quarta-feira, 3 de março de 2021

TEMPO DA QUARESMA - 2ª Semana - Quarta-Feira - 03/03/2021

TEMPO DA QUARESMA - 2ª Semana - Quarta-Feira - 03/03/2021

Quaresma: Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos!

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Assista o vídeo para saber a ação de hoje


Texto deste Episódio:

(Sistema SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO: links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 03/03/21 – Quarta-Feira da 2ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Amém.

Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo! A Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa, A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A espiritualidade da quaresma é caracterizada também por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus.

Narração do Evangelho (Mateus 20,17-28)

Quem é o maior dentre todos?

Naquele tempo, 20 17 subindo para Jerusalém, durante o caminho, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: 18 “Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19 E o entregarão aos pagãos para ser exposto às suas zombarias, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará”. 20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. 20 21 Perguntou-lhe ele: “Que queres? ” Ela respondeu: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22 Jesus disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?” “Sim”, disseram-lhe. 23 “De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vô-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou”. 24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. 27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão”.
– Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor!

DUAS ATITUDES CONTRASTANTES

É fácil perceber o contraste entre as duas atitudes apresentadas no Evangelho. Fica, em aberto, a questão: com qual delas mais nos identificamos?

A primeira atitude é a de Jesus, o Filho do Homem, cuja vida está a ponto de ser entregue, como sinal de seu total desprendimento e de sua absoluta fidelidade à vontade do Pai. Caminhando para a morte, tem consciência de não ter dado espaço ao egoísmo, em seu coração. Sua existência definiu-se como serviço generoso aos que viviam oprimidos pelo pecado e precisavam libertar-se.

Contrastando com Jesus, está a atitude dos filhos de Zebedeu. Ambiciosos, querem garantir um lugar de destaque no reino messiânico, que está para ser instaurado, e assim, receber honrarias e serem servidos. Têm apenas ideais de grandeza, postos a serviço do próprio egoísmo. Não lhes interessa o bem que poderão fazer, e sim, os benefícios dos quais irão usufruir.  Não lhes passa pela cabeça sacrificarem-se pelos outros, mas exigir que os demais se sacrifiquem por eles.

O cristão, tem diante de si, essas duas possibilidades. A fidelidade à sua vocação cristã dependerá da capacidade de optar pela atitude de Jesus. Embora devendo passar pela cruz, esta é a atitude que corresponde à vontade de Deus.

Ação: Farei a meditação do evangelho de hoje (Mt 20, 17-28)

Faça uma leitura orante e meditativa desta passagem do Evangelho e veja como está seu posicionamento perante a realidade apresentada. O que você busca nesta vida? Quais suas ambições? És humilde? Como você pode melhorar? Que exemplos de vida você passa para todos à sua volta? Qual o nível de serviço que você presta hoje?

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Página Facebook: https://www.facebook.com/pg/salvemariarainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemariarainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/c/dermevalneves/
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Evangelho Diário: http://npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: