segunda-feira, 8 de março de 2021

TEMPO DA QUARESMA - 3ª Semana - Segunda-Feira - 08/03/2021

TEMPO DA QUARESMA - 3ª Semana - Segunda-Feira - 08/03/2021

Quaresma: Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos!

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Assista o vídeo para saber a ação de hoje

Texto deste Episódio:

(Sistema SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO: links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 08/03/2021 – Segunda-Feira da 3ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando com alegria a Terceira Semana da Quaresma!

O amor ao próximo e a compaixão são os ensinamentos mais fortes vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio deles é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo e agimos com compaixão, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia. Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo e compaixão. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas - inclusive, nos dias de hoje.

Amar ao próximo que a gente gosta é muito fácil, mas... e quanto aos inimigos ou a quem nos ofendeu?

Vamos ver o trecho do Evangelho que fala sobre isto – Mt 5, 43-48

43 Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. 45 Deste modo, sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. 46 Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? 47 Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.

Vamos meditar um pouco sobre esse tema:

Nesta passagem Jesus não quer dizer que todos os ensinamentos do Antigo Israel estavam errados, mas resgata muita beleza do Antigo Testamento.

O Deuteronômio, por exemplo, no capítulo 10, versículo 19, diz de forma bem clara: “Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito”. Há uma noção clara de misericórdia com o diferente, com aquele que não pertence ao próprio grupo. E essa mesma ideia é repetida em Êxodo capítulo 22, versículo 21 e capítulo 23, versículo 9. 

As exigências de Jesus soam muito árduas para os dias de hoje. Como podemos amar os nossos inimigos? Na verdade, quando nos aproximamos de pessoas que não nos agradam ou que nos maltratam ou que nos ofenderam, queremos mais é que elas desapareçam de nossa frente. Essa seria uma atitude, à primeira vista, completamente normal. Mas... como cristãos, temos de amolecer o nosso coração, amando aqueles que nos odeiam ou que nos ofenderam.

Como ouvimos de Jesus, é muito fácil amar aqueles que são sempre bondosos e agradáveis! Aqueles que nos elogiam e que nos dão prazer e não nos apresentam contrariedades! Mas, também, conseguimos amar os que nos aborrecem: pensemos numa mãe que sempre tem dor de cabeça por causa de um filho sem juízo! Ou seja, se a mãe consegue amar aquele filho que lhe traz muitos problemas, Jesus sabe que temos a capacidade de amar aqueles que só nos fazem o mal!

Para amar, precisamos sempre perdoar! Mas é claro que amar não significa “fingir” um pedido de perdão. O verdadeiro perdão brota do profundo de nossas mentes e de nosso coração. Podemos até falar com uma pessoa, mas, ao mesmo tempo, nutrir por ela grande antipatia. Primeiramente, é melhor que a amemos em nosso coração, antes de qualquer outra atitude.

A perfeição do Pai é o parâmetro, o nosso grande exemplo, para progredirmos em nossa caminhada cristã. Temos que buscar sempre mais a perfeição do Pai, sem negar a nossa imperfeição humana. Jesus não pede para que sejamos puros e perfeitos, mas que nos lapidemos sempre mais, baseando-nos na perfeição de Deus.

Na nossa imperfeição, com os nossos erros e limitações, devemos acreditar que todos são amados por Deus; afinal, Ele faz o sol nascer para os bons e maus, a chuva cair para os justos e injustos. E nós somos tudo isso: bons e maus, justos e injustos! Quantas vezes não fomos injustos com os nossos irmãos? Mas, também, quantas vezes lutamos pela justiça! Quantas vezes não agimos com maldade nas atitudes de nossas vidas? Por outro lado, quantas vezes fomos dóceis e amorosos com as pessoas! Por isso devemos amar a todos, pois, assim, Jesus sonhou!

Ação: Buscarei amar concretamente aqueles que mais me custam amar

Se você tem alguém em seu relacionamento que você não gosta muito, ou que te ofendeu e te maltratou, medite sobre o que falei e pratique o amor incondicional com essa pessoa e também com todos ao seu redor.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Página Facebook: https://www.facebook.com/pg/salvemariarainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemariarainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/c/dermevalneves/
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: