quarta-feira, 24 de março de 2021

TEMPO DA QUARESMA - 5ª Semana - Quarta-Feira - 24/03/2021

TEMPO DA QUARESMA - 5ª Semana - Quarta-Feira - 24/03/2021

Quaresma: Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos!

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Assista o vídeo para saber a ação de hoje

Texto deste Episódio:

(Sistema SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO: links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 24/03/2021 – Quarta-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Vamos aproveitar esse momento e fazer uma pequena reflexão chamada “O triplo filtro: O verdadeiro, o bom e o útil (Sócrates) ”

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

– “Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo? ”
– “Espera um minuto”, respondeu Sócrates, “Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o “Teste do Filtro Triplo. ”
– “Filtro Triplo? ”
– “Sim, ”, continuou Sócrates, “Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. ” E continuou: “O primeiro filtro é a VERDADE”. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
– “Não, ”, disse o homem “o que acontece é que eu ouvi dizer que…”
– “Então, ”, diz Sócrates, ” não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM? ”
– “Não, muito pelo contrário…”
– “Então, continuou Sócrates, “Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim ou para ele? ”
– “Não, acho que não…”
– “Bem, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me? ” Concluiu Sócrates.

Falar mal dos outros é fofoca! Fazer fofoca é falar sobre assuntos delicados ou segredos de uma pessoa nas suas costas e sem a sua autorização. Sabemos que uma das coisas mais difíceis que temos que fazer é controlar a nossa boca. As nossas palavras têm um potencial muito grande de destruição. Uma pessoa fofoqueira destrói relacionamentos, causa discórdia e desunião entre as pessoas.

Deus não se agrada da fofoca. Contraria um de seus mandamentos. Fofoca é pecado, mesmo que a coisa que está sendo dita seja verdade. A questão é que se a nossas palavras não servem para edificar, é melhor não falarmos nada.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29”

Por outro lado, falar bem dos outros faz bem a nós mesmos, a quem nos ouve e a quem estamos nos referindo. Além disso e de agrada a Deus, falar bem de outros faz muito bem para a nossa saúde:

1 – Poder Libertador: Poder falar sem ter medo de desmentir algo já dito é uma forma de ser livre.
2 - Menos estresse: Mentir ou fofocar gera um estresse desnecessário para a vida, pois o organismo se prepara para a defesa.
3 - Consciência tranquila: Mentir nos faz sentir culpa, principalmente quando envolve alguém que gostamos.
4 - Melhora a memória: Quando falamos a verdade para o bem de outros, nossa memória funciona de acordo com a nossa necessidade, sem forçar.
5 - Mais qualidade de vida: Falar a verdade permite ser quem você realmente é, sem medo de falar algo que te comprometa ou que te desminta. Torna os seus dias mais leves, sem estresses desnecessários ou tensões.

Ação: Falar sempre bem das pessoas, mesmo quando der vontade de criticá-las

Aprenda hoje a criar o hábito de falar bem dos outros. Aplique o Triplo Filtro. Busque ver na pessoa do outro o que ela tem de bom e bonito que pode ser elogiado... Se não reconhecer nada diga apenas: Eu amo essa pessoa por ser filho ou filha de Deus, meu irmão, minha irmã em Cristo.

Se encontra algo bom, FALE! Se não consegue resistir: CALE-SE! Guarde para você!

O que diz a Bíblia sobre fofoca:

1.    Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
2.    Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! Tiago 1:26
3.    "Ninguém faça declarações falsas nem seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. Êxodo 23:1
4.    Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo. Provérbios 11:13
5.    Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda. Provérbios 26:20
6.    Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Salmos 34:13
7.    Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. Provérbios 13:3
8.    Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; 1 Tessalonicenses 4:11
9.    Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. 2 Timóteo 2:16
10. Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Romanos 2:1

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Página Facebook: https://www.facebook.com/pg/salvemariarainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemariarainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/c/dermevalneves/
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: