Bíblia, estude mais e converse com alguém sobre o real sentido da semana santa em sua vida e o que você aprendeu durante esses 40 dias.

Catequise! Evangelize! Reforce seus conhecimentos e suas convicções! Fale de Jesus e da Semana Santa!

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Página Facebook: https://www.facebook.com/pg/salvemariarainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemariarainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/c/dermevalneves/
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: